Buscar

Ética nos atendimentos

Prévia do material em texto

Ética nos atendimentos/praticas jurídicas
A ética é vista como preparo do individuo para que possa conviver de forma digna em sociedade. É de suma importância relatar que a ciência de estudo para ética profissional se dar através da deontologia, por ser uma junção de deveres e princípios que tem como função estabelecer certo grupo profissional. Desta forma, a ética faz com que pense, e assim analisar sobre a responsabilidade profissional, visando a justificativa sempre, criando assim, um equilíbrio profissional de ética, valor e moral.
Todas as profissões legais, têm seu código de ética, a titulo de exemplo a lei n° 8.906/94, Estatuto dos Advogados da OAB e código de ética e disciplina, como a lei Orgânica dos Magistrados (LOMAN) Lei complementar nº 35, de 14 de março de 1979, a Resolução CFC Nº 803/1996, que aprova o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC, entre outros. Os códigos de ética, trazem inúmeros benefícios recíprocos não só a quem prática, como também a quem recebe o serviço. É necessário ressaltar que a profissão de advogado é pautada pela ética. A moralidade lhe permite defender aqueles que o procuram, contribuir para o melhoramento das nações e instituições e buscar uma sociedade mais justa e fraterna. O desenvolvimento da sociedade exige o respeito à lei e à ordem para a manutenção dos direitos e garantias garantidos pela lei, e os advogados são profissionais que mantêm essas garantias.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma instituição que tem como função representar os advogados enquanto classe profissional. Lembrando que a mesma, é responsável por fiscalizar e orientar o exercício da advocacia, além de coibir qualquer prática que seja, desumana ou ilícita de acordo o Código de Ética.
Diante do ambiente de trabalho, a ética serve para criar um ambiente harmonioso, desta maneira criando relações saudáveis, assim, garantindo que todas as regras e normas sociais e jurídicas da própria instituição sejam cumpridas. Os princípios fundamentais: é ser comprometido e confiável, honesto, justo, dedicado, tratando a todos com respeito, sejam colegas, sejam os clientes ou até mesmo a concorrência.

Continue navegando