Buscar

endomarketing excercicico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 No composto de marketing, temos: produto, preço, praça e promoção. Esses elementos têm uma correspondência com o composto de endomarketing, que envolve: companhia, custo, coordenadores e comunicação.
A empresa Teste, do segmento eletroeletrônico, percebeu que há um índice muito alto de denúncias quanto ao assédio moral. Com vistas a empregar uma campanha na organização, cujo objetivo é sensibilizar seus funcionários quanto ao tema, será preciso investir em:
comunicação.
2Nas organizações de grande porte, um dos maiores desafios é estreitar os laços entre os empregados da ponta (como aqueles do chão de fábrica, por exemplo) com as diretorias. Isso porque estão muito distantes hierarquicamente.
A melhor estratégia a ser proposta pelo marketing interno para amenizar esse problema e essa distância é:
desenvolver canais de comunicação com a diretoria, como e-mail exclusivo ou visitas agendadas.
3 O endomarketing se utiliza de muitas ferramentas para aproximar a organização de seus colaboradores. Uma delas vem do emprego da comunicação interna e suas práticas para isso. Composta por diferentes elementos, a comunicação interna ajuda no diálogo entre as partes.
Podemos afirmar que é corretamente usado pelas empresas o seguinte instrumento de comunicação interna:
 Intranet, com informações úteis de vários setores aos colaboradores em um único lugar.
4 Para os profissionais de marketing, o endomarketing é sempre um grande desafio. Isso porque é preciso aproximar os colaboradores da organização em todas as situações, inclusive nos momentos em que a empresa esteja passando por alguma crise — seja ela econômica, de imagem ou de mercado.
Em um momento de crise, como o marketing interno pode fortalecer a relação entre os funcionários e a organização?
Atualizando os funcionários sobre a real situação da empresa, mostrando verdade nas relações.
5 Aproximar o colaborador da empresa faz com que ele se sinta valorizado dentro do seu ambiente de trabalho. Um dos resultados mais visíveis dessa valorização é a propaganda que o funcionário passa a fazer da empresa. Ele passa a ser um cartão de visita da organização, mostrando orgulho de trabalhar no local, divulgando ações e produtos de forma espontânea.
O que o profissional de marketing pode fazer para que os funcionários valorizem e divulguem cada vez mais a empresa?
Oferecer possibilidades de feedback com as interações, como respostas e valorização de ideias.
. 
1 O que é necessário para que o processo de gestão da marca obtenha sucesso?
A existência de um alinhamento entre as estratégias que ligam a cultura e a visão da organização e cujas ações estabeleçam um compromisso real com os públicos. 
 
2 Como é possível reconhecer a relevância da marca interna?
Quando os funcionários desenvolvem um vínculo com ela, tornando-se seus defensores e observando rigorosamente os valores organizacionais.
3 Como se dá a relação entre a cultura interna e a marca?
Quando as organizações em que a cultura organizacional e a marca são internalizadas por seus funcionários, suas práticas são colocadas e percebidas como verdadeiras.
4 Como a comunicação da marca interna se desenvolve?
A comunicação da marca se desenvolve por meio de processo a ser direcionado para cada segmento de público, composto por três estágios diferentes: o primeiro é aprender sobre a visão da marca, o segundo é acreditar e o terceiro é viver.
5 Como os colaboradores percebem os significados da marca?
Pela incorporação dos valores e da cultura da empresa, que são significativos para eles e representam um determinado tipo de personalidade, e tendem a se identificar e internalizar esses atributos e valores como seus.
1 Durante muitos anos se pensou que o principal obstáculo para o desenvolvimento de uma organização era o capital. Hoje existem organizações que, embora tenham crescido muito, ainda encontram lacunas para manter uma força de trabalho eficiente, motivada e engajada nos processos de trabalho. Diante desse cenário, qual seria um objetivo adequado para a gestão de pessoas no seu papel de parceiro do negócio? 
Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar a sua missão, alcançando a visão estratégica.
2 As pessoas e as organizações estão preocupadas com o alto índice de desemprego. Isso é a ponta do iceberg que oculta um fenômeno menos visível e mais grave: a deterioração do coeficiente de empregabilidade dos que estão ocupados. Essa deterioração vem da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas (que requerem novos conhecimentos e habilidades da força de trabalho) e a velocidade da reaprendizagem. Qual seria a política de gestão de pessoas mais apropriada para essa questão do desemprego e da precarização do trabalho? 
Desenvolver e aprimorar os conhecimentos e as habilidades dos seus funcionários.
3 A missão, a visão, os objetivos e a cultura organizacionais constituem um contexto plural e complexo no qual se desenvolvem os processos de trabalho e se estabelecem as relações interpessoais que daí resultam. Nesse sentido, a organização buscará acolher as pessoas com as suas crenças e valores para envolvê-las nesse contexto, principalmente os recém-contratados. Sobre essa afirmação, marque a alternativa que expresse uma explicação adequada.
O período inicial no emprego constitui uma fase crucial dessa adaptação e do desenvolvimento de um relacionamento saudável entre o novo funcionário e a organização. A adaptação é mútua.
 
4 A Disney World e a Disneyland utilizam um programa de integração formal, coletivo e serial para que os novos funcionários tenham uma nova identidade, desenvolvam atitudes positivas e atendam bem os clientes. A linguagem assume importância fundamental. Não há funcionários, mas apenas “membros de espetáculo”. As pessoas não têm cargos, mas papéis. Os clientes são “os convidados”, os passeios são chamados de “atração”, o pessoal de reforço é “anfitrião de segurança”, os uniformes são “costumes”. Recebem treinamento de vários dias para entrarem em “cena”. Após o treinamento, vestem-se a caráter e estão prontos para o desempenho de seu papel (ou personagem). Como podemos chamar esse processo, conforme o estudado nesta Unidade de Aprendizagem?​​​​​​​
Impacto da cultura organizacional no novo funcionário.
5 Segundo McShane (2014, p. 374), a “Zappos é famosa por sua qualidade de serviço Uau. A loja on-line de calçados e vestuário tem uma cultura focada no cliente que fica igualmente clara (assim como um pouco de sua esquisitice) na sua sede em Nevada (EUA). Os visitantes são aplaudidos pela equipe, os funcionários parecem sempre alegres e uma das ações “esquisitas “ ou mais estranho é um momento em que os convidados são convidados a tirar uma fotografia sentados em um trono e usando uma coroa real”. Conforme os conteúdos abordados, o que está sendo representado?
Artefatos da cultura: rituais e cerimônias.
image1.wmf

Continue navegando