Buscar

workshop B

Prévia do material em texto

A busca pela autonomia passa pelo conhecimento dos próprios limites, ideias, e objetivos. Essa habilidade não nos beneficia somente na parte acadêmica e profissional, mas em todos os âmbitos da vida.
Entender nosso próprio modo de funcionamento nos ajuda a entender melhor os canais e métodos que podem beneficiar nosso aprendizado. É importante fortalecer a autonomia oferecendo e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes tipos conhecimentos e fonte de informações, bem como maior autonomia nos movimentos e deslocamentos para ampliar nossas interações. 
A necessidade de desenvolver autonomia em nos estudantes se baseia também nas transformações ocorridas na educação, na sociedade e no mercado de trabalho, que podem definir habilidades dos futuros profissionais que iremos nos tornar. 
Sem autonomia não é possível desenvolver criatividade e originalidade, pensamentos críticos e aprendizagem ativa. 
A autonomia também é saber refletir sobre si mesmo, é parte de um exercício diário. A cada passo dado é importante pensar o porquê dessa decisão, quais são suas implicações, e o diferencial em relação aos outros caminhos. A autonomia também ajuda o estudante a liberar sua criatividade, desenvolvendo vontade de colaborar e sinta-se atraído pela busca da construção, do conhecimento e do saber.
A autonomia está diretamente relacionada com a autoestima, capacidade de assumir responsabilidades e de agir diante de problemas e desafios. Para alcançar a autonomia é preciso passar por um processo de autoconhecimento.

Continue navegando