Buscar

Aparelho respiratório

Prévia do material em texto

Aparelho respiratório 
1) inspeção é divida 2 tipos: 
1. Estática: Olhar a aparência do tórax. Analisar o tipo de tórax, e qualquer alteração na região 
°tipos de tórax: 
peito escavado\de sapateiro -> esterno afundado 
tórax cariniforme -> para frente 
|-> Linhas de referência do tórax: 
**A articulação manúbrio esternal é onde se localiza o ângulo de Louis**
2. dinâmica: Observar o padrão respiratório, podendo ser eupneico, dispneico, taquipneico e etc. Ortopnéia é uma dispneia que a pessoa melhora em pé, ao contrário da platipneia que é uma dispneia que a pessoa melhora deitada. A trepopneia é dispneia em decúbito lateral. Indicar se o paciente está usando musculatura acessória 
|-> Principais ritmos respiratórios anormais: 
|-> kussmaul é comum é cetoacidose diabética 
2) Palpação : Importante para encontrar pontos de hipersensibilidade, crepitações palpáveis, anormalidades cutâneas, tumorações e a expansão torácica. Para observar a expansibilidade deve colocar os dois polegares na altura10° costela e pedir para o paciente inspirar, assim dá para ver assimetrias da expansão torácica. As palavras que o paciente fala dá para serem repercutidas e serem sentidas, buscando avaliar o frêmito toracovocal, alterações no aumento ou diminuição do frêmito podem ser patologias, o aumento geralmente é relacionado com consolidações pulmonares (substituição do ar dos alvéolos por líquido), já a diminuição pode estar ligada com DPOC, derrames pleurais e pneumotórax.
No exame usa-se a palma da mão com ela aberta, de cima para baixo em 6 posições, lateral-medial assim por sequência. 
1- sensibilidade
2- elasticidade 
3- expansibilidade: ver as assimetrias, com duas mãos 
4- fremito: mão em conchinha, somente 1 mão, lado direito e esquerdo de cima para baixo, pedir pra falar 33 
 3) Percussão: Permite avaliar se os pulmões estão cheios de ar, líquido ou consolidações. Os pulmões normais são ressonantes chamado de som claro pulmonar, mas, alterações podem causar macicez ou hipersonoridade. 
Para fazer a percussão utiliza-se a falange distal do terceiro dedo para bater no 2 ou 3 dedo da outra mão. Fazer com a articulação da mão e braço, só duas batidas em casa lado. 
Em anterior, percutir entre as costelas, compar um lado com o outro. 
Maciço <-> Submaciço <-> Claro pulmonar <-> Timpânico 
Fazendo na parte posterior do tórax, é necessário percutir os pontos simétricos a fim de eliminar alguma anormalidade. 
|-> quando tem mais ar o som é mais timpânico, quando tem líquido o som é mais maciço. Então em um enfisema como o ar entra e tem dificuldade de sair terá um som timpânico, em uma pneumonia como há líquidos dentro dos alvéolos o som será submaciço, já em derrames pleurais o som será maciço. 
 4) Ausculta: Avalia o fluxo de ar através da árvore traqueobrônquica. O som normal é chamado de murmúrios vesiculares. Os sons anormais são chamados de ruídos adventícios. Pedir pro paciente fazer inspirações e expirações profundas com a boa entreaberta. “Inspira pelo nariz e solta pela boca” auscultar o mesmo local da percussão e região axilar média 
Sons normais: murmúrio vesicular presente, simétrico e sem ruídos vesiculares 
Se tiver alteração dizer aonde está, apical, medial ou basa
-> Os sons adventícios descontínuos são chamados de estertores.
· Os estertores finos\crepitantes são sons altos, agudos e de curta duração. Parecem o ruído produzido pelo atrito de cabelos próximo ao ouvido. Ocorrem do meio ao final de inspiração.Os estertores finos estão presentes em casos de congestão pulmonar, causada por insuficiência cardíaca esquerda.
· Os estertores grossos\subcrepitantes ou bolhosos são sons mais graves e de longa duração. Estão presentes tanto na inspiração como na expiração. Os estertores grossos estão presentes na bronquite crônica e na bronquiectasias.
-> Os ruídos adventícios contínuos são os sibilos, os roncos e os estridores:
· Roncos e sibilos são gerados através da vibração das paredes brônquicas e do ar quando os ductos estão estreitados, seja por congestão, secreção aderida ou espasmo. Podem estar presentes tanto na inspiração, quanto na expiração. Contudo, predominam na expiração. Estão presentes na asma brônquica, bronquites, DPOC e bronquiectasias.
· Os estridores são ruídos predominantes auscultados na inspiração, devido à obstrução das vias aéreas superiores (laringe e traqueia).
som estertores crepitantes -> barulho não muda de lugar
som subcreptante -> muda de lugar depois da tosse 
sibilo -> tipo da asma, tipo assobio 
broncofonia -> voz aumentada quando passa por um processo de condensação, ex: tumor, pneumonia, etc. ausculta falado 33, não precisa região axilar 
atrito pleural -> tipo um atrito de um pano velho

Continue navegando