Buscar

ESTUDO RECENTE

Prévia do material em texto

SUGESTAO DE TÍTULO
 O DESENVOLVIMENTO E AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGENS
INTRODUÇÃO
ESTE TRABALHO BUSCOU AVALIAR E ANALISAR AS CRÍTICAS SOBRE AS EXPERIENCIAS DOS TRÊS PROFESSORES, DE ACORDO COM A APRENDIZAGEM APRESENTADA NA MATÉRIA APRENDIZAGEM ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, REALZANDO ASSIM OS ESTUDOS DE CASOS DOS PROFESSORES, AO TRABALHAR COM AS INQUIETAÇOES E COM AS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM, VEM A BUSCA DE NOVOS CONCEITOS PARA ASSIM ATENDER AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE.
1) PARA ENTENDER OS ESTUDOS DE CASOS CITADOS É NECESSÁRIO MUITO ESTUDO DE CONCEITOS ONDE ESTÃO SENDO ABORDADOS SOBRE AS FORMAS E MANEIRAS UTILIZADAS PARA SE ENTENDER A ATIVIDADE SIGNIFICATIVA E PEDAGÓGICA. ONDE A DINAMICA DOS FAZERES EDUCATIVOS ENFATIZA A NECESSIDADE DAS COMPETÊNCIAS E DA AUTONOMIA DOS ALUNOS CONCEITUANDO ASSIM A EDUCAÇÃO DO “APRENDER A APRENDER”.
SENDO ASSIM, O PROFESSOR BUSCA SAIR DE SUA ZONA DE CONFORTO PARA ENFATIZAR NOVAS IDÉIAS VISANDO O APRENDIZADO, CENTRADO NO ALUNO, SENDO ESTE INSTIGADO A BUSCAR NOVAS RESPOSTAS COM ESTRATÉGIAS SIGNIFICATIVAS PARA O SEU APPRENDIZADO. ONDE PARA SCHÕN, O PROFESSOR PRECISA SE APOIAR E COMPARTILHAR COM SEUS PARES ATRAVÉS DE DIÁLOGO SUAS EXPERIMENTAÇÕES PARA QUE ATRAVÉS DA PRÁTICA REFLEXIVA POSSA REFORMULAR SUA PRÁTICA, EM ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA (VALDÍVIA,IBIS, M.A., PAG 9).
SENDO ASSIM, PARA OS ESTUDOS DE CASOS OS DOCENTES PENSARAM:
PROFESSOR A- PERCEBE-SE QUE A FORMA TRADICIONAL DESENVOLVIDA NA PRÁTICA MOSTRA A APREENSÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MEMORIZAÇÃO, O PONTO PRINCIPAL DESTE DOCENTE ESTÁ EM UTILIZAR PONTOS VOLTADOS AOS CONTÉUDOS, ONDE SÃO PASSADOS DE FORMA MECÂNICA ATRAVÉS DA FALA ONDE O ALUNO ABSORVE O QUE ESTÁ SENDO INFORMADO.
DESSA FORMAELA VALORIZA A DINÂMICA COGNITIVA QUE IMPLICA NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, ONDE A REPETIÇÃO E ASSOCIAÇÃO DE PALAVRAS LEVA PARA A AVALIAÇÃO DO QUE FOI ASSIMILADODO ASSUNTO ABORDADO, RESSALTANDO O DESEMPENHO INDIVIDUAL.
PROFESSOR B- APRESENTA A ATIVIDADE DE FORMA MOTIVADORA ONDE A APRENDIZAGEM É CONDUZIDA PELO PRÓPRIO ALUNO, ATUANDO CONCRETAMENTE NO PILAR DO APRENDER A APRENDER, ONDE O ALUNO BUSCA SUA PRÓPRIA AUTONOMIA PARA ASSIMILAR SUAS APRENDIZAGENS, COMO SUJEITO ATIVO E CONSTRUTIVO.
ONDE O PROFESSOR IDENTIFICA O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS E ATUA COMO MEDIADOR NA BUSCA DE NOVOS CONCEITOS DE CONHECIMENTOS.
PROFESSOR C- APRESENTOU UMA DINÂMICA METACOGNITIVA E COLABORATIVA PARA QUE SEUS ALUNOS ENTENDESSEM O CONTEÚDO, NO QUAL FOI CONTEXTUALIZADO DE FORMA REFLEXIVA, ONDE RELACIONAVAM ESSE CONHECIMENTO E AS CONJUNÇÕES ENTRE ELES PARA QUE MAIS ADIANTE SURGISSE A PRÁTICA CONSTRUINDO O APRENDIZADO COM SEUS COLEGAS, ESTIMULANDO ASSIM A TROCA DE EXPERIÊNCIAS.

Continue navegando