Buscar

2 avaliação

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( peso.:1,50)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para que o aluno consiga se desenvolver na educação a distância, ele necessita de um tripé fundamental que gere as competências necessárias para o decorrer do curso escolhido. A junção de todas as partes do tripé é chamada de competência, na qual o aluno é capaz de assumir a responsabilidade, tomar iniciativas, agregar valor diante de situações diversas. Sobre as palavras que formam o tripé que ao centro possibilita as competências do nosso aluno de educação a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	Atividade - Administração de tempo - Disponibilidade.
	 b)
	Conhecimento - Bom Humor - Motivação.
	 c)
	Conhecimento - Habilidade - Atitude.
	 d)
	Dinamismo - Bom Humor - Reflexão.
	2.
	O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como a internet, classificadas como tecnologias conectadas, altera radicalmente o mundo atual em que vivemos. Basta olhar a nossa volta e perceber que a cada dia as pessoas estão mais e mais conectadas pelo uso destas tecnologias. O impacto disso na sociedade como um todo também se faz intensamente nas escolas e nos processos educativos em geral. Sobre estes impactos da inserção e desenvolvimento de novas TIC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Novas linguagens surgiram com os recursos digitais, tornando a sociedade mais complexa, fato que indica a necessidade de preparação das pessoas para este mundo atual.
(    ) Na educação faz-se necessário primeiro equacionar os problemas presentes para posteriormente focar no ingresso nas redes de conexões digitais.
(    ) Ocorre uma exclusão do estudante que não tem acesso contínuo às redes digitais, o que certamente acarreta em consequências negativas para a sua aprendizagem no mundo atual.
(    ) Pesquisas em bases de dados on-line, bibliotecas digitais, portais educacionais, publicações, compartilhamentos e discussões on-line, são alguns exemplos de serviços digitais que integram a educação no mundo atual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	As diferentes gerações do Ensino a Distância são marcadas pela evolução e desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação. Deste modo, estas revoluções tecnológicas junto com o mundo globalizado exigem que certas atitudes e comportamentos sejam cultivados nos estudantes que ingressam na educação a distância. Sobre estas atitudes e comportamentos que precisam ser desenvolvidos pelos estudantes da modalidade de ensino a distância, analise as afirmativas a seguir:
I- O estudante deve buscar preparar um ambiente que seja propício para estudar, que evite distrações e estimule a atenção.
II- O estudante tem a vantagem de não precisar uma disponibilidade de tempo, esta é exatamente a razão para optar-se por esta modalidade.
III- O estudante deve desenvolver determinação e disciplina para acompanhar a sequência dos conteúdos e entendê-los em seu processo de aprendizagem.
IV- O estudante deve estar comprometido com o seu próprio ritmo de estudo, podendo flexibilizar o seu tempo, já que nesta modalidade todo estudo é realizado individualmente, sem colaboração, sem prazos e integralmente autodidático.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	4.
	No ensino presencial ou na educação a distância, é importante que o aluno tenha determinação e disciplina, pois estão entre os fatores motivacionais do aluno, afinal, não compreender o assunto abordado e a perda na sequência da disciplina possibilitam que o aluno desista de seus estudos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta três características do aluno de educação a distância:
	 a)
	Comprometido, feliz e líder da turma.
	 b)
	Colaborador, organizado e dinâmico.
	 c)
	Extrovertido, alegre e feliz.
	 d)
	Tranquilo, organizado e sem ritmo de estudo.
	5.
	A educação a distância passou por cinco gerações distintas, cada uma delas teve sua relevância e contribuiu para que a educação a distância tivesse o prestígio que tem nos dias atuais. Sobre as gerações de educação a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A primeira geração de educação a distância surgiu na Inglaterra e estava pautada no Tele Ensino, no período de 1850 e 1910.
(    ) A terceira geração de educação a distância trouxe como novidade a utilização da multimídia, no período entre 1985 e 1995.
(    ) A quarta geração de educação a distância trouxe o M-Learning como alternativa aos serviços telefônicos pagos pelos acadêmicos.
(    ) A quinta geração de educação a distância introduz o uso do M-Learning, por meio do uso de multimídia conectada e contextual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	6.
	A história da educação a distância no mundo inteiro tem seus marcos proporcionados por incentivos particulares e institucionais. Podemos perceber a evolução ocorrendo nesta modalidade de ensino acompanhando o surgimento de novas tecnologias de comunicação. Sobre esta evolução histórica da educação a distância no mundo, analise as afirmativas a seguir:
I- A primeira legislação para escolas por correspondência foi criada na Noruega em 1948.
II- O início da Educação a Distância pode ser datado na primeira metade do século XVIII, com um curso com material por correspondência.
III- O ensino de línguas estrangeiras por correspondência, como no caso o idioma francês, foi um marco na história da EAD ainda no século XIX.
IV- A União Soviética sempre esteve à frente das inovações educacionais, fato que iniciou cursos por correspondência ainda no século XVII.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	7.
	São consideradas as pessoas de gerações que não tiveram acesso às tecnologias durante sua infância, mas que com o passar do tempo, tiveram que buscar conhecimentos a respeito das tecnologias disponíveis no mercado. A quem se refere essa afirmação?
	 a)
	Imigrantes digitais.
	 b)
	Nativos digitais.
	 c)
	Pessoas superdotadas.
	 d)
	Pessoas tecnológicas.
	8.
	A TV Cultura, conhecida como C2 Cultura em sua fundação que ocorreu em 1960 e reinaugurada no final da mesma década, teve como missão desde o seu início a veiculação de programas educativo, sendo, portanto, um marco histórico na educação a distância em território nacional. Atualmente, a TV Cultura é considerada um dos canais de TV de maior qualidade do mundo. O seu surgimento pode ser classificado em qual geração da educação a distância?
	 a)
	Na 4ª geração da educação a distância.
	 b)
	Na 1ª geração da educação a distância.
	 c)
	Na 2ª geração da educação a distância.
	 d)
	Na 3ª geração da educação a distância.
	9.
	Competência é tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que agrega valor, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações. Com relação aos atributos que são considerados competências importantes para os acadêmicos da educação a distância, analise as opções a seguir:
I- Fluência digital.
II- Gestão de conflitos.
III- Administração de tempo.
IV- Autonomia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opçõesI, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	10.
	A educação a distância é uma modalidade de ensino que faz uso das tecnologias para auxiliar os acadêmicos no processo de ensino e aprendizagem, separados pela distância, o uso das tecnologias facilita a aproximação entre professor e acadêmico. Durante sua consolidação, passou por cinco gerações: ensino por correspondência, tele-ensino, multimídia, e-learning e m-learning. Acerca da educação a distância na segunda geração - período compreendido entre 1960 e 1985 - qual foi a designação recebida e como ocorreu o suporte tecnológico de distribuição de conteúdos?
	 a)
	E-learning - internet e web.
	 b)
	Multimídia - CDs e DVDs.
	 c)
	Tele-ensino - emissões radiofônicas e televisivas.
	 d)
	Ensino por correspondência - imprensa.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png

Continue navegando