Buscar

Função do Guia-Intérprete

Prévia do material em texto

Os conhecimentos linguísticos necessários ao guia intérprete para desempenhar a função.
Nisvaldo Santana
O trabalho do guia-intérprete possibilita para a pessoa surdocega a interação e o acesso ao lazer, ao trabalho, à educação, a os objetos, para que tomem decisões com autonomia. Assim, o guia-intérprete é o elo entre o processo na comunicação do indivíduo com surdo-cegueira.
Guia-intérprete: é aquele profissional que serve de canal de comunicação e visão entre a pessoa surdocega e o meio no qual ela está interagindo. (GIACOMINI, L. et alli, 2002). O papel do guia-intérprete consiste em ser intérprete ou transliterador, descritor visual e guia. (RODRÍGUEZ, M. 2005).
Tem função de antecipar o que vai acontecer, seja um a atividade no cotidiano, como na escola. O guia-intérprete proporcionar a estímulos para que o indivíduo se comunique e tenha curiosidade de explorar o ambiente, por meio do profissional guia-intérprete, o indivíduo com surdocegueira pode ser transportado para quais quer sentimentos.
El guía-interprete además de ser um facilitador linguístico y cultural entre usuários de diferentes lenguas o sistemas comunicativos, ayuda a conectar a la persona con surdoceguera con su entorno, actuando como sus ojos y sus oidos. De esta manera él promueve la integración y participación independiente de la persona sordociega en su entorno. (PLAZAS, 2009, p.5)
O Guia-intérprete, quando bem constituído, tem condições de identificar os elementos que serão apresentados, o que possibilita preparar-se de antemão para sua atuação. No entanto, é fundamental estar atento a alguns fatores, como o público-alvo e ter clareza em qual é a intenção do emissor.
BIBLIOGRAFIA
RODRIGUEZ, M. M. Programa de capacitación a guías-intérpretes empíricos para personas sordociegas.,apostilla, Fenascol, Santafé de Bogotá, 1999.
PLAZAS, M. M. R. Papel del guia-interprete In: VI Congresso Nacional de La situacion Del sordo em Colombia, I Ecuentro Latino Americano de Interpretes e Guias-interpretes de Lengua de Senas, 7,8,9 y 10 de Julio de 2009- Bogota-Colombia.

Continue navegando