Buscar

FARMACOLOGIA

Prévia do material em texto

FARMACOLOGIA – ENFERMAGEM – AT1
ALUNA: SUANI DOS SANTOS DIAS
- Conceitue os termos: Farmacodinâmica, farmacocinética, farmacoterapia:
Farmacodinâmica: é o estudo do mecanismo de ação dos fármacos em geral. Consiste no estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, conhecido como receptor, que vai ocorrer durante seu trajeto no organismo, além de estudar como atua o receptor e qual o efeito terapêutico do medicamento no corpo.
Farmacocinética: A farmacocinética consiste no estudo do caminho que o medicamento vai fazer a partir do momento em que é administrado até ser eliminado, passando por processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção. Neste caminho, o medicamento vai encontrar um local de ligação e atuação, e a intensidade da resposta está relacionada com a concentração do fármaco no sítio.
Farmacoterapia: A farmacoterapia é uma ciência no ramo da medicina, que estuda formas de tratamentos para doenças e outros problemas de saúde através de remédios e fármacos.
02 - Quais os principais objetivos da farmacologia, explique cada um dos objetivos
A farmacologia tem como objetivos principais: 
1. Absorção dos fármacos pelo organismo: refere-se ao processo de entrada do medicamento no corpo, incluindo os mecanismos de absorção, distribuição e metabolismo.
 2. Ações dos fármacos no combate de determinadas doenças: envolve o estudo dos efeitos dos medicamentos no tratamento e prevenção de doenças, incluindo a compreensão dos mecanismos de ação e interações medicamentosas.
 3. Efeitos das associações entre medicações diferentes: abrange a análise dos efeitos quando diferentes medicamentos são administrados em conjunto, incluindo possíveis sinergias, antagonismos e efeitos adversos.
 4. Excreção das medicações pelo organismo: refere-se ao processo de eliminação dos medicamentos do corpo, incluindo os mecanismos de metabolização e excreção.
03 - Qual a diferença entre remédio e medicamento?
Remédio :Métodos ou cuidados terapêuticos que ajudam a aliviar desconfortos, mas que não passaram pelas etapas que um medicamento passa para ser liberado, são considerados remédios, mas não medicamentos. EXEMPLO: Uma planta medicinal que ajude a combater sintomas, Um banho quente para aliviar tensões, Balas de gengibre que diminuem dor de garganta.
Medicamento: Um medicamento é um produto que foi desenvolvido por uma indústria farmacêutica e que cumpriu todas as exigências legais definidas por órgãos regulatórios (no caso do Brasil, é a Anvisa). Os efeitos são conhecidos e foram comprovados cientificamente por inúmeros testes que vamos explicar logo mais. Em resumo: Então, todo medicamento é um remédio, mas um remédio nem sempre é um medicamento.
04 - O que você entende por efeito indesejado de um medicamento:
Efeito indesejado de um medicamento refere-se a qualquer reação prejudicial ou não intencional que ocorre após a administração de um medicamento. Isso pode incluir efeitos colaterais, reações alérgicas, interações medicamentosas desfavoráveis ou qualquer outra resposta negativa à medicação.
05 - Estabeleça as diferenças entre medicamentos de marca ou de referência, genéricos e similares.
Medicamento de referência – é aquele que passou por vários anos de pesquisa em laboratório. Também é chamado de inovador, original, comercial ou ético. Medicamento genérico – é idêntico ao de referência e vai funcionar da mesma forma, entretanto, não tem um nome comercial, uma marca. Medicamento similar - tem o mesmo princípio ativo de um remédio de referência, porém, com um nome comercial, ou seja, uma marca. Ele pode diferir em características relativas ao tamanho e forma, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo. Medicamento similar equivalente – indicado para substituição, a partir de uma lista da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
06 - Explique como são produzidos os medicamentos semi-sintéticos
São produzidos por meio da manipulação química de substâncias em laboratório, enquanto os biológicos são produzidos a partir de células vivas, como plantas e micro-organismos. 
 
