Buscar

Resumo AP1 DSV (1)

Prévia do material em texto

O que é biodiversidade? Como ela se relaciona com a história evolutiva dos organismos?
R: Biodiversidade refere-se ao estudo dos seres vivos presentes em um determinado ambiente em um momento específico, da sua divisão em grupos e das características que diferenciam os organismos de um grupo de outro. Em cada período da história evolutiva dos organismos a biodiversidade é diferente. Evolução nada mais é que mudanças das características dos organismos ao longo do tempo. Graças a evolução é que temos essa enorme diversidade, pois se os organismos não evoluíssem não conseguiriam sobreviver nos dias de hoje.
Quais são as características dos sistemas biológicos?
R: Um sistema biológico deve ter capacidade de auto-replicação, herdabilidade e mutabilidade. Por definição esse sistema provê a troca de energia e de matéria como o ambiente, de maneira a possibilitar os recursos necessários ao seu desenvolvimento. O aumento do saldo positivo de energia (mais energia produzida em relação à energia gasta) significa um aumento na probabilidade de sobrevivência. A força evolutiva que gerencia diferentes saldos de energia é a seleção natural. 
Como o sistema biológico atinge a imortalidade?
R: Através do processo de auto-replicação, que consiste basicamente na duplicação do material genético, com o auxilio de proteínas, gerando novos descendentes com as mesmas características. Essas características se tornam imortais na medida em que são perpetuadas nas linhagens descendentes.
Comente herdabilidade e mutação.
R: Essa capacidade dos sistemas biológicos, de passar informação gênica através de suas gerações, é conhecida como herdabilidade. Um aspecto crucial sobre a replicação biológica é que ela é suscetível a erros. A enzima responsável - a DNA polimerase pode cometer erros no processo de replicação. Esses erros, como já sabemos, são o que chamamos de mutações. Nesses casos, o ancestral não dará origem a cópias idênticas de sua molécula de DNA para seus descendentes, mas sim a cópias ligeiramente diferenciadas que poderão produzir indivíduos mais adaptados ou menos adaptados ao meio.
Qual a importância dos agrupamentos quando estamos estudando a diversidade dos seres vivos?
R: A importância é aumentar a capacidade de trocar informações sobre os grupos. Por exemplo, quando menciono a palavra aves, você imediatamente sabe toda a diversidade que está contida nesta palavra.
 O que podemos entender por evolução ?
R: Mudanças das características dos organismos ao longo do tempo.
O que são forças evolutivas?
R: Mutação, seleção natural, acaso e migração.
Qual foi a importância do trabalho de Lammarck na Biologia?
R: Foi o primeiro trabalho publicado que tentou explicar como a evolução ocorre através de um mecanismo coerente (apesar de incorreto). A teoria de Lammarck possui dois pontos de crítica. O primeiro ponto é que segundo ele as espécies evoluíam segundo um desejo a priori de melhorarem, ou seja, elas evoluíam com o desejo de se adaptarem melhor ao ambiente. O segundo ponto é que as hipóteses de Lammarck baseavam-se nas leis de uso, desuso e herança de caracteres adquiridos.
Que teorias contribuíram para sedimentar a teoria de Darwin sobre a seleção natural?
R: As idéias de Darwin foram inspiradas em dois grandes nomes da época: Charles Lyell que escreveu Principles of Geology (neste livro foi apresentada a teoria do uniformitarismo que propõe que os processos naturais que governam o presente são os mesmos que governavam o passado e que as mudanças na natureza são graduais); e Mathus que escreveu Essays on Populations. Malthus acreditava que a população humana crescia desproporcionalmente em relação aos recursos disponíveis, e que essa teoria serviria também para todas as outras espécies.
Que ponto estava faltando para finalizar a teoria da seleção natural como Darwin propôs?
R: Herança dos caracteres, Darwin não tinha as bases genéticas necessárias para finalizar sua teoria.
Qual a diferença entre genes dominantes e genes recessivos?
R: Um gene é dito dominante quando sua presença no heterozigoto garante a expressão do fenótipo dominante.
Qual a semelhança entre história filogenética e história genealógica?
R: Ambas tratam da história compartilhada pelos organismos. Sendo que a história filogenética trata da história evolutiva compartilhada entre as espécies estudadas, enquanto a história genealógica lida com as relações de parentesco entre os indivíduos. 
Qual o modelo de especiação mais freqüente? Por quê?
R: O modelo de especiação mais freqüente é o alopátrico. Neste modelo, uma barreira geográfica impede o cruzamento entre as populações inicialmente semelhantes em seu pool gênico. O isolamento geográfico é fundamental no processo de especiação pois garante o isolamento dos novos variantes (novas mutações) que aparecem em cada população isoladamente.
Quais são os problemas do conceito biológico de espécie?
R: Os dois principais problemas do conceito biológico de espécies é que ele é inaplicável quando as populações em questão estão isoladas geograficamente ou temporalmente. Além disso, espécies que se reproduzem assexuadamente não se encaixam nesse conceito.
O que é homologia?
R: Homologia é quando duas características são similares devido a sua origem comum.
O que é comunicabilidade?
R: Comunicabilidade é a habilidade de trocar informações entre as pessoas.
Como funciona o sistema de nomenclatura atual? Em que ele difere dos sistemas usados antes de Lineu?
R: O sistema de nomenclatura atual é um sistema binomial e hierárquico onde níveis taxonômicos menos abrangentes estão incluídos dentro dos maiores. No sistema de Lineu é composto por duas partes, onde a primeira é o nome do gênero e a segunda é o da espécie. A grande diferença desse sistema para os anteriores é que nesses o nome das espécies eram dados segundo a sua aparência externa, dessa forma os nomes se tornavam muito extensos e não era levado em conta o grau de parentesco entre as espécies.
Qual a importância da Taxonomia?
R: A grande importância da taxonomia é descrever e classificar os organismos em uma linguagem universal, de forma que todos pesquisadores possam compreender. A sistemática tem o papel de unir a taxonomia, ou seja, a classificação do organismo, à filogenia, ou seja, sua história evolutiva.
Qual a relação entre Taxonomia e Filogenia?
R: A taxonomia é a ciência que descreve e classifica os organismos, facilitando a comunicabilidade entre os pesquisadores, enquanto a filogenia, procura descrever a história evolutiva desses. A sistemática propõe uma classificação dos organismos baseada em sua história evolutiva, unindo assim, a taxonomia e a filogenia.
1) O que é seleção natural?
R: A seleção natural é uma força evolutiva através da qual as características mais bem adaptadas são selecionadas. Dessa forma, organismos mais bem adaptados têm a maior probabilidade de sobreviver e, portanto, de procriar e assim deixar em seus descendentes suas adaptações.
1) Qual a similaridade da seleção natural e seleção artificial?
R: Em ambos os casos as características vantajosas estão sendo selecionadas. No caso da seleção natural pelo ambiente e no caso da artificial pelo ser humano.
2) Qual a diferença entre seleção natural e adaptação?
R: A seleção natural é a força evolutiva que faz a adaptação se fixar e perpetuar na população. O modo como a seleção natural atua é baseado no fato de haver maior probabilidade de sobrevivência e reprodução entre organismos com as melhores características, os quais transmitem essa característica, através de seus genes, para seus descendentes. A adaptação é uma alteração de uma estrutura ou função de um organismo que o permite ter uma maior probabilidade de sobrevivência do que os outros organismos não portadores dessa adaptação. Logo, a adaptação é a conseqüência da seleção natural, ou melhor, é a característica vantajosa (selecionada) que se mantém e se espalha pela população.

Continue navegando