Buscar

Crustáceos

Prévia do material em texto

Crustáceos
Os crustáceos são um grupo de artrópodes encontrados, principalmente, em ambiente marinho. Eles são muito conhecidos por sua importância econômica.
Os crustáceos são animais bastante conhecidos, principalmente, por sua importância econômica.
Os crustáceos são animais do grupo dos artrópodes. Destacam-se por apresentarem um exoesqueleto bastante resistente. São encontrados em ambiente aquático (marinho e de água doce) e em ambiente terrestre. Estima-se que existam, aproximadamente, 68 mil espécies de crustáceos conhecidos.
Tópicos deste artigo
· 1 - → Características dos crustáceos
· 2 - → Alimentação dos crustáceos
· 3 - → Respiração dos crustáceos
· 4 - → Reprodução dos crustáceos
· 5 - → Tipos de crustáceos
· 6 - → Exemplos de crustáceos
· 7 - → Crustáceos terrestres
· 8 - → Curiosidades sobre os crustáceos
→ Características dos crustáceos
Os crustáceos são animais invertebrados incluídos no filo Arthropoda. Apresentam, assim como outros artrópodes, exoesqueleto e apêndices articulados. O exoesqueleto desses animais é, em geral, rígido em decorrência da presença de carbonato de cálcio.
Os crustáceos são predominantemente marinhos, porém há espécies de água doce e espécies que vivem em ambiente terrestre. Em virtude de seu domínio no ambiente marinho, são considerados, muitas vezes, “insetos do mar”.
Os crustáceos são um grupo bastante diversificado, sendo difícil encontrar características que permitam uma descrição típica desses animais. Veja a seguir algumas características que ocorrem com frequência nesse grupo:
· Cabeça com cinco pares de apêndices: dois pares de antenas (primeiras antenas ou antênulas e segundas antenas ou simplesmente antenas), um par de mandíbulas e dois pares de maxilas (primeiras maxilas e segundas maxilas).
· Tronco composto de vários segmentos e um télson (peça quitinosa do exoesqueleto de artrópodes) terminal. Em grande parte dos grupos de crustáceos, o corpo está dividido em cefalotórax e abdômen.
· Em muitas espécies, os três primeiros segmentos do tronco está fundido à cabeça, formando o escudo da cabeça.
· Muitas espécies possuem uma carapaça revestindo o tórax e os segmentos anteriores.
· Geralmente, apresentam apêndices birremes (dois ramos).
As lagostas são crustáceos do grupo dos decápodes.
Os crustáceos apresentam uma boca ventral e um tubo digestório completo praticamente reto. A maioria dos crustáceos realiza suas trocas gasosas por meio de brânquias. O sistema circulatório desses animais é aberto e formado por um coração, vasos e uma hemocele, espaço onde a hemolinfa, líquido corporal que irriga os tecidos, é lançada.
No que diz respeito à excreção, os crustáceos possuem órgãos excretores conhecidos como glândulas das antenas ou glândulas maxilares. Essas estruturas possuem essa denominação porque os poros excretores abrem-se no lado inferior das bases das segundas antenas ou próximos às bases das segundas maxilas.
O sistema nervoso dos crustáceos apresenta uma tendência à concentração e fusão dos gânglios. Como órgãos sensoriais dos crustáceos, podemos citar a presença de olhos e pelos sensoriais.
→ Alimentação dos crustáceos
Assim como os crustáceos possuem uma variedade de formas corporais, apresentam também várias formas de alimentação. A alimentação dessas espécies é variada e, muitas vezes, está relacionada com a disponibilidade de alimento. Algumas espécies são herbívoras, outras são carnívoras. Existem ainda espécies que se alimentam de partículas suspensas na água, as quais podem ser formadas por plânctons, bactérias e detritos orgânicos. A digestão acontece de forma extracelular, e o intestino desses animais é terminado em ânus.
→ Respiração dos crustáceos
Os crustáceos apresentam diferentes formas de realizarem suas trocas gasosas. Nos crustáceos pequenos, as trocas gasosas ocorrem em regiões onde a cutícula é delgada. Já as espécies maiores possuem estruturas especializadas, as chamadas brânquias, as quais apresentam localização e estrutura diferentes em cada espécie.

Continue navegando