Buscar

APS III - Mec Apli - YVES WILLIAM S DAS CHAGAS -1200821

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE REDENTOR
ENGENHARIA MECÂNICA
YVES WILLIAM S. DAS CHAGAS -1200821
Atividade Prática Supervisionada Nº02
Tema: Introdução a estruturas / Treliças
Itaperuna
2019/1
YVES WILLIAM S. DAS CHAGAS -1200821
Tema: Introdução a estruturas / Treliças
Trabalho apresentado à disciplina Mecânica Aplicada, como parte dos critérios de avaliação para aprovação.
Professor: M.e Victor Souza
Itaperuna
2019/1
Introdução.
O Ftool é um programa para a análise estrutural de pórticos planos. Tem como objetivo principal a prototipagem simples e eficiente de estruturas. Inicialmente foi desenvolvido com um enfoque educacional, mas evoluiu para uma ferramenta frequentemente utilizada inclusive em projetos executivos de estruturas profissionais. 
Desenvolvido na plataforma DOS, inicialmente através de um projeto de pesquisa integrado, coordenado pelo professor Marcelo Gattass do Departamento de Informática da PUC-Rio e diretor do Instituto Tecgraf/PUC-Rio (Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico Científico) e com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Exercício proposto 
Calcule os esforços simples.
Resolução através do software
 O programa FTOOL possui duas ferramenta chamadas “Snap” e “Grid”, ambas servem para auxiliar o desenho da estrutura, travando os pontos de de 1 metro em 1 metro e adicionando uma grade respectivamente. Ambos podem ser encontrado no canto inferior direito. 
Para a criação de uma barra foi selecionado no menu a esquerda no botão “Member” e em seguida clicado em 2 pontos na grade obedecendo a cota proposta no desenho. 
Após desenhado a estrutura foi configurado as condições de apoio através do botão “support conditions”
Para inserir os apoios deve clicar nos nós e em seguia definis as condições de 1º gênero através do menu de condições de suporte foi configurado deixando as deslocamento em X fixas e o resto livre, já para o 2º gênero o deslocamento em X e Y estão fixas.
1º Gênero 2º Gênero
Após decidir quais pontos iram ficar os nós clicar em “apply support conditions to select nodes”
Para se inserir os carregamentos, deve clicar no botão “nodal force”
Para criar uma força deve clicar no botão “create new nodal force”, logo em seguido colocar o nome da força, F1 por exemplo, e logo abaixo do campo clicar em “done”. Preencha os valores para Fx e Fy e para inserir a força clique no nó desejado e clique em “apply nodal forces to select nodes”
Para carregamentos distribuídos o processo e o mesmo porem deve-se clicar no botão “uniform load”
Para finalizar deve definir os parâmetros do material e as suas propriedades. Primeiro deve clicar em “Material Parameters”.
Para criar uma parametro deve clicar no botão “Create New Material Parameters”, logo em seguido colocar o nome e o tipo do material, nesse caso foi utilizado aço. Logo em seguida deve clicar no botão “Apply Current Material To All Members”.
Agora para definir as propriedades do material deve clicar em “Section Properties”
Os passos para a criação da propriedade da treliça e parecido com o anterior, deve clicar no botão “Create New Section Properties”, logo em seguido colocar o nome e o tipo da sessão transversal material, o escolhido retangular, e logo em seguida foi definido as suas dimensões com “b” para base e “d” em altura
 
Agora para definir em toda a treliça material deve clicar no botão “Apply Current Material To All Members”.
Para aparecer as forças de reação deve ir em “Display” e marcar as opções “Reactions” e “Reactions Values”
Após marcar essas duas opções, clicar em “Shear Force”, irá abrir uma janela pedindo para salvar a estrutura e logo após salvar as forças serão visíveis no desenho.
Resolução Manual

Continue navegando