Buscar

SOCIEDADE - CULTURA PSIQUISMO - CORPOREIDADE resumo 1- 1 semestre

Prévia do material em texto

1º Semestre- Dimensões Socioculturais
SOCIEDADE - CULTURA – PSIQUISMO – CORPOREIDADE
Sociedade: Grupo de pessoas submetidas a regras, como sociedade temos pensamentos parecidos e existe uma ordem que nos força a seguir um padrão de ação.
· O ser humano se caracteriza como um ser social. Desde sempre nos juntamos em grupo em busca de sobrevivência. Somos instruídos a quere sempre coisas novas, mais tecnológicas.
Cultura: Sociedades tem suas próprias crenças, ideologias que servem para aceitarem a conduta de seu país, cada cultura tem uma visão de vida, acreditando que a sua cultura seja a correta.
Na colonização, os habitantes do Brasil não utilizavam roupas, então os colonizadores deram a eles roupas, espelhos, sua religião, onde buscavam trazer a cultura dos europeus para o Brasil, chamamos isso de Transplante Cultural.
Isso pesou muito para os brasileiros, pois ao ficarem encantados com tamanhas mudanças, em troca deram as riquezas que possuíamos, o ouro, especiarias, o pau brasil.
Cada cultura determina sua ordem de pensamento do que é estabelecido correto ou incorreto. Por isso muita das vezes somos previsíveis e programados. 
Comportamentos sociais: Em Confraternizações Sociais, por exemplo o vegano em um churrasco, ele acaba sendo julgado em algum momento da festa por alguém. Na índia é o contrário pois a cultura dita não comer carne de 
vaca, porém, no país, eles possuem o costume de comer carne de macaco de forma brutal.
*Não fazemos algo, por princípios inegociáveis, por isso ficamos mais sensíveis a certas coisas e a outras menos sensíveis.
Relacionamentos Tradicionais:
Monogamia é uma ordem natural, uma pessoa não é capaz de amar duas pessoas, uma hora a pessoa teria que escolher entre um ou outro. 
A cerimonia do casamento é mais uma representação social do que religiosa, pois a preocupação dos noivos é sobre a decoração, festa, roupas.
Assim como, existem países que praticam a poligamia, onde as esposas convivem sem ciúmes umas com as outras, mas chegam a incentivar o marido a adquirir mais esposas para ele.
Mente e corpo:
Corpo- físico, palpável, podemos ver.
Mente- Pensamentos, emoções.
Alma- Princípio da vida, com ela se relaciona o intelecto, personalidade e vontades.
Mente E CORPO VISÃO OCIDENTAL- Visão cartesiana, fragmentado, dicotomia, dualismo, teoria que diz que a mente e o corpo são duas substâncias diferentes.
MENTE E CORPO VISÃO ORIENTAL- Visão holística, corpo integrado, unidade, o monismo mente-corpo é a teoria que diz que a mente e o corpo são, na realidade, uma única substância. Como na acupuntura
· Entende-se que não temos um corpo, como se ele fosse algo emprestado, servindo para colocar nossos pensamentos dentro dele, mas sim que cada um de nós somos um corpo.
(Você não tem um corpo, você é um corpo que pensa, que se movimenta e sente.)
Comunicação Corporal: O homem se comunica através do corpo.
Psicossomática: As nossas emoções influenciam nas nossas doenças físicas e mentais. Exemplo: gastrite emocional. Cada corpo reage de uma forma ao passar pelo stress.
Stress bom- Stress do amor
Stress ruim- Passar nervoso, preocupação
Estados Emocionais: As emoções falam através das expressões faciais, da postura, voz e atitudes. 
Comunicação: 7% correspondem as palavras; 38% ao tom de voz e 55% a linguagem corporal.
2

Continue navegando