Buscar

46 Recursos no Processo Civil 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Sucumbência- qual é o critério que eu utilizo para escolher quem vai pagar os honorários de sucumbência? É a parte que deu causa ao processo.
· O que gera a condenação em honorários de sucumbência, é o princípio da causalidade, quem deu causa ao processo é quem tem que arcar com os honorários dos advogados da parte contraria. Por que não pode ser simplesmente a parte vencida? porque se ambos tiverem dado causa ao processo cada um arca proporcionalmente com os honorários advocatícios das partes.
· Se no final do processo, o pedido é julgado procedente quem vai pagar os honorários sucumbenciais? “A parte vencida, o réu”.
· Se o processo for julgado improcedente, que vai pagar os honorários vai ser o autor. Se for parcialmente procedente, depende, temos que ver se a parte decaiu de parte mínima do pedido( ou seja, uma parte mínima do meu pedido foi julgada improcedente, isso vai impedir que a parte contraria seja condenada a pagar as custas? não); temos que ver se a sucumbência foi recíproca. Se a sucumbência foi recíproca, p.ex. 50, 50, cada um paga a sua parte
· Na fase de conhecimento, o juiz vai fixar os honorários sucumbenciais em 10%, esses honorários podem ser fixados com base no valor da causa, com base na condenação, com base no proveito econômico do processo.
· Interposto o recurso, em grau recursal, isso aqui é inovação do código de 2015, se inclui os chamados honorários sucumbenciais recursais, como assim? O meu pedido foi julgado improcedente em primeiro grau, fui condenado a pagar 10% do meu honorário para Marcos, eu entro com o recurso de apelação, se o meu recurso de apelação é improvido, a minha condenação de pagar os honorários é majorada. Você aumenta os honorários daquela pessoa que recorre e perde, com intuito de desestimular a interposição de recursos desnecessários.
· A titularidade da verba de sucumbência é do advogado.
· Se o advogado deixar de apresentar contrarrazões para o recurso, ainda assim a majoração, não interessa se o advogado da parte recorrida não fez nada em sede recursal, pelo simples fato da parte contraria ter recorrido e ter perdido, isso já enseja a majoração (causalidade).
· A verba honoraria pode ser aumentada em até 20%, caso ele recorra e perca.
· Em caso de remessa necessária, não há sucumbência recursais, por conta do principio da causalidade, na remessa necessária a previsão é legal no sentido de se remeter ao tribunal para a reanalise do processo, então a parte contraria nesse caso, não deu causa a remessa, o processo foi remetido por obrigação legal, por imposição legal.

Outros materiais