Buscar

pratique_fundamentos_economicos_20230326140016 (1)

Prévia do material em texto

Unidade Curricular
	Fundamentos Econômicos 
	Professor Autor
	Camila Mirella Santos de Oliveira
	Palavras-chave
	Microeconomia; oferta; demanda; mercado.
	Tipo de atividade
	Pesquisa comparada
	NOME DA ATIVIDADE
	
Flutuações de mercado
	ENUNCIADO
	
O pratique é uma atividade assíncrona, que utiliza de recursos dinâmicos e digitais para auxiliar o aluno em seu processo de aprendizagem, conciliando o conhecimento teórico com a prática. Com isso, o aluno desenvolve o seu potencial na carreira escolhida e diferencia-se na hora de buscar uma colocação profissional. Durante o desenvolvimento desta atividade, o aluno é convidado a simular alguma prática profissional vinculado ao conteúdo desta unidade curricular. O objetivo desta atividade é proporcionar uma atividade dinâmica para os nossos alunos, por meio da conexão entre o conteúdo teórico e a sua prática, de modo que possibilite ao aluno a capacidade da construção do seu próprio saber. Durante as primeiras unidades foram abordados temas que possibilitaram ao aluno o entendimento teórico sobre o comportamento individual do econômico dos produtores e consumidores, a partir de agora, o aluno irá colocar em prática todo conhecimento teórico adquirido. 
Antes de iniciar, veja a seguir as habilidades contempladas nesta atividade: 
· Compreender os fatores que influenciam na oferta e demanda de mercado;
· Identificar as zonas de desequilíbrios econômicos;
· Estabelecer análises de sensibilidade de uma variável com relação a outra;
· Analisar o mercado com base na sua estrutura.
	ENUNCIADO
	A oferta e demanda são forças de mercado que garantem as determinações de preço e quantidade de bens econômicos. A oferta é a lei do suprimento, no qual diz que permanecendo todas as outras coisas iguais, quando o preço de um bem aumenta, a tendência é de que a quantidade desse bem no mercado aumente. Por outro lado, a demanda é a lei que afirma que, permanecendo todas as outras variáveis iguais, à medida que o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada por esse bem tende a diminuir. 
 
