Buscar

Ava 2 - Gestão de Riscos - Ilan

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
GESTÃO DE RISCOS 
Trabalho da Disciplina (AVA2)
ILAN CARLOS SANTANA BRANDÃO
1220300425
Rio de Janeiro, RJ
Junho 2023
ANÁLISE DE CASO
Técnica do Incidente Crítico
 
A Técnica de Incidentes Críticos [...] consiste em um conjunto de procedimentos para a coleta de observações diretas do comportamento humano, de modo a facilitar sua utilização potencial na solução de problemas práticos e no desenvolvimento de amplos princípios psicológicos, delineando também procedimentos para a coleta de incidentes observados que apresentem significação especial e para o encontro de critérios sistematicamente definidos (FLANAGAN, 1973, p. 99).
 
Você deve pesquisar na internet um exemplo hipotético de acidente e construir um questionário para a realização da Técnica de Incidentes Críticos utilizando como base o caso escolhido.
 
Procedimentos para elaboração do TD:
· Pesquisar na internet exemplos de acidentes de trabalho em ambientes laborais variados.
· Descrever o acidente.
· Construir a base de pesquisa qualitativa para utilização da TIC.
Seu relatório final deve conter duas páginas e apresentar a descrição do acidente a partir de informações adquiridas por meio da TIC.
Resolução:
Em 27 de Agosto de 2004, por volta das 16:35 no Serralheria S.R. Teixeira, o serralheiro, Sr. Erivaldo do Santos estava realizando um acabamento numa peça metálica no moto esmeril de bancada, quando um fio da escova de aço veio a se desprender do rebolo e atingir um dos seus olhos, perfurando a sua retina, pois, o técnico estava usando o avental e luvas, mas, estava sem os óculos de proteção individual para realizar o serviço.
QUESTIONÁRIO ACIDENTE COM MATERIAL PERFURANTE
1. Informar: Nome e Idade
 Erivaldo do Santos, 52 anos
2. Você é funcionário do Serralheria S.R. Teixeira?
Sim. Trabalho a 2 anos no Serralheria S.R. Teixeira.
3. Descreva o acidente:
Às 16:35 já no final do meu expediente resolvi adiantar o acabamento de um serviço, porém na pressa e afim de não me atrasar e como já estava com a peça em mãos não quis voltar e pegar os óculos que estava dentro do meu armário.
4. Você estava usando quais EPIs no momento?
Avental, luvas e botas.
5. Por que não usou os óculos de proteção individual?
Porque devido ao final do meu expediente na pressa optei em não voltar pra buscar o óculos no meu armário.
6. Você teve treinamento sobre o uso de EPIs no setor Industrial?
Sim
7. Você tem ciência do risco que corre em manipular o equipamento desse porte sem o uso correto e ou sem usar o EPI? 
 Sim
8. O que você fez após o acidente?
Me afastei da máquina com certa dificuldade, fui ao banheiro lavei com agua corrente, porém a irritação persistiu, comuniquei ao meu chefe e fui para o hospital onde fui constado que tinha uma limalha de aço presa na minha retina. O Médico me deu uma dispensa médica de 20 dias. 
CONCLUSÃO
 
	O questionário mostrar com clareza que apesar da empresa investir no uso continuo do EPI e na segurança do trabalho, o funcionário continua a agir com imprudência e negligência, não adotando os conhecimentos necessário com o conhecimento adquirido.
	
	O Uso dos óculos quando se está esmerilhando e aplicando o acabamento em peças metálicas é muito importante, pois além de enxergar os pontos mais críticos, consegue realizar um serviço de melhor qualidade e segurança. 
	
	Acidentes que envolvem cortes, perfurações e amputações são mais comuns para colaboradores que trabalham com o manuseio de máquinas, entretanto, ele também acomete pessoas que atuam em ambientes onde há objetos pontiagudos, na indústria metalúrgica em geral. 
	
	O uso de EPI’s é de fato sem dúvidas a principal forma de combater os elevados números de acidentes de trabalho nas indústrias. Isso porque o EPI muitas vezes permite ao colaborador realizar uma tarefa com os riscos sob controle, garantindo assim a sua saúde e conforto, porém não é eficaz fornecer os EPIs adequados para colaboradores que não sabem utilizá-los da maneira correta, tampouco sabem da importância do seu uso. Por isso, é muito importante que empresas que convivem com riscos ocupacionais capacitem seus profissionais ao máximo, até porque funcionários capacitados executam tarefas de riscos de forma muito mais segura e produtiva.
	Além disso, cabe ressaltarmos que é imprescindível para qualquer empresa a busca por melhores condições de trabalho em seus ambientes, já que dessa forma é possível reduzir a frequência dos acidentes e assegurar a saúde dos colaboradores.
 
REFERÊNCIAS:
A TÉCNICA DOS INCIDETES CRÍTICOS. Disponível em: https://www.webqda.net/a-tecnica-dos-incidentes-criticos/#:~:text=A%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20da% 20T%C3%A9cnica%20dos,(3)%20an%C3%A1lise%20dos%20dados. Acesso em: 19/06/2023.

Continue navegando