Buscar

Desafio Sociologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina
 
Nome: Maria Carolina Da Silva Batista 
Matrícula:048074
Curso: Pedagogia 
Data:17/03/2024
Escreva as respostas abaixo
 Sociologia da Educação
Sim. 
A democracia, como sistema político, tem como um dos seus pilares a condição de igualdade entre todos os cidadãos, na Constituição Federal Brasileira na qual se refere ao tratamento igualitário que todos devem te sem distinção de qualquer natureza. No entanto, não funciona assim, a um abismo muito grande entre as garantias legais formai se a prática, o que revela no caso do brasileiro, o quadro histórico-cultural interveio significamente para que houvesse essa contradição expressa no preconceito contra a mulher, negros, índios, homossexuais, etc. 
 Uma das razões históricas para esse fenômeno possui origem nas teorias de cunho darwinista/evolucionista amplamente difundidas no século XIX e que acabaram por repercutir na formação da identidade nacional. Tais ideias fundamentavam-se em princípios como a suposta existência raças humanas, bem como na crença de superioridade da “raça” branca em relação a outras (negros e índios). Além disso, as teorias darwinistas defendiam o princípio da evolução de estágios inferiores para superiores resultado da sobrevivência dos mais aptos. Todas essas teorias, de certa forma, formaram um “pano de fundo” ideológico no período de formação da república brasileira. Alguns republicanos, por exemplo, embalados pela efervescência intelectual ligada às teorias evolucionistas, defendiam que a miscigenação do povo braseiro era o que explicava seu atraso e, nesse sentido, propunham um melhoramento da “raça”. Desse modo, pode-se subentender que tais ideias difundidas no século XIX, não apenas reafirmavam a condição de superioridade de determinados grupos, mas também a exaltação de modelos sociais patriarcais, amparados em certos valores tradicionais defendidos pela elite. 
Quanto mais se estuda maiores serão as perspectivas para o futuro. Entretanto a educação vai muito mais além, ela é capaz de transformar a vida das pessoas , tanto na prospecção de um futuro melhor, quanto na elevação do próprio ser social, garantindo que esse tenha conhecimento para absorver, interpretar e discorrer s obre novas experiências. Além disto, deve-se perceber o grande potencial que a educação possui na capacidade de garantir uma característica de reflexão nas pessoas. Para isso, pode-se fazer uma análise de fatos semelhantes que ocorreram no passado a fim de se evitar que essas situações venham a prejudicar o futuro. Acima de tudo, a educação permite que o indivíduo tenha opinião evitando que este venha a ser manipulado em qualquer ocasião por qualquer tipo de pessoa que tenha interesse nessa ação.
Um indivíduo ciente do valor da educação tem a exata noção do que essa representa, não só no particular, mais em toda a sociedade. Por isso, deve-se cobrar para que a educação seja disponibilizada a todos e lutar para que essa seja digna de qualidade e padrões aceitáveis, pois somente assim haverá conscientização, elitização e politização de uma sociedade num todo, de modo que as oportunidades sejam abertas de maneira competitiva e unânime, e não somente por privilégios de poucos.
image1.png

Continue navegando