Buscar

DISCREPANCIA ABO 2.0

Prévia do material em texto

FACULDADE  UNINASSAU
ERROS TÉCNICOS MAIS COMUNS
DEPRESSÃO OU AUSÊNCIA DE ANTICORPOS
FRACA EXPRESSÃO DOS ANTÍGENOS
ROULEAUX ERITROCITÁRIO
POLIAGLUTINAÇÃO ERITROCITÁRIA
AGLUTINAÇÃO INESPECÍFICA
DISCENTE: ÉRICA RAIANY DA SILVA SOARES
 BIOMEDICINA 8º PERIODO
DISCREPÂNCIA ABO
DISCREPÂNCIA ABO CAUSADA PELOS ERROS TECNICOS MAIS COMUNS E RESOLUÇÃO DO PROBLEMA 
Depois dos erros técnicos são as mais comuns;
Quimerismo. Podem ocorrer em recém nascidos natos, idosos, pacientes imunodeficientes, pacientes submetidos a transplante de medula óssea agamaglobulinemia congênita. O verdadeiro quimerismo pode ocorrer em gêmeos por dispermia e se manter durante toda a vida. 
Resolução: Incubar o soro do paciente com hemacias reagente A¹ e B à temperatura ambiente drante aproximadamente 15 à 30 minutos.
DISCREPANCIA ABO CAUSADA POR DEPRESSÃO OU AUSENCIA DE ANTICORPOS E RESOLUÇÃO DO PROBLEMA 
 Depressão ou ausência de anticorpos do sistema ABO: Leucemias e linfomas com hipogamaglobulinemia. Em uso de drogas imunossupressoras que geram hipogamaglobulinemia.
 Resolução: Incubar o teste a uma temperatura de 4ºC durante 15 a 30 minutos.
DISCREPANCIA ABO CAUSADA POR FRACA DEPRESSÃO DOS ANTÍGENO E RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
Subgrupos de A ou B:
 Leucemias podem ser a causa de antígenos A ou B fracos. Doença de Hodgkin. Quantidade excessiva de substância solúvel específica de grupo sanguíneo presente no plasma em associação com carcinoma de estômago e pâncreas. Fenômeno B adquirido, associado à obstrução intestinal ou neoplasia de estômago ou intestino. Anticorpos para antígenos de baixa incidência nos reagentes anti-A ou anti-B.
Resolução: Incubar o teste a uma temperatura de 4ºC de 15 à 30 minutos, tratar as hemácias em testes com enzima; Lavando  as hemácias do paciente para remover a substância a substância específica que é capaz de neutralizar os reagentes comerciais.
DISCREPANCIA ABO CAUSADA POR ROULEAUX ERITROCITÁRIO E RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
O roleaux ou pseudo-aglutinação é causa de discrepância na classificação ABO, principalmente em amostras de pacientes com hipergamaproteinemia e sangue de cordão com geleia de Wharton que é um mucopolissacarídeo.
Ocorrem por anormalidades por partes das proteínas ou do plasma e resultam na formação Roleaux ou empilhamento de hemácias.
Resolução de problema: Lavar as hemácias de cordão de 6 à 8 vezes; Lavar as hemácias do paciente por ao menos 3 vezes antes de realizar  os testes; Diluir o soro em salina pode resolver, permitindo que apenas a aglutinação verdadeira permaneça, preferencialmente utilizar o método em tubo.
Fenômeno de Rouleaux: Empilhamento de eritrócitos em forma de chips devido ao excesso de proteínas plasmáticas ou fibrinogênio de qualquer origem (infecciosa, neoplásica, imunológica). Em condições normais, os eritrócitos apresentam uma carga negativa na superfície da membrana lipídica (potencial Zeta), o que impede a adesão dos eritrócitos uns aos outros.
DISCREPANCIA ABO CAUSADA PO POLIAGLUTINAÇÃO ERITROCITÁRIA E RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
Podem ocorrer por diversas causas, a Poliaglutinação, alo e autoanticorpos frios, autoanticorpos quentes, isoaglutininas ABO irregulares, complexo antígeno-anticorpo que podem ser absorvidos pelas hemacias do paciente. As hemácias com fenótipo AB expressam um antígeno A fracamente reativo e um antigeno B fraco. AntiB fraco leva a uma discrepância ABO na classificação reversa. 
Resolução: Fazer uma pesquisa de anticorpos para identificar os anticorpos, realizando testes de autoabsorção ou absorção com hemacias tratadas com enzimas. Retestar à 4ºC ou realizar teste pré- aquecido. A escolha do teste depende da discrepância e do resultado da pesquisa de Anticorpos.
DISCREPANCIA ABO CAUSADA POR AGLUTINAÇÃO INESPECIFICA E RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
Quando os anticorpos anti-A ou Anti-B reagem com substâncias presentes no soro do paciente que não são antígenos A ou B verdadeiros.
Resolução: Realizar a técnica de absorção onde o soro do paciente é tratado com células vermelhas do tipo O para remover as substâncias que podem estar aglutinando de forma inespecífica. Realizar testes adicionais para identificar antígenos A, B, H no soro do paciente, como teste de inibição e eluição de antígeno.
CONCLUSÃO SOBRE AS CAUSAS DE DISCREPANCIAS E ABORDA SUAS RESOLUÇÕES.
As causas das discrepâncias ABO podem ser diversas desde erros laboratoriais ou problemas genéticos, a resolução adequada dessas discrepâncias requer atenção aos procedimentos de identificação e coleta de amostras, testes adicionais para identificar anticorpos e variantes genéticas, o uso de técnicas moleculares quando necessário. Essas medidas são essenciais para garantir a segurança dos pacientes durante transfusões de sangue e outros procedimentos que envolvam o sistema ABO.
REFERÊNCIAS
https://so.controllab.com/pdf/quest_ih_out.pdf
https://www.linkedin.com/pulse/discrep%C3%A2ncia-abo-thamy-caroline?utm_source=share&utm_medium=member_ios&utm_campaign=share_via 
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28829

Continue navegando