Buscar

KARL MARX- HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM- 1 SEMESTRE- RESUMO 4

Prévia do material em texto

1º Semestre- Dimensões Socioculturais
Karl Marx e a História da exploração do homem
Karl Marx (1818–1883): Foi um dos mais importantes da história, filósofo, sociólogo, economista, jornalista e teórico político alemão. 
- Karl Marx era expulso de diversos países pela sua forma de pensar e explorar o seu intelectualismo, 
- Criou a corrente mais revolucionária do pensamento intelectual, criticando o capitalismo.
exploração do homem: 
Práxis- Significa atividade e ação. Ação consciente e transformadora (manifestações com ideias firmes, fixas e bem definidas), que faz o homem não ser marionete na mão dos outros, no momento em que ele vai para as ruas, as coisas realmente mudam (através da revolução).
Alienação Econômica: Alienar significa separar, afastar o indivíduo de algo ou alguém.
O trabalhar dentro do início do processo de industrialização teve como objetivo dividir os homens dos meios de produção.
-Matéria prima, maquinaria, ferramentas e propriedades se tornaram propriedade privada do capitalismo.
linha de produção: O produtor entra na alienação do capitalismo, fazendo com que ele se importe mais com a produção e o dinheiro, explorando seus trabalhadores e sua força de trabalho.
Alienação Política: O ser humano virou um ser político, desde que os políticos deixaram de 
incluir a população nas decisões sociais, visando apenas os interesses da burguesia.
O Estado tira do cidadão apenas para beneficiar os seus. (classe burguesa).
Classes sociais: Uma precisa da outra, possuem caráter complementar e interdependente.
Proprietários- Detentores dos meios de produção. EX: Burguesia.
não proprietários- Detentores da força de trabalho. EX: Classe trabalhadora, proletariado. 
Força de trabalho- Bem inalienável do ser humano onde todas as profissões têm o seu valor, porém a divisão de salários se torna desigual, por exemplo: O lixeiro e o pedreiro, possuem funções necessárias para o indivíduo médico e advogado, e ainda assim ganham menos.
A força de trabalho representa as capacidades físicas e outras a desenvolver pelos indivíduos nos diversos processos de trabalho
· Estes indivíduos, agentes dos processos de trabalho, são dotados de capacidades técnicas e de métodos que lhes permitem operar as ferramentas e os equipamentos em seus serviços.
· A força de trabalho, em articulação com as técnicas e os métodos, e os meios de produção (capitais, terras, matérias-primas, equipamentos e ferramentas) dão origem às forças produtivas
- No capitalismo a força de trabalho se torna uma mercadoria que pode se vender, comprar e emprestar.
A partir dessa perspectiva, o trabalho seria o bem mais importante do homem e aliená-lo, isto é, transferir o direito de proveito dos frutos desse trabalho para outra pessoa, seria o mesmo que alienar o direito à própria vida.
Mais Valia: Foi uma exploração capitalista em cima dos trabalhadores, era destinado ao trabalhador apenas uma pequena porcentagem do valor que era produzido
· Consiste no valor do trabalho não pago ao trabalhador, isto é, a diferença entre o valor do que o trabalhador produz e aquilo que ele realmente ganha
O trabalhador era apenas mais uma mercadoria que produzia outras mercadorias.
· Durante seu período de trabalho, esse proletário desenvolve mais produtos do que de fato precisa para viver.
Há um valor em cima daquilo tudo o que ele produz e aquilo que ele ganha como salário, salário esse que nunca chega até os proletários, ficando sob domínio dos proprietários, burgueses.
Mais-valia Absoluta- Aumento da jornada de trabalho, da carga horária de trabalho.
Exemplo: Um trabalhador produz em 3 horas o suficiente para garantir seu salário. Quando a jornada é equivalente a 15 horas, a produção referente às 12 horas restantes vão para os proprietários.
Mais-valia Relativa- Aumento da produtividade através de processos tecnológicos, novas máquinas, ferramentas e/ou processos mais sofisticados.
· Produção em grandes quantidades em menos tempo
· Aumento dos ganhos e não do salário dos trabalhadores que é pago em menos dias.
Por exemplo: Ao aumentarem o número de máquinas numa fábrica, os proprietários não aumentam o salário dos trabalhadores, fazendo com que a produção e o lucro aumentem ao mesmo tempo em que os números de trabalhadores e o salário permaneçam iguais.
2

Continue navegando