Buscar

ATIVIDADE 1 - SAÚDE - BIOQUÍMICA CLÍNICA - 512024

Prévia do material em texto

(31) 98516-8580
 (31) 98516-8580
QRcode LINK direto!
TEMOS ESSE MAPA DISPONÍVEL! CHAMA NO NÚMERO ACIMA PARA ENVIAR! 
........
ATIVIDADE 01 - SAÚDE - BIOQUÍMICA CLÍNICA - 51/2024
O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que afeta cerca de 3% da população mundial, com perspectiva de aumento até 2030. No Brasil, é um importante problema de saúde pública, e estimativas recentes apontam acometimento de cerca de 7% da população, entre 30 e 69 anos. Esta síndrome metabólica complexa, de diferentes etiologias, pode ser caracterizada por destruição autoimune das células pancreáticas produtoras de insulina ou diminuição da secreção/ação da insulina nos órgãos periféricos, resultando em hiperglicemia e glicotoxicidade. Esta última é responsável por um estresse oxidativo crônico a nível tecidual, tendo um importante papel na gênese das complicações.
Fonte: adaptado de: MARCONDES, J. A. M. Diabete melito: fisiopatologia e tratamento. Rev. Fac. Ciênc. Méd., Sorocaba, v. 5, n. 1, p. 18-26, 2003. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/download/117/62. Acesso em: 6 fev. 2024.
Indivíduos que têm a doença conhecida como diabetes mellitus (DM), caracterizada pela deficiência na produção, secreção ou ação da insulina, não conseguem externalizar os receptores de glicose, e a célula não capta a glicose da corrente sanguínea, desenvolvendo a hiperglicemia persistente e a glicosúria, sinais clássicos da doença. O DM pode ser classificado, conforme a etiologia, em DM tipo 1 e subtipos; DM tipo 2, DM gestacional e outros menos frequentes. Embora os principais tipos de DM tenham mecanismos patogênicos diferentes, as complicações são sempre as mesmas. Antigamente, dizia-se que a DM1 acomete crianças e DM2 adultos, mas atualmente este conceito é inadequado, devido a descobertas dos subtipos de DM e da alta incidência de obesidade infantil. O diagnóstico é baseado na história clínica, onde avaliam-se os sinais e sintomas, fatores de risco, tais como histórico familiar, presença de obesidade, hipertensão arterial, dislipidemia, microalbuminúria, aborto, dentre outros, associados aos exames bioquímicos laboratoriais.
Fonte: adaptado de: MARSHALL, W. J. Bioquímica clínica: aspectos clínicos e metabólicos. 3. ed. São Paulo: Grupo GEN. 2016. (Disponível em: Minha Biblioteca).
PORTH, C. M.; MATFIN, G. Fisiopatologia. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. (Disponível em: Minha Biblioteca). 
  
Ao analisar o texto e considerando a importância no diagnóstico e monitoramento da diabetes mellitus (DM), responda às questões a seguir:
a) COMENTE quais são os principais hormônios reguladores da glicose sérica.
b) CITE e EXPLIQUE os principais exames para o diagnóstico da DM.
c) DESCREVA as complicações de uma DM não tratada e seu protocolo de tratamento.

Continue navegando