Buscar

Walle

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O objetivo desta atividade é sensibilizar os participantes sobre a importância da responsabilidade socioambiental e ética em diversas situações do cotidiano, incentivando a reflexão sobre as decisões que tomamos e seu impacto na sociedade e no meio ambiente. Para isso, vamos assistir ao filme abaixo, que aborda questões de sustentabilidade e ética de forma relevante. A partir daí aborde em sua atividade as perspectivas se é esse mundo que queremos.
Filme: "WALL-E" (2008) - Animação da Pixar dirigida por Andrew Stanton, aborda temas de consumo excessivo, desperdício e a importância da preservação ambiental.
O filme Wall-e nos mostra a degradação ambiental e da vida, o consumismo, a poluição, o desperdício descontrolado, nos levando a refletir sobre nossas ações e falta de conscientização humana que pode trazer graves consequências ao meio ambiente e a nossa saúde. É nítida a deterioração do planeta devido ao excesso de descarte de materiais e detritos no ambiente poluindo consequentemente o ar, a água e o solo, interferindo inclusive no aumento do aquecimento global e na possibilidade de sobrevivência de seres vivos.
Podemos observar logo no início do filme a quantidade de lixo que fora produzido, a poluição era tanta que não se podia observar o céu, as estrelas. Era tudo cinza, apenas lixo, poeira e fumaça. 
Com a produção de tanto lixo robôs foram enviados para fazer a limpeza da terra, a poluição era tão grande que nem os robôs resistiram a tamanha degradação ambiental. 
Os humanos foram ficar a bordo de uma espaçonave, longe de toda poluição enquanto os robôs faziam a limpeza. A ideia era passar um tempo na nave até a terra ficar limpa e habitável novamente. Mas muitos anos se passaram, e o que era para ser bom para os humanos foi ruim, pois, com tanta tecnologia os humanos não faziam nada. Tudo era feito por robôs, eles penas comiam e dormiam. Não havia comunicação entre eles, apenas por aparelhos eletrônicos. Essa falta de movimentação fez com que eles ficassem obesos, com dificuldade de se locomover. Além disso, vivem envoltos por uma tela que projeta imagens, deixando-os tão passivos que se tornam incapazes de reconhecer e analisar o mundo à sua volta.
Eles mandaram, um outro robô (Eva) até a terra em busca de vida. Ao encontrar uma planta Eva volta a nave, lá mostra a planta e da esperança de uma terra novamente habitável. O capitão da nave fica contente e esperançoso ele percebeu que na terra as pessoas poderiam voltar viver normalmente igual a antes de tudo ficar caos de tanta poluição, e que na nave as pessoas não estavam vivendo, mas sim sobrevivendo. Ao chegar na terra, eles semeiam a muda da planta que foi encontrada, fazendo assim outras plantas brotaram fazendo surgir um vida aonde antes era apenas tudo cinza e com lixo. O filme nos mostra que devemos cuidar melhor do nosso planeta, diminuindo a produção de lixo e automaticamente irá diminuir a poluição, devemos economizar água durante o banho, ao lavar louça, roupa, energia deixando somente o que for necessário ligado, reciclar o lixo evitando gastos desnecessários, fazer seu descarte corretamente evitando a poluição e até a propagação de doenças, por exemplo se jogarmos lixos nas ruas ou terrenos poderá surgir ratos, baratas. Garantir um ambiente saudável e sem poluição e um dever de todos nós. Ensine seus filhos a cuidar do meio ambiente,
é durante o desenvolvimento infantil que as crianças acumulam valores e ideais que vão nortear toda a sua vida. Por isso, é nesse momento que os pais devem começar a compartilhar com os seus filhos a importância de cuidar do meio ambiente, sendo exemplos de ações de preservação e respeito com o nosso planeta.
Fonte Filme: "WALL-E" (2008), https://www.phsustentabilidade.com.br/not%C3%ADcias/o-que-aprendemos-sobre-sustentabilidade-com-o-filme-wall-e-da-disney

Continue navegando