Buscar

resumo sobre farmacia

Prévia do material em texto

farmacia
Materiais de enchimento ou também conhecido como diluentes são substâncias utilizadas na formação de comprimido, pois o mesmo necessita de um tamanho adequado para manuseio, deve ser cumprido um limite de volume de massa e pó inferior, com isso, um fármaco potente de baixa dose é necessário a implantação dessa substância a fim de incorporá-la para aumentar seu volume, no entanto, em fármacos com dosagem alta por comprimido, não é necessária sua utilização. Para que o diluente seja eficiente, ele deve cumprir requisitos como, quimicamente inerte, não ser higroscópio, ser biocompatível, boas propriedades biofarmacêuticas, boas propriedades técnicas, saber agradável e barato. No entanto, não é possível encontrar uma substância que possui todas essas qualidades, com isso, em uma fórmula pode-se usar mais de um diluente, a fim de cumprir com todos os requisitos. São exemplos de diluentes, carboidratos, alguns sais orgânicos, lactose, glicose, sacarose, sorbitol, manitol, celulose em pó, entre outros.
Formador de matriz, também conhecido como base, é utilizado em formulações de sólidas ou semissólidas com a finalidade de acelerar ou retardar a taxa de liberação, podendo o fármaco ser disperso ou incrustando na matriz formada por um ou mais adjuvantes. Geralmente são utilizados polímero ou lipídio como formador de matriz, podendo ser uma fração significativa da massa total do comprimido. Algumas vezes a utilização da base é no intuito de aumentar a dissolução do fármaco, outras vezes para prolongar a liberação do fármaco.
Desintegrantes são substâncias que garante ao comprimido em contato com líquido uma quebra de pequenos fragmentos, promovendo uma dissolução mais rápida. Ocorre-se em duas etapas a desintegração, sendo na primeira, quando o sólido é molhado pelo líquido e penetra os poros do comprimido, a segunda etapa o comprimido quebra-se em fragmentos menores. A fragmentação do comprimido também pode-se ocorrer em duas etapas, onde o comprimido desintegra-se em agregados de partículas primarias, posteriormente, se desagregam em partículas primarias do fármaco. Existem duas classificações de desintegrantes destinados ao uso de comprimido simples, sendo eles, desintegrantes que facilitam a penetração da água, que facilitam a passagem do líquido pelos poros do comprimido e os desintegrantes que promovem a ruptura do comprimido, causada por turgescência durante a sorção da água. Um terceiro grupo de desintegrantes são utilizados na produção de gás.
Facilitador de dissolução é um passo limitante de taxa nos processos gerais de absorção e liberação de fármacos com 	baixa solubilidade aquosa, possui as mesmas funções de um formador de matriz, acelerando o processo de dissolução do fármaco. A incorporação da fórmula de uma substância que forma sal com o fármaco durante a dissolução, é um exemplo do facilitador.
Facilitador de absorção são utilizados em fármacos com propriedades pobres em absorção, isso faz com que o mesmo não passe com tanta facilidade pela membrana intestinal, o facilitador de absorção afeta a permeabilidade da membrana celular intestinal fazendo-a aumentar a taxa que o fármaco passa através da mesma.
Aglutinante, ou também conhecido como adesivos, garante aos grânulos e comprimidos uma formação com resistência mecânica necessária, pode ser adicionado aos pós de maneiras diferentes, como um pó seco, misturado junto a outros ingredientes antes da aglomeração úmida, como uma solução usada como líquido de aglomeração durante a aglomeração úmida e como pó seco misturados a outras substâncias antes da compactação. Em solução, os aglutinantes são considerados os mais afetivos, com isso, é a forma mais comum de incorporar um ligante 	aos grânulos.
Os Deslizante melhoram a escoabilidade do pó, são usados em formulações de compactação direta, porém, são adicionados com frequência aos grânulos antes da compressão, garantindo que seja atingido a escoabilidade suficiente da massa de compressão de altas velocidade de produção. O talco é uma substância tradicionalmente utilizada nesse para esse processo, no entanto, atualmente usa-se muito sílica coloidal, em proporções bem pequenas.
Antiaderente possui a função de reduzir a adesão e a face da punção, desse modo, previne, que as partículas grudem ao punção, o fenômeno de grudar ou acumular, ocorre pela umidade do pó. A aderência pode levar a uma fina camada de substância em pó aos punções, que leva para a superfície do comprimido desigual e fosca, alguns lubrificantes podem ser usados nesse processo como antiaderente, talco e amido também.
Absorvente, como o próprio nome já diz, possui propriedade de absorver certas quantidades de fluido em um estado aparentemente seco, assim, óleo e óleo-fármaco podem ser adicionados a misturas de pós, onde é granulada e compactada em comprimidos, são exemples de absorventes a celulose microcristalina e a sílica. 
Os Flavorizantes são substância incorporadas a formulações a fim de adicionar os comprimidos um sabor agradável, ou então, disfarçar um sabor desagradável. Frequentemente são termolábeis, isso significa que, não podem ser adicionados a fórmula antes de uma operação envolvendo calor, geralmente são misturados ao grânulos como uma solução alcoólica.
Lubrificantes possui a função de garantir que a formação e ejeção do comprimido possa ocorrer com baixa fricção entre o solido e a parede da matriz, isso porque, uma alta ficção durante a compressão pode afetar em uma variedade de problemas, como por exemplo, a qualidade inadequada dos comprimidos, e pode até interromper a produção, portanto, os lubrificantes são adicionados em grande parte dos comprimidos. Existem dois principais mecanismos onde os lubrificantes são atingidos, sendo elas, a lubrificação liquida onde uma camada do fluido fica localizada nas superfícies moveis do solido e as separa uma da outra, deste modo, reduz a fricção, e a lubrificação interfacial é considerada um fenômeno de superfície, isso porque as superfícies deslizantes são separadas apenas por um filme bem fino de lubrificante, deste modo, a natureza das superfícies solidas afetam a fricção. Nessa lubrificação o coeficiente de fricção e desgaste dos sólidos são maiores do que na lubrificação liquida. O efeito do lubrificante sobre a fricção e mudança de propriedade, está relacionada a tendencia dos lubrificantes a aderir a superfície dos fármacos e dos enchimentos durante a mistura a seco. Por serem substâncias de partículas finas, os lubrificantes suscetíveis a aderir a partícula maiores.

Continue navegando