Buscar

Os diferentes conceitos na aprendizagem

Prévia do material em texto

Os diferentes conceitos na aprendizagem
Trabalho apresentado pelo acadêmico do 1º semestre do curso de Pedagogia, à disciplina Psicologia da educação, ministrada pela Prof.ª Helen Paola Vieira Bueno, para fins de avaliação parcial da disciplina.
1- A Abordagem Comportamentalista
 A abordagem comportamentalista destaca a importância da influência de fatores externos, do ambiente e da experiência sobre o comportamento da criança. O comportamentalismo parte do princípio de que as ações e as habilidades dos indivíduos são determinadas por suas relações com o meio em que se encontram.
2- Abordagem Humanista
 Na abordagem humanista, consideram-se as tendências ou enfoques encontrados predominantemente no sujeito, sem que, todavia, essa ênfase signifique nativismo ou apriorismo puro. Essa abordagem da ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento do individuo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade, como uma pessoa integrada.
3- Abordagem Inatista - Maturacionista
 A abordagem inatista - maturacionista parte do princípio de que hereditários ou de maturação são mais importantes para o desenvolvimento da criança e para a determinação de suas capacidades do que os fatores relacionados à aprendizagem e à experiência.
4- A abordagem Piagetiana
 Na concepção piagetiana, o desenvolvimento da criança é um processo que depende essencialmente da equilibração, que é a capacidade natural de auto – regulação do indivíduo. As estruturas cognitivas da criança são elaboradas e reelaboradas continuamente a partir da sua aça (física ou mental) sobre o meio.
5- A Gestalt
 A Teoria da Gestalt afirma que não se pode ter conhecimento do todo através das partes, e sim das partes através do todo. Que os conjuntos possuem leis próprias e estas regem seus elementos. E que só através da percepção da totalidade é que o cérebro pode de fato perceber, decodificar e assimilar uma imagem ou um conceito. Entre os princípios da Gestalt, destaca-se como fundamental referência para as composições gráficas, o seguinte conceito: "o todo é mais do que a soma das partes".
Referências bibliográficas:
A ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual,1997
A ABORDAGEM HUMANISTA
MIZUKAMI,Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU,1986.
ABORADAGEM INATISTA – MATURACIONISTA
FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual,1997
ABORDAGEM PIAGETIANA
FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual,1997
A GESTALT
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi; Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001

Continue navegando