Oferta e demanda determinam o preço e a quantidade de um produto vendido em um mercado.
Lei da oferta e da demanda: modelo de determinação de preços num mercado. Argumenta que os agentes econômicos tomam decisões que variam o preço até que este seja tal que a quantidade procurada seja igual à quantidade oferecida, resultando daí um equilíbrio econômico em que não há incentivos para a alteração de quantidades ou preços.
Na teoria econômica, o equilíbrio de mercado é a situação em que o preço de mercado está no nível que iguala a quantidade ofertada e a quantidade demandada. Corresponde ao ponto de intersecção entre as curvas de oferta e de demanda.
Na intersecção, o preço é chamado preço de equilíbrio e a quantidade é denominada quantidade de equilíbrio. No preço de equilíbrio, a quantidade de produtos que compradores desejam e podem comprar é exatamente a quantidade que vendedores estão dispostos e capazes de vender.
Ações dos compradores e vendedores movem o mercado em direção ao equilíbrio entre oferta e demanda.
· excesso de oferta: quando preço do produto está acima do preço de equilíbrio, a quantidade ofertada excede a demandada. Ofertantes respondem ao excesso diminuindo preços, o que aumenta a demanda e diminui a oferta. Esta mudança representa um movimento ao longo das curvas de oferta e demanda. Os preços caem até que o mercado atinja o equilíbrio.
· escassez de oferta: quando o preço do produto está abaixo do equilíbrio, a quantidade demandada excede a ofertada. Também chamado excesso de demanda. Com muitos compradores e poucos produtos, os ofertantes respondem à escassez de oferta aumentando os preços, o que diminui a demanda e aumenta a oferta. O movimento ao longo das curvas de oferta e demanda seguem até que o mercado entre em equilíbrio.
	RESPOSTA DO ESTUDANTE
	A relação da oferta e demanda tem influência e impacto no entendimento da economia. Se um produto está escasso, ou seja, é difícil de encontrá-lo à venda no mercado, mas existe demanda para ele, consumidores querendo comprar este produto escasso, ele terá mais valor. Dessa forma, o preço deste produto terá pouca relação com o seu custo ou margem de lucro desejada, mas responderá à lei da economia da oferta e procura.
Nesse caso temos a seguinte regra do jogo que até muito simples:
· Demanda maior que a oferta ou seja (mais clientes dispostos a comprar do que produtos disponíveis para venda): maior o preço de venda do produto ou serviço.
· Oferta maior que a demanda ou seja (muito produto disponível para pouco interesse dos consumidores): redução do preço de venda do produto ou serviço.
· Oferta e demanda equilibrada, temos a mesma quantidade de produto disponível para atendimento dos consumidores dispostos a comprá-lo: encontramos o equilíbrio econômico , não há incentivos externos para definição ou alteração do preço de venda.
Assim o momento ideal para pensarmos na ampliação do portfólio de serviços ou produtos, analisar e decidir a quantidade a ser produzida, ou até buscar diferenciais competitivos, é importante para o sucesso do projeto ou negocio.
Vale conhecer a lei da oferta e demanda como parte importante do nosso processo de gestão.
Se os preços sofrem interferência conforme a oferta e a demanda, é claro que o seu negócio também sente o impacto. Independente de ser um novo negócio, o posicionamento deve levar em consideração essa lei da economia, buscando um nicho específico que agregue valor ao seu serviço ou produto.
Vale destacar a estratégia do Oceano Azul que destaca essa ideia de mercados inexplorados.
A lei da oferta e da procura tem grande influência no planejamento e projeções, e deve ser considerada para nossas tomadas de decisões.
– Controle de estoque, entender o conceito de oferta e demanda, poderá identificar as movimentações do mercado. Dessa forma o seu planejamento será mais assertivo, evitando que produtos fiquem parados no estoque, sem saída, ou, ao contrário, que a sua produção não dê conta da demanda.
– Precificação e margem de lucro, a lei da oferta e demanda acabam ditando os preços no mercado. Se você observar uma movimentação de redução no consumo, por exemplo, ou entende que existem muitos produtos concorrentes no mercado, o seu preço será o principal diferencial competitivo.
– Investimento em propaganda e marketing, estratégia de comunicação poderá ser influenciada, também, pela lei da oferta e demanda. Quando você oferece um produto ou serviço diferenciado, com poucas opções no mercado, o seu investimento em marketing poderá ter um retorno muito positivo, já que servirá para trabalhar seu propósito e o valor da sua marca.
– Concorrência, mesmo que você esteja em um mercado aparentemente equilibrado, aquele em que oferta é igual à demanda, o surgimento de um concorrente pode chacoalhar essa realidade. Importante estar atento no que seu concorrentes estão fazendo para que você consiga antecipar soluções, inovações ou diferenciais, a fim de estar sempre à frente.
– Políticas governamentais, existe alguma praticas e benefícios fiscais que visa reduzir a carga tributária da empresa utilizando a própria legislação como amparo. Algumas formas existentes é através de incentivos fiscais, em que municípios oferecem benefícios para as empresas que desejam repensar o local para sua instalação.
Conclusão A Lei da Oferta e Demanda, também conhecida como Lei da Oferta e da Procura, é uma das mais antigas e conhecidas lei da economia. Com essa analise e avaliação do estudo da microeconomia permite entender a forma como o comportamento do consumidor influencia na prática de precificação aplicada pelas empresas. Isso porque se entende que uma empresa só pode cobrar um preço alto em seu produto se existir consumidores dispostos a pagar por ele. 
São muitos os fatores que influenciam a oferta e a demanda, e sua empresa precisa estar atenta a eles para que possa se planejar adequadamente, de forma a atender o mercado com o mínimo de desperdício possível.

Continue navegando