Buscar

"Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. Início de incêndio e outros sinistros de menor vulto podem deixar de t

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
"Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem.
Início de incêndio e outros sinistros de menor vulto podem deixar de transformar-se em tragédia se forem evitados e controlados com segurança e tranquilidade por pessoas devidamente treinadas. Na maioria das vezes, o pânico dos que tentam se salvar faz mais vítimas que o próprio acidente.
O primeiro passo é solicitar ao setor competente a elaboração do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCIP), onde estarão detalhados os procedimentos que deverão ser distribuídos para todos, contendo informações sobre todas as precauções necessárias, como: os cuidados preventivos; a conscientização sobre o planejamento de como atuar na hora do abandono do local de trabalho; a indicação de medidas práticas sobre o combate e o abandono.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o mais correto inclusive é que todos coloquem em prática as normas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e o comportamento diante do incidente, promovendo exercícios, através da simulação de incêndios. Esse tipo de prática contribui suficientemente para a prevenção e a segurança de todos. Mas para efetuar essa operação é necessário um fator indispensável: a existência – em perfeito estado de uso e conservação – de equipamentos destinados a combater incêndios".
 
Fonte: PREVENÇÃO e combate a incêndio. Segurança do Trabalho, c2020. Disponível em: https://www.segurancadotrabalho.ufv.br/prevencao-e-combate-a-incendio/. Acesso em: 16 fev. 2024.
Suponha que você é um profissional da segurança que trabalha em uma prefeitura, em uma sala isolada, a qual possui um painel elétrico e, também, é utilizada como arquivo e não tem ninguém trabalhando nela. Inicia-se uma sobrecarga no sistema elétrico causando um curto-circuito e inicia o princípio de fogo. O sistema de detectores de fumaça do local está com defeito e, por isso, ninguém percebeu seu início. O fogo toma toda aquela sala e começa uma propagação no banco que se localiza ao lado dela, dentro da prefeitura. Nesse momento, é acionado o alarme de incêndio, e a brigada de incêndios começa a retirada dos ocupantes. A brigada, ainda, não tem muita agilidade, e o fogo continua sua propagação até o andar acima do banco.
A partir do caso apresentado acima e de seus conhecimentos adquiridos durante a disciplina de Proteção Contra Incêndios e Explosões, sua tarefa é:
 
1 - Indicar e explicar a proporção do incêndio.
2 - Indicar e explicar duas classes de incêndios nesse incidente.
3 - Indicar e explicar as formas de propagação do fogo nesse incêndio.
4 - Indicar e explicar a forma de extinção do fogo nesse incêndio.
 
Orientações:
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que é solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é possível anexar formulário).
- Todas as etapas devem ser respondidas na mesma resposta.
- Qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor mediador via Studeo.
Bons estudos!17
em 
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando

Outros materiais