Buscar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I- AD2- tresrios-karineferreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Karine Diniz Ferreira - Matricula: 21212140017
 Polo: Três Rios - LICENCIATURA EM GEOGRAFIA –
 Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
	
Disserte sobre a seguinte questão:
Considerando os aspectos problematizados no trecho da entrevista apresentada, disserte sobre sua percepção quanto aos desafios para uma educação mais inclusiva/equitativa, relacionando com elementos/análises contidos(as) na entrevista do professor Davis Rodrigues. Não há limite de número de páginas para esta atividade.
A inclusão e equidade na educação são temas fundamentais para promover a igualdade de oportunidades e garantir o acesso de todos os indivíduos à educação de qualidade. No entanto, como aponta o professor Davis Rodrigues na entrevista, ainda existem uma série de desafios a serem superados para tornar a educação mais inclusiva e equitativa. 
Um dos principais desafios mencionados na entrevista é a falta de preparo dos educadores para lidar com a diversidade presente nas salas de aula. Muitos professores ainda não possuem a formação necessária para atender às necessidades específicas de alunos com deficiência, transtornos de aprendizagem ou outras características que demandam atenção especial. Isso acaba gerando exclusão e segregação, impedindo o pleno desenvolvimento desses alunos.
Outro ponto levantado por Rodrigues é a falta de estrutura física e recursos materiais nas escolas para garantir a inclusão de todos os estudantes. Muitas instituições de ensino não possuem rampas de acesso, salas de aula adaptadas, material didático adequado, entre outros recursos essenciais para atender às necessidades de alunos com deficiência. Isso acaba limitando o acesso e a permanência desses alunos na escola.
Além disso, o professor destaca a importância da conscientização e sensibilização de toda a comunidade escolar para promover uma cultura inclusiva. É fundamental que diretores, professores, funcionários e alunos estejam envolvidos nesse processo, reconhecendo a diversidade como um valor e respeitando as diferenças de cada indivíduo.
Diante desses desafios, é necessário adotar uma abordagem holística e integrada para promover uma educação mais inclusiva e equitativa. Isso envolve investimentos na formação de professores, na melhoria da infraestrutura das escolas, na elaboração de políticas públicas que garantam o acesso de todos os estudantes à educação, e na promoção de uma cultura inclusiva que valorize a diversidade.
Em suma, a entrevista do professor Davis Rodrigues evidencia a complexidade e a urgência de promover uma educação mais inclusiva e equitativa. Somente através do esforço conjunto de toda a sociedade será possível superar os desafios e garantir que todos os indivíduos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas características e condições.
Data de envio: 10/04/2024.
image1.png
image2.jpeg

Continue navegando