Buscar

Estudo de Caso

Prévia do material em texto

Estudo de Caso - Língua Brasileira de Sinais
1) Como é a inclusão dos surdos usuários de libras na sociedade nos dias atuais? O que podemos fazer para que a inclusão das pessoas surdas aconteça efetivamente?
O uso da linguagem brasileira de sinais está em crescente evolução, porém ainda existem várias barreiras a serem vencidas. Alguns passos importantes devem ser tomados para que realmente ocorra uma inclusão eficiente na sociedade atual:
- Direito a se comunicar: está descrito em nossa constituição que todo individuo tem o direito e a liberdade de expressão, com isso tem o direito de opinar, receber e propagar seus pontos de vista. A possibilidade de comunicar com ouvintes traz um desenvolvimento do individuo dentro da sociedade atual. 
- Acesso a informação: Uma pessoa surda tem a mesma autonomia que um ouvinte, porém é necessário ter mais informações para a população assim passaram a identificar uma pessoa surda como parte de seu cotidiano. 
- Forma de ver o mundo: Nos ouvintes devemos tentar identificar a forma que o surdo vê o mundo, se por no seu lugar e buscar formas de tornar a convivência e compreensão mais facilitada.
- Tornar natural a sua presença: fazer com que o surdos sintam-se parte de rodas de conversas e interações do dia, eles tem que ter o sentimento de parte da sociedade e não a segregação que muitas vezes acabam identificando em seu dia a dia.
2) Escreva um texto com o seu ponto de vista sobre a inclusão dos surdos na sociedade.
Em um ambiente onde maioria são ouvintes a inclusão ainda está longe de se tornar ideal, temos que tornar comum a presença dos surdos nos lugares públicos. Muitas vezes ao tentar incluir por falta de informação acabamos excluindo-os. Cabe a nós como sociedade ter um olhar mais empático com os surdos e buscar interação assim como trazer para o cotidiano da sociedade atual a linguagem de sinais. Não podemos deixar isso apenas nas mãos de cada individuo e sim criar medidas de inclusão como em empresas, ambiente escolar e diversos ambientes sociais, claro que ainda falta muito investimento do governo para dar a eles mais independência e autonomia em seu dia a dia.

Continue navegando