Buscar

MAX WEBER- 1 SEMESTRE- RESUMO 5- SOCIOLOGIA COMPREENSIVA

Prévia do material em texto

1º Semestre- Dimensões Socioculturais
Sociologia Compreensiva
fato social: 3 características
generalidade- Tem que valer para todos, porém Weber vai contra esse pensamento
Ele diz que o conhecimento é a relação que você tem com o mundo, que se você morasse em outro lugar do mundo, você seria diferente do que é. o meio interfere o 
método compreensivo- Interpretar o passado para compreender como esse passado interfere no nosso presente
· Entender o que te motiva a agir com tal comportamento. captar e compreender os motivos das ações
- “Só posso entender o hoje se eu olhar para o ontem, olhando o passado como reflexo no presente”
- Visa analisar a sociedade a partir da investigação dos motivos subjetivos das ações dos indivíduos.
A ação social é o objeto de investigação da sociologia compreensiva, conduta humana dotada de sentido de uma justificativa subjetivamente elaborada 
comportamentos e ações cujo sentido subjetivo é orientado em relação aos comportamentos dos outros
estabelece a conexão entre o motivo da ação a ação propriamente dita a seus efeitos 
conceito de ação social: 
-Ação/conduta humana dotada do sentido individual cuja orientação possui influência dos outros
-Compreender o sentido das ações sociais 
-Encontrar os nexos causais que se determinam.
quatro tipos de ação social:
ação social afetiva- Guiada pelos sentimentos pelas emoções pelo humor, não sendo, portanto, racional, mostra sentimentos pessoais como o choro do luto ou a risada de momentos alegres.
Exemplo: Condutas movidas por sentimentos pelas emoções pelas paixões, orgulho, amor, vingança, loucura, paixão, alegria, inveja, medo, ciúmes etc.
cuidados parentais- Comportamento dos pais no cuidado e educação de seus filhos 
adoração- Admiração de um cantor, ator, religioso, agindo no calor da emoção muita das vezes, comemorar a vitória de um time.
ação social tradicional- O agente apenas executa ações impostas pelas tradições
Exemplo: Batismo, primeira comunhão, crisma, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças. Costumes e crenças enraizadas e transmitidas através das gerações.
festas familiares: Etiqueta, utilização de talheres, arrotar em alguns lugares como Arabia é elegante arrotar em mesa, na cultura brasileira não, é visto como falta de respeito.
ação social racional com relação a fins- É estritamente racional, torna se um fim e este é então racionalmente buscado, é uma ação pautada em um cálculo racional, ou seja, calculada racionalmente visando atingir alguma finalidade
Exemplos:
Casamento- A finalidade é a constituição familiar e união matrimonial, é uma ação tomada para atingir fins, objetivos.
Escolarização- Se estuda para obter sucesso profissional, aprovação ou promoção.
Capitalismo- O esforço faz com que o comportamento consumista esteja baseado na organização empresarial visando o lucro, o capitalismo te faz querer coisas das quais não precisa. 
ação social racional com relação a valores- Ação pautada na crença consciente de um determinado valor, não visa uma finalidade fora da própria ação, mas sim a correção moral da própria ação, não é o fim que orienta a ação, mas sim o valor, seja este ético, religioso, político ou estético. 
Exemplo: Castidade, dízimo norteado por princípios e valores religiosos, honestidade (uns são honestos por crença, outros por medo de serem pegos)
Weber distingue ação social de relação social:
Tendências gerais até levam os indivíduos a pensar da mesma maneira, como por exemplo: o preconceito, estudos, academia, aonde todos vão para o mesmo local, porém o motivo/objetivo de cada um agir/ir se torna diferente. 
Exemplos: Desconhecidos meditando juntos é uma relação social, pois são várias pessoas movidas pelo mesmo motivo, o relaxamento.
Amigos no Bravus Race é uma relação social, pois estão todos com o mesmo objetivo de se divertir, cooperar e competir juntos. sem finalidade individual.
Estar em uma academia com outras pessoas é uma ação social, pois cada um possui um objetivo diferente, seja emagrecer, engordar ou mesmo pela saúde.
Dominação Carismática- Um líder domina os demais através do poder do carisma. Espécie de magnetismo pessoal mágico que leva a pessoa carismática a ter certa preponderância sobre as demais.
Exemplos- Líderes políticos (Ghandi, Mandela, Hitler).
Líderes religiosos (Jesus Cristo, Dalai Lama, Papa).
Dominação Legal- Um líder domina os demais porque a lei o legitima. A autoridade dos governantes, baseada na legalidade, é limitada pela ordem impessoal do direito, que tem por objetivo a proteção dos interesses sociais, que só a ela devem os cidadãos obedecer.
Exemplos- Empresas, governos, Forças Armadas.
Dominação Tradicional- Um líder domina os demais pela força da tradição. A autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional; O governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor.
Exemplos- Monarquia, feudalismo, patrimonialismo, sultanismo, família patriarcal etc.
2

Continue navegando