Buscar

Questão1 Sistemas de Informação Gerencial

Prévia do material em texto

Questão 1
Correta
Questão com problema?
O impacto da tecnologia da informação nas operações de negócios reflete nos benefícios, como redução de custos, melhora da produtividade e geração de crescimento. E isso não é fácil. Implementar um novo sistema não leva a gerar crescimento num prazo curto ou determinado prazo ou reduzir custos imediatamente em uma organização.
Fonte: ARMELIN, D. A.; SILVA, S. C. P.; COLUCCI, C. Sistemas de informação gerencial. Editora e Distribuidora Educacional S. A. Londrina, 2016.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- Devem ser organizadas iniciativas em toda a empresa para alcançar as novas metas, como redução de custos, por exemplo.
PORQUE
II- A tecnologia da informação desempenha um papel importantíssimo na promoção dessa iniciativa ao dar impulso a comunicação e aumentar a inteligência de negócios
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Comentário A alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.   Implementar um novo sistema não leva a gerar crescimento num prazo curto ou determinado prazo ou reduzir custos imediatamente em uma organização. A princípio, devem ser organizadas iniciativas em toda a empresa para alcançar as novas metas, como redução de custos, por exemplo. A tecnologia da informação desempenha um papel importantíssimo na promoção dessa iniciativa ao dar impulso a comunicação e aumentar a inteligência de negócios. Essa compreensão da tecnologia da informação começa pelo entendimento de como funcionam os negócios e do papel da TI no alcance da eficiência e da efetividade em toda a empresa.
Questão 2
Incorreta
Questão com problema?
Um Sistema de Informação (SI) é tecnicamente definido como um conjunto de elementos relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Também auxiliam colaboradores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e desenvolver produtos novos.
Fonte: ARMELIN, D. A.; SILVA, S. C. P.; COLUCCI, C. Sistemas de informação gerencial. Editora e Distribuidora Educacional S. A. Londrina, 2016.
 
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I- Uma vez que as informações sejam combinadas dentro de determinado contexto e que gerem algum tipo de reflexão ou ação, elas se transformam em conhecimento.
 
