Buscar

AV1 - WORD PARA PRODUÇÃO

Prévia do material em texto

Nome: Adilson Brites dos Santos
Login: 47049030
Disciplina: Logística Empresarial e Gestão de Transportes
Curso: Logística
O cross-docking é uma operação em que os produtos são roteados aos seus destinos e rapidamente entregues em um armazém ou CD – Centro de Distribuição. Além disso, o cross-docking é um processo onde as mercadorias são recebidas juntamente com outros produtos do mesmo destino, e enviadas na primeira oportunidade, sem a necessidade de uma armazenagem longa. Para que isso ocorra, é necessário um conhecimento aprofundado a respeito dos produtos de entrada, destinos, e um sistema próprio para roteálos juntamente com os veículos de saída. 
Basicamente, o cross-docking é uma operação logística notável se tratando de empresas que necessitam de operações logísticas mais ágeis e de menor custo, com capacidade de suportar estratégias de marketing, administrar redes de fornecedores e clientes, além de proporcionar práticas como o Just-in-time. O cross-docking acelera o fluxo de produtos, reduz os custos por condensar as cargas e dispensa armazenagem.
Sendo assim, para que uma operação seja denominada cross-docking é necessário que alcance 3 pontos, são eles: tempo curto de duração para permanência de mercadorias em locais onde ocorrem o cross-docking; assim que os produtos são recebidos, eles devem ser enviados diretamente para o veículo de saída ou continuar em uma área picking, porém nunca estocado; obrigatoriedade do uso de um sistema capaz de coordenar trocas de produtos e informação. 
É importante ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados para que o cross-docking seja realizado, sobretudo quanto a escolha de produtos, fornecedores, fluxos de informação e produtos e pessoas. Portanto, o cross-docking é uma operação complexa, mas que pode trazer diversos benefícios para a empresa, como o aumento da velocidade do fluxo de produtos e circulação do estoque; redução do custo de manuseio; consolidação eficiente de produtos; suporte às estratégias de Just-in-time; melhor utilização de recursos; redução de necessidade de espaço; redução de danos aos produtos em virtude do menor manuseio; redução de furtos e compreensão dos produtos; redução da obsolescência das mercadorias; melhora de parcerias, pois acelera o pagamento aos fornecedores; diminuição do uso de papéis relacionados ao processo de estoque.

Continue navegando