Buscar

ÉMILE DURKHEIM FATOS SOCIAIS,- RESUMO 3- 1 SEMESTRE

Prévia do material em texto

1º Semestre- Dimensões Socioculturais
A Sociologia de Émile Durkheim
Diferente dos estudos positivistas, seus estudos não ficaram somente na reflexão como August Comte, Émile Durkheim realizou estudos, métodos e análises sobre a sociedade.
· Para Émile Durkheim, necessitaram esforços para emancipar a sociologia e constituí-la como disciplina científica.
· Apresentou preocupação em definir precisamente o objeto, o método e as aplicações da nova ciência, a sociologia.
Fatos sociais: Maneiras coletivas de pensar, sentir e agir em uma determinada sociedade suscetível de exercer sobre os indivíduos uma coerção (pressão social) exterior e geral. obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. 
- Regras de condutas, criadas na coletividade e transformadas como obrigações individuais
- Dentro dos fatos sociais, existem um conjunto de sanções que podem partir de dentro como uma emoção ou de fora, como uma repreensão coletiva para que o fato social seja reproduzido.
- É algo compartilhado por diversos indivíduos dentro da sociedade.
DIVERGÊNCIA ENTRE OS FATOS SOCIAIS:
1. Coerção social- Pressão que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os a se conformarem as regras da sociedade em que vivem. Aquilo que a sociedade espera que cada indivíduo direcione para a sua vida. Exemplo: Família, religião, idioma, tradição.
· Se não forem cumpridas geram sanções (penalidades, castigos) que podem ser:
Legais- São em forma de leis, nas quais estabelecem penalidade. Exemplos: andar pelado na rua, pagar multas, ser processado, condenado.
Espontâneas- São as que a própria sociedade impõe e julgam o erro. Exemplos: acontecem de ordem moral, religiosa, julgamentos de valor que a sociedade impõe. Exemplo: mulher solteira que não sente desejo em se casar, será julgada pela sociedade pelas suas escolhas.
2. Exterioridade- Eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua escolha, vontade ou adesão consciente, aprendemos por intermédio da educação informal e formal.
Já existiam antes de você existir e provavelmente, continuarão a existir após sua morte. Ao nascer a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seus costumes, sua cultura etc.
· Independem de moda, sempre existirão, cabe a si aderir ou não. Exemplo: Capitalismo.
3. generalidade- Onde os fatos sociais existem para toda a sociedade, aquilo que um individuo sente, pensa ou faz independe de sua vontade. Comportamento instituído pelo grupo, pela e para a sociedade. Exemplo: escola, trabalho. 
· Se repete em todos os indivíduos. 
Objetividade do Fato Social: A ciência é pautada por uma dúvida comprovada, o pesquisador deve manter certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, deixar de lado seus valores, sentimentos, pontos de vista e crenças. 
· Encarar o fato como ‘’coisas’’, ciência não é julgamento.
Consciência Coletiva: Pensamento coletivo que atinge a individualidade de cada individuo 
Fato Social Normal (Saudável)- É aquele que não atrapalha os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade, e que refletem as condutas e valores aceitos pela maioria da sociedade. Já está estabelecido, faz parte da rotina, da dinâmica de determinada sociedade, não altera sua ordem. 
Exemplo: Corrupção, ladrão, crime, tecnologia.
Fato Social Patológico (Doentio)- São aqueles que se encontram fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente, fatos que alteram e quebram a ordem vigente, desestrutura a rotina de determinada sociedade.
Exemplo: guerras, pois atinge outros países, mudando a ordem social da sociedade, gerando precariedade, miséria, mortes, desequilíbrio econômico etc. 
2

Continue navegando