PORQUE
 
II- Toda vez que as informações forem combinadas e aplicadas visando a algum objetivo, elas geram conhecimento.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Incorreta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Solução esperada
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Comentário
A alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.   Esses Sistemas de Informação têm informações sobre pessoas e ambientes. Ou seja, informação quer dizer que os dados apresentados têm significado para os seres humanos. Já um ‘dado’, ao contrário, são sequências de fatos ainda não analisados, que podem representar (ou não) alguma coisa para as organizações. Uma vez que as informações sejam combinadas dentro de determinado contexto e que gerem algum tipo de reflexão ou ação, elas se transformam em conhecimento. Toda vez que as informações forem combinadas e aplicadas visando a algum objetivo, elas geram conhecimento.
Questão 3
Incorreta
Questão com problema?
Os papéis dos sistemas de informação acompanham a evolução da tecnologia computacional. Desde a primeira utilização dos sistemas computacionais em meados dos anos 50 até parte dos anos 60, esses sistemas desempenhavam o simples papel de processar transações e manter registros.
Fonte: ARMELIN, D. A.; SILVA, S. C. P.; COLUCCI, C. Sistemas de informação gerencial. Editora e Distribuidora Educacional S. A. Londrina, 2016.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Com a criação dos sistemas de informações gerenciais, eles passaram a ter uma nova função: fornecer informações para a tomada de decisão dos gerentes.  
PORQUE 
II. Após o surgimento dos sistemas de apoio à decisão, mais um papel passou a ser desempenhado pelos sistemas de informação: o apoio à tomada de decisão para situações específicas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Incorreta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Solução esperada
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
Comentário
A alternativa correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. Com a criação dos sistemas de informações gerenciais, eles passaram a ter uma nova função: fornecer informações para a tomada de decisão dos gerentes. Novamente, após o surgimento dos sistemas de apoio à decisão, mais um papel passou a ser desempenhado pelos sistemas de informação: o apoio à tomada de decisão para situações específicas. Com a maior exigência por parte dos executivos e, principalmente, a necessidade deles em tomar decisões estratégicas, foram desenvolvidos os sistemas de apoio aos executivos, cujo papel fundamental era propiciar uma maneira rápida e fácil de obter as informações críticas, no formato desejado, necessárias para eles tomarem suas decisões.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
A Vantagem Competitiva advém do valor que a empresa cria para seus clientes em oposição ao custo que tem para criá-la, portanto a formulação de uma estratégia competitiva é essencial para a empresa, pois esta dificilmente poderá criar condições, ao mesmo tempo, para responder a todas as necessidades de todos os segmentos de mercado atendido, proporcionando à empresa, desta forma, criar uma posição única e valiosa.
Fonte: ARMELIN, D. A.; SILVA, S. C. P.; COLUCCI, C. Sistemas de informação gerencial. Editora e Distribuidora Educacional S. A. Londrina, 2016.
Assinale a alternativa abaixo que melhor traduz o conceito descrito no texto.
Sua resposta
Correta
É proveniente de características de um produto ou serviço que o levam a ter um desempenho superior aos dos concorrentes.
Comentário
A alternativa correta é: É proveniente de características de um produto ou serviço que o levam a ter um desempenho superior aos dos concorrentes.   a) É o que é oferecido no mercado relativamente homogêneo quanto ao seu valor de uso para o consumidor.
b) É a seleção do mix adequado de ferramentas promocionais para acompanhar objetivos específicos.
c) É proveniente de características de um produto ou serviço que o levam a ter um desempenho superior aos dos concorrentes.Vantagem competitiva trata-se da diferenciação que a organização tem em relação ao seu concorrentes em relação ao custo que a mesmo operacionaliza.
d) É quando a empresa aplica suas ferramentas de promoção, produtos para a obtenção de maiores resultados organizacionais;
e) É quando o aumento na produção reduz o custo médio do produto.
Questão 5
Incorreta
Questão com problema?
Um Sistema de Informação (SI) é tecnicamente definido como um conjunto de elementos relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar decisões, à coordenação e o controle de uma organização.
Com base no contexto apresentado, analise a tabela a seguir e relacione as especificidades sobre a administração de dados apresentados na Coluna A com suas respectivas definições, listadas na Coluna B.
 
	Coluna A
	Coluna B
	I- Data Warehouse
	1- Uma ferramenta de administração de dados muito comum nas empresas modernas que permite a obtenção não apenas de informações correntes, mas sim de dados históricos relativos a toda empresa.
	II- Data Mining
	2- Uma ferramenta que permite o processamentodos dados e constitui um diferencial para as decisões sobre mudanças estratégicas nas operações da empresa.
	III- Tecnologia da Informação
	3- Para a empresa pode ser relatado através de uma equação que contenha todos os fatores que influenciam a avaliação de valor da informação.
	IV- SIG
	4- A ideia é gerenciar e organizar, entendendo as mudanças contínuas e dinâmicas em tecnologia, gestão e processos de negócios. É assim que será possível conviver num ambiente tão competitivo e repleto de mudanças.
	V- Valor da informação 
	5- Surgiu da necessidade de se estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Sua resposta
Incorreta
I-1; II-3; III-5; IV-4; V-2.
Solução esperada
I-1; II-2; III-5; IV-4; V-3.
Comentário
A sequência correta é I-1; II-2; III-5; IV-4; V-3.   Data Warehouse - Uma ferramenta de administração de dados muito comum nas empresas modernas que permite a obtenção não apenas de informações correntes, mas sim de dados históricos relativos a toda empresa. Data Mining - Uma ferramenta que permite o processamento dos dados e constitui um diferencial para as decisões sobre mudanças estratégicas nas operações da empresa. Tecnologia da Informação - Surgiu da necessidade de se estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações. SIG - A ideia é gerenciar e organizar, entendendo as mudanças contínuas e dinâmicas em tecnologia, gestão e processos de negócios. É assim que será possível conviver num ambiente tão competitivo e repleto de mudanças. Valor da informação - Para a empresa pode ser relatado através de uma equação que contenha todos os fatores que influenciam a avaliação de valor da informação.

Continue navegando