Buscar

Avaliação Discussiva

Prévia do material em texto

Aluno(a): Edson Alves Machado Filho 
Situação: Matrícula 2887328 
Curso: Farmácia 
Questão 1 - O sangue é subdividido em duas formas de constituição, sendo uma delas identificado como elemento figurado, o que, por sua vez, também se subdivide em demais estruturas, as quais são amplamente responsáveis por propiciar defesa e transportar oxigênio ao organismo humano. Nesse sentido, cite as estruturas constituintes dos elementos figurados.
Resposta: As estruturas constituintes dos elementos figurados do sangue são: eritrócitos, plaquetas, neutrófilos, eosinófilos, Basófilos, monócitos e linfócitos.
Questão 2 - As células sensoriais do paladar ficam localizadas na língua, agrupadas em pequenas saliências, chamadas papilas gustatórias. Durante a mastigação, as substâncias componentes do alimento dissolvem-se na saliva e entram em contato com os botões gustativos localizados nas papilas. Descreva as localizações que essas estruturas se encontram, o nome dos pares cranianos envolvidos e o percurso dos impulsos nervosos que possibilitam a ativação dessas estruturas.
Resposta: As células sensoriais do paladar, os botões gustativos ficam localizados no plano mole, ou seja, no “céu da boca”, na faringe e na epiglote. Eles são provenientes dos três nervos cranianos: o nervo facial (VII), o nervo glossofaríngeo (IX) e o nervo vago (X). Os impulsos nervosos seguem dos nervos cranianos até o bulbo, do qual seguem para o sistema límbico, tálamo e hipotálamo.

Continue navegando