07 - Conceitue os termos: Absorção, distribuição e metabolização de fármacos.
Absorção: A absorção de um fármaco se dá após a sua administração e depende da passagem desse fármaco pelas barreiras do organismo. Exemplos da proteção exercida pelo organismo são a secreção ácida no estômago e básica no intestino, que podem aumentar ou diminuir a entrada do medicamento, de acordo com as suas propriedades químicas.Outro fator importante definido durante a absorção é a biodisponibilidade, ou seja, a fração do fármaco que alcançará a circulação sistêmica, de acordo com a forma de administração realizada, as propriedades químicas do fármaco e algumas características próprias do paciente.
Distribuição: A distribuição do fármaco é feita principalmente pela circulação sistêmica, e secundariamente pela circulação linfática. É a partir desse momento que os metabólitos são capazes de alcançar os órgãos-alvo.Depois de chegar à circulação sistêmica, os fármacos distribuem-se rapidamente a outros compartimentos do corpo, chegando aos seus locais de ação ou sendo excretados. Para que não sejam excretados de forma muito rápida, podem ser armazenados em tecido adiposo ou muscular, de forma que são liberados desses reservatórios conforme a concentração do fármaco diminui na circulação sistêmica.
Metabolismo: O fígado é o principal órgão responsável pela metabolização dos fármacos no organismo, devido à grande quantidade de enzimas metabólicas presentes no órgão. Tais reações de metabolização são chamadas de biotransformação, nas quais o fígado é capaz de transformar o fármaco em metabólitos ativos, inativos e/ou facilitando sua eliminação. As reações de biotransformação podem ser classificadas em duas fases: fase I ou de oxidação/redução e fase II ou conjugação/hidrólise. As reações de oxidação/redução mais conhecidas são aquelas realizadas pelas enzimas do citocromo P450 microssomal, e nelas grupos polarizados são adicionados ou encobertos, modificando a estrutura química do fármaco. Os pró-fármacos são ativados nas reações de fase I e são medicamentos administrados de forma inativa, ativados no fígado. Já as reações de conjugação/hidrólise têm como objetivo inativar um metabólito ou aumentar a sua solubilidade, de forma a aumentar a sua excreção na urina ou na bile.
08 -  Cite quatro fatores que interferem na dosagem dos medicamentos
Composição genética ,Idade ,Tamanho do corpo ,O uso de outras substâncias e suplementos alimentares (como ervas medicinais) ,Consumo de alimentos (incluindo bebidas) ,Presença de doenças (como doença renal ou hepática) ,Armazenamento do medicamento (se o medicamento foi armazenado por tempo demais ou em condições ambientais erradas) ,Desenvolvimento de tolerância e resistência
09-  Cite as principais vias de administração de medicamentos, exemplificando alguns fármacos que são administrados por essas vias.
VIA ENTERAL: A administração de medicamentos por via oral é a mais utilizada, segura e econômica, No uso dessa via, os medicamentos podem ter apresentação em comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos; eles se espalham pelo corpo principalmente através do intestino, EX: paracetamol - SUBLINGUAL: Os medicamentos sublinguais são absorvidos rapidamente pela mucosa sublingual. Nessa forma de administração, o medicamento (em comprimidos ou gotas) deve ser colocado embaixo da língua e deve permanecer ali até a sua absorção total. EX: nitroglicerina
RETAL: Os medicamentos administrados por via retal são os supositórios. São receitados quando a pessoa não pode tomar o medicamento por via oral. EX: acetaminofeno, Diazepam, laxantes. 
VIA PARENTERAL: Para administração de medicamentos pelas vias parenterais – intravenosa, muscular e subcutânea – há uso de dispositivos que auxiliam a administração dos medicamentos, como seringas e agulhas, que serão específicas para cada via.
 Intravenosa: A via intravenosa é aquela na qual a administração do medicamento é realizada diretamente na corrente sanguínea poruma veia. A aplicação de medicamentos por essa via pode variar desde uma única dose até uma infusão contínua, como aqueles medicamentos que se dissolvem no soro e ficam pendurados ao lado da cama do paciente. Por apresentar efeito mais rápido, é a primeira opção durante emergências. Outra justificativa para a administração por essa via é que muitos fármacos não conseguem ser absorvidos pelo intestino, sendo necessário o uso dessa via. Entretanto, é uma via em que o paciente precisa de ajuda de profissional treinado para realizar esse procedimento (enfermeiros e médicos). A via deve ser manipulada com muito cuidado, pois há chances de infecção no local, podendo piorar o quadro do indivíduo. EX: Nadroparina 
 Intramuscular: A administração via intramuscular permite que o medicamento seja injetado diretamente no músculo. É indicado para medicamentos de aplicação única ou de efeito mais prolongado. EX: Voltarem
Subcutânea: os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. EX: Insulina, anticoagulantes e hormônios
Respiratória: É a via que se estende desde a mucosa nasal até os pulmões. Pode ser utilizada para efeito local (descongestionante nasal ou medicamento para asma) ou sistêmico (anestesia inalatória). EX: Brometo de Ipratrópio
 Via tópica: Esta via geralmente é utilizada para tratamento de afecções da pele e mucosas. Os medicamentos são apresentados em forma de pomadas, géis ou cremes e devem ser administrados somente no local onde há a lesão. EX: Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona + Sulfato de Neomicina Genérico 
 Via ocular: se apresentam sob a forma de colírio ou pomadas
EX: Lacrifilm 
 Via nasal: se apresentam na forma de solução EX: sumatriptana 
 Via auricular: r são apresentados na forma de solução otológica. EX: Otociriax
 Via epidural: Uma das vias mais delicadas para a aplicação de fármacos, a via epidural, consiste em injetar substâncias no espaço entre a dura-máter e a parede do canal raquideano. É uma via indicada para aplicação de anestesias e apresenta rápida absorção. EX: agentes anestésicos locais, analgésicos, medicamentos de diagnóstico, como agentes de radiocontraste, e outros medicamentos, como glicocorticóides .
10 -  Quais são as vias paraenterais de administração de fármacos
- A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica.
11 -  Após a absorção o que é que acontece com o medicamento no organismo.
A maior parte do medicamento que passou para o sangue, vindo do intestino, passará pelo fígado primeiro antes de se distribuir para o resto do corpo
12 -  O que é biodisponibilidade e bioequivalência. Biodisponibilidade significa a quantidade de fármaco e a velocidade com a qual esse atinge a corrente circulatória. Dois medicamentos são considerados bioequivalentes quando possuem a mesma biodisponibilidade, ou seja, não apresentam diferenças significativas na quantidade absorvida do fármaco ou na velocidade de absorção, quando administrado em dose equivalente, sob as mesmas condições experimentais
13 -  O que é efeito de primeira passagem.
Metabolismo de primeira passagem (também conhecido como metabolismo pré-sistêmico ou efeito de primeira passagem) é um fenômeno do metabolismo dos fármacos no qual a concentração do fármaco é significantemente reduzida (e inativada) pelo fígado antes de atingir a circulação sistêmica.
14 -  Explique o que é meia-vida de um fármaco
A meia-vida de eliminação é definida como o tempo durante o qual a concentração do fármaco no plasma diminui para a metade de seu valor original. O conhecimento da meia- vida de eliminação permite calcular a frequência de doses necessária para manter a sua concentração plasmática dentro da faixa terapêutica.
15 -  O que é clearence ou depuração de um medicamento
A depuração ou clearance de drogas é definida como: A taxa pela qual a droga ativa é removida do corpo.

Continue navegando