Buscar

Atividade Avaliativa 2 _Sistema de Gestão da Qualidade - Semana 02

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RS EAD
ELISSON MÁRCIO MOURA SILVA
COMPONENTE: Sistema de Gestão da Qualidade
PROFESSORA: Luciana Wits
ATIVIDADE Nº: 02
POLO: SÃO PAULO/BAURU
MANAUS/AM
00 de julho 2023 
Atividade avaliativa 02
Sistema de Gestão da Qualidade
Conforme os estudos da ISO 9001/2015, podemos afirmar que um sistema desenvolvido e implementado, com base na norma ISO 9001, fornece garantia através da aplicação das quatro técnicas ou fases abordadas no conteúdo desta semana:
· Planejamento da qualidade;
· Garantia da qualidade;
· Controle da qualidade;
· Melhoria da qualidade.
Neste momento, o objetivo dessa atividade avaliativa é o de criar 2 ações de gestão que possam ser desenvolvidas para cada uma das técnicas ou fases citadas anteriormente.
Estas ações têm o propósito de garantir o bom desempenho do SGQ da empresa.
Importante: desenvolver uma argumentação coerente sobre as ações propostas.
Lembre-se sempre de citar as fontes de pesquisa.
Com base nos estudos da ISO 9001:2015, afirmo que um sistema desenvolvido e implementado de acordo com essa norma oferece garantia por meio da aplicação das quatro técnicas ou fases: planejamento da qualidade, garantia da qualidade, controle da qualidade e melhoria da qualidade. Agora, vou apresentar duas ações de gestão para cada uma dessas técnicas ou fases, com o objetivo de garantir o bom desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da empresa.
	1. Planejamento da qualidade
a) Estabelecimento de objetivos claros e mensuráveis: 
Uma ação importante é estabelecer objetivos de qualidade claros e mensuráveis, alinhados com a estratégia e os requisitos da empresa. Isso envolve identificar as metas específicas relacionadas à qualidade, definir indicadores de desempenho relevantes e estabelecer prazos realistas. Essa ação proporcionará uma direção clara para a organização e permitirá que sejam tomadas medidas proativas para alcançar a qualidade desejada.
b) Análise de riscos e oportunidades: 
Outra ação essencial é realizar uma análise de riscos e oportunidades relacionadas à qualidade. Isso envolve identificar os possíveis riscos que podem afetar a qualidade dos produtos ou serviços da empresa, bem como as oportunidades para melhorar a qualidade. Com base nessa análise, podem ser desenvolvidos planos de ação para mitigar os riscos identificados e aproveitar as oportunidades de melhoria. Essa ação permitirá que a empresa esteja preparada para lidar com os desafios e explore as oportunidades no campo da qualidade;
	2. Garantia da qualidade
a) Auditorias internas regulares: 
Uma ação fundamental é realizar auditorias internas regulares no SGQ da empresa. Isso envolve a revisão sistemática dos processos, procedimentos e registros do sistema para verificar se estão em conformidade com os requisitos da ISO 9001 e com as políticas internas da organização. As auditorias internas ajudam a identificar não conformidades e oportunidades de melhoria, permitindo que sejam tomadas medidas corretivas e preventivas. Essa ação proporciona confiança de que o SGQ está sendo implementado adequadamente e funcionando conforme o planejado.
b) Revisão pela direção: 
Outra ação importante é realizar revisões periódicas pela direção da empresa. Essas revisões envolvem a análise dos resultados do SGQ, incluindo o desempenho da qualidade, a satisfação dos clientes, as ações corretivas e preventivas, bem como as oportunidades de melhoria identificadas. Com base nessa revisão, a alta direção pode tomar decisões informadas sobre os recursos necessários, as mudanças estratégicas e as iniciativas de melhoria contínua. Essa ação garante que o SGQ seja constantemente monitorado e atualizado de acordo com as necessidades e expectativas da organização;
	3. Controle da qualidade
a) Inspeções e testes de qualidade: 
Uma ação-chave é realizar inspeções e testes de qualidade em todas as etapas do processo produtivo. Isso envolve a implementação de planos de controle da qualidade, com critérios de aceitação definidos, para garantir que os produtos ou serviços atendam aos requisitos especificados. A realização de inspeções e testes de qualidade ajuda a identificar e corrigir problemas antes que eles afetem a qualidade final. Essa ação assegura a conformidade dos produtos ou serviços e reduz os riscos de não conformidades.
b) Monitoramento de indicadores de desempenho: 
Outra ação relevante é o monitoramento regular de indicadores de desempenho relacionados à qualidade. Isso envolve o acompanhamento de métricas-chave, como taxa de defeitos, retrabalho, satisfação do cliente, entre outros, para identificar tendências, variações e oportunidades de melhoria. Com base nesse monitoramento, podem ser tomadas ações corretivas ou preventivas para manter ou aprimorar o desempenho da qualidade. Essa ação permite um controle contínuo da qualidade e uma resposta rápida a qualquer desvio ou não conformidade;
	4. Melhoria da qualidade
a) Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act): 
Uma ação fundamental é adotar o ciclo PDCA para a melhoria contínua da qualidade. Esse ciclo consiste em planejar as ações de melhoria, implementá-las, verificar os resultados e agir para corrigir ou ajustar o que for necessário. Através do PDCA, a empresa pode identificar oportunidades de melhoria, testar soluções, medir os resultados e implementar as mudanças de forma sistemática. Essa abordagem proporciona um processo estruturado para aprimorar continuamente a qualidade dos produtos, serviços e processos.
b) Engajamento dos colaboradores: 
Outra ação essencial é promover o engajamento dos colaboradores na melhoria da qualidade. Isso pode ser feito por meio de programas de treinamento e capacitação, incentivos à participação em projetos de melhoria, estímulo à comunicação aberta e ao compartilhamento de ideias. Ao envolver os colaboradores, a empresa aproveita o conhecimento e a experiência de sua equipe para identificar oportunidades de melhoria e implementar soluções inovadoras. Essa ação cria um ambiente de melhoria contínua e fortalece a cultura da qualidade na organização.
Essas ações de gestão propostas para cada uma das técnicas ou fases abordadas pela ISO 9001 (planejamento da qualidade, garantia da qualidade, controle da qualidade e melhoria da qualidade) são fundamentais para garantir o bom desempenho do SGQ da empresa. Elas ajudam a estabelecer uma abordagem sistemática e proativa em relação à qualidade, fornecendo diretrizes claras, monitoramento constante, identificação de não conformidades e oportunidades de melhoria, além de promover o engajamento dos colaboradores. Ao implementar essas ações, a empresa estará mais bem preparada para atender aos requisitos da norma e alcançar níveis mais altos de desempenho e satisfação do cliente.
Referências
RAMOS, Davidson. Garantia da Qualidade ou Controle da Qualidade: qual é o seu foco? 2020. Disponível em: https://blogdaqualidade.com.br/garantia-da-qualidade-ou-controle-de-qualidade/. Acesso em: 
FM2S. Gestão da qualidade, controle da qualidade ou garantia da qualidade? 2018. Disponível em: https://www.fm2s.com.br/blog/gestao-da-qualidade-controle-de-qualidade-ou-garantia-de-qualidade. Acesso em: 
QUALITÀ. Controle, Garantia e Gestão da Qualidade. Disponível em: https://qualitacq.com.br/controle-garantia-e-gestao-da-qualidade/. Acesso em:

Continue navegando