Buscar

Aula 9 Direito, Moral e Religião

Prévia do material em texto

TGE e Ciência Política
Prof. Ronaldo Braga
___________________________
AULA 9
Direito, Moral e Ética 
são institutos que se tangenciam, mas não se confundem. Na verdade, o Direito, como os(as) senhores(as) verão a seguir, surgiu da moral. Importante capítulo, pois desse panorama pode-se, inclusive, delinear o início da sociedade não itinerante. Ora, somente houve a necessidade de leis, regulamentos, quando os homens passaram a fixar residência e conviver em sociedades não itinerantes.
 Moral: as condutas sociais válidas em determinado tempo e espaço, portanto também considera- das éticas.
Na ciência jurídica, a moral abrange um conjunto de regras no convívio, tendo um campo de aplicação muito maior que o Direito.
 Nem todas as regras morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo, contudo toda regra jurídica é, antes de qualquer coisa, uma regra moral. A semelhança que o Direito tem com a moral é que ambos são formas de controle social, sendo que a moral induz à formação das normas jurídicas.
“Teu dever é lutar pelo direito, mas no dia em que encontrares o direito em conflito com a justiça, luta pela justiça.”(Dos mandamentos do advogado, redigidos por Eduardo Couture)
Um outro aspecto, porém árduo na forma da escrita é a moral. Miguel Reale Júnior, citando Jeremias Benthan (5), comenta a teoria do “mínimo ético” em que consiste “em dizer que o Direito representa apenas o mínimo de Moral declarado obrigatório para que a sociedade possa sobreviver.” O que o referido autor quer dizer é que todos podem realizar suas obrigações da melhor maneira que acharem, mas é inevitável a criação de limites para que a sociedade não se torne um anarquia.
Dentro da ciência do Direito, encontramos muitas circunstâncias que não são morais, porém são tuteladas pelo legislação. Isso é um problema que a solução virá tão somente com um estudo afinco e determinado por parte dos legisladores.
Temos a convicção que apenas há uma diferença principal entre o direito e a moral é o poder de coercibilidade. Isso no aspecto social e material, mas, dentre muitas vezes a dor psicológica é a pena do infrator. Neste campo a moral é imbatível.
INSTRUMENTOS DE CONTROLE SOCIAL
Para viver em sociedade o homem utiliza vários instrumentos de controle social buscam o bem comum e a paz social.
O Direito é um deles, mas não o único.
A Moral, a Religião e a Etiqueta também são processos normativos que visam controlar a sociedade.
ESPECIFICIDADE DO DIREITO: COERCIBILIDADE
São instrumentos de controle social:
· Direito
· Moral
· Religião
· Etiqueta
A Ética é ramo da filosofia que estuda os comportamentos morais, buscando fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
A Religião tem por objetivo integrar o homem como divino, cuidando do mundo espiritual, buscando orientar o homem para a felicidade eterna. 
Já o Direito tem como objetivo o bem comum da sociedade, orienta os homens na busca da harmonia e felicidade terrenas. Para alcançar isso o Direito tenta promover a paz, a segurança e ordem sociais.
DIREITO E MORAL
Diferenças entre a Moral e o Direito:
	DIREITO
	MORAL
	ETIQUETA
	RELIGIÃO
	bilateral
	unilateral
	unilateral
	unilateral
	Heterônomo
	Autonoma
	Heterônoma
	autônoma
	exterior
	interior
	exterior
	interior
	Coercível
	Incoercível
	Incoercível
	Incoercível
	Sanção superior à moral
	Sanção difusa
	Sanção difusa
	Geralmente a sanção é pré-fixada
DIREITO E ETIQUETA (Regras de trato social)
A etiqueta são regras de trato social, são padrões de conduta em sociedade, tem por fim tornar o convívio social mais agradável e ameno. Elas tem por objetivo o aprimoramento das relações sociais, dando-lhes o polimento adequado para transformar o convívio o mais agradável possível.
As regras de etiqueta cuidam do aspecto externo, já a Moral visa aprimorar o homem no seu interior, do ponto de vista de sua consciência interna. Já a religião tem por fim aprimorar a relação do homem com a divindade.
Extraído de: http://www.veredictum.com.br/materias/direito-geral/introducao-ao-estudo-do-direito.html
image1.jpeg

Continue navegando