Buscar

304 - 08 - Comportamento Organizacional

Prévia do material em texto

304 - 08 - 5207 Introdução ao Comportamento Organizacional
EXERCÍCIOS
1) As ciências sociais, de forma geral, possuem conceitos fundamentais que orientam o percurso teórico e prático da produção de conhecimento, de acordo com a especificidade de seu objeto de estudo. Com relação aos conceitos fundamentais do comportamento organizacional, podemos distinguir, de acordo com Newstron (2011), dois principais grupos:
1) centrados na natureza da pessoa,
2) centrado na natureza da organização.
A partir disso, identifique, abaixo, uma alternativa correta, a qual contempla conceito fundamental do comportamento organizacional, centrado na natureza da organização.
a) Desejo de envolvimento
b) Diferenças individuais
c) Valorização do indivíduo
d) Totalidade da Pessoa
e) Sistemas sociais
2) A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população mundial chegará a 11 bilhões de pessoas, até o final do século XXI, em 2100. Adicionalmente, ao analisarmos nosso passado recente, ainda em termos numéricos, temos: em 1950, a população mundial era formada por cerca de 2,5 bilhões de pessoas. Já nos anos 2000, no século seguinte, havia ultrapassado os 6 bilhões de pessoas. Diante disso, podemos refletir que cada unidade destes bilhões compreende uma vida, uma história, uma carreira [para os que têm oportunidade], uma rede de relações, uma singular forma de sentir e responder emocionalmente às experiências da trajetória, uma cultura, dentre outros. As pessoas são únicas e experienciam a vida e o trabalho de forma singular, mobilizando, dentre outros, um conjunto de técnicas, motivações, aspirações, sentidos e significados para pertencer a uma organização e sua cultura. Pelo exposto, considerando os conceitos básicos relacionados à natureza das pessoas na fundação teórica do comportamento organizacional, abaixo assinale, com base em Newstrom (2011), uma alternativa CORRETA:
a) Uma vez que as diferenças individuais entre os indivíduos que compõem a força de trabalho de uma organização, continuadamente se renovam, desde que nascem, a abordagem adotada pelos gestores deve ser pautada pela estatística.
b) A percepção seletiva diz respeito à tendência de os indivíduos focarem a sua atenção em características do ambiente de trabalho que estejam mais próximas do que ele é, ou seja, que estão mais consistentes, mais aproximadas, com suas expectativas ou, de outro modo, que as reforcem
c) É possível que, por meio das perspectivas do comportamento motivado, que as pessoas sejam motivadas a partir do que o líder interpreta que elas poderiam ser, independentemente do que elas próprias desejam.
d) A ideia de diferenças individuais advém da Psicologia, portanto é importante considerar que os colaboradores de uma organização, apresentar-se-ão mais motivados se forem tratados da mesma forma, com igualdade, pelos seus líderes, fundamentalmente porque a Administração, enquanto ciência social aplicada, está voltada à prática de gerir e alcançar metas, tão somente.
e) A percepção, visão humana sobre o ambiente objetivo, pode ser compreendida como um filtro coletivo, por meio do qual um grupo de trabalho observa, organiza e interpreta as contingências do ambiente.
3) No campo do comportamento organizacional, podemos destacar que um conjunto de forças complexas, plurais e recíprocas afetam a dinâmica das organizações. Neste sentido, tais forças podem ser classificadas em quatro principais áreas: pessoas, estruturas, tecnologia e ambiente. Com relação às forças essenciais do comportamento organizacional, escolha, abaixo, uma alternativa correta (NEWSTRON, 2011):
a) A força tecnologia define o relacionamento formal e a utilização de pessoas nas organizações.
b) A força ambiente engloba, prioritariamente, as máquinas e os equipamentos de informática e de software
c) O ambiente organizacional, que engloba governo e empresas concorrentes, é uma força organizacional relacionada ao relacionamento formal e à utilização de pessoas nas organizações.
d) Nas organizações, os grupos são dinâmicos, na medida em que podem se formar e se dissipar a partir das contingências do ambiente
e) A estrutura diz respeito ao sistema social interno de uma organização.
4) O comportamento organizacional compreende quatro metas principais para descrever, compreender, prever e controlar o comportamento humano no trabalho. Assim pensando, a empresa “Lata por exportação” de latas de aço, descobriu como aproveitar o
conhecimento e a motivação dos funcionários para produzir e inovar de um modo extraordinário. A empresa é considerada uma das 20 mais inovadoras do Brasil, além de ocupar um lugar privilegiado no ranking das melhores empresas brasileiras para se trabalhar, a partir da percepção dos próprios colaboradores, os quais manifestam engajamento e bem-estar no trabalho. Podemos destacar, ainda, nesta empresa o Projeto Simplificação, que encoraja todos os 900 funcionários a participar do planejamento coletivo, com ideias e sugestões. No curso desta participação integrativa, os funcionários são chamados de “inventores”, ao passo que assinam um “contrato de inovação” – o que reforça o compromisso com a melhoria contínua. A empresa, a partir disso, recebe mais de 200.000 ideias por ano — uma média de mais de 220 ideias por funcionário. A cada seis meses, há uma convenção com a participação de todos os colaboradores e líderes, na qual as melhores ideias são publicadas e celebradas. Em resposta à participação, os funcionários também são recompensados com bonificações, que representam 15% do lucro líquido anual. A partir do exposto, escolha, abaixo, a alternativa correta, relacionada às metas do comportamento organizacional (NEWSTRON, 2011):
a) As diferenças, experiências e valores individuais impedem a previsão do
comportamento humano nas organizações
b) A meta descrever diz respeito às razões por trás dos comportamentos dos colaboradores da Lata por exportação, por exemplo, para a abertura à participação que tem se desdobrado em engajamento e sentimento de pertencimento à organização
c) A meta final do comportamento organizacional é o exercício de controlar a atividade humana no ambiente de trabalho.
d) A meta prever permite que os líderes da empresa comuniquem o
comportamento humano, utilizando linguagem do senso comum
e) Por meio da meta controlar os líderes podem antecipar o comportamento criativo na empresa Lata por exportação.
5) Nas organizações contemporâneas, de forma geral, a especialização continuada do processo de trabalho e a inserção de tecnologia em larga escala, modificaram sobremaneira a maneira como as pessoas mobilizam comportamentos no ambiente de trabalho. Com isso, a empresa “sinestesia comportamental” atua no segmento de serviços para desenvolvimento humano nas organizações. Diante disso, a empresa onde você trabalha contratou a empresa citada para desenvolver líderes a pautarem a sua prática de gestão de equipes com foco no comportamento organizacional. Com base em Newstron (2011), assinale a alternativa correta, abaixo relacionada, sobre
comportamento organizacional:
a) Comportamento organizacional é a maneira por meio da qual a organização responde às movimentações do mercado, tão somente.
b) Em que pese a dificuldade atrelada ao consenso, a unidade de análise do comportamento organizacional reúne indivíduos, grupos ou a organização inteira.
c) No debate sobre comportamento organizacional também podemos identificar que uma avaliação clara tem sido realizada a partir dos múltiplos critérios que podem ser utilizados para avaliar sua efetividade.
d) O comportamento humano nas organizações passa a ser compreendido em sua completude a partir dos estudos da ciência comportamental
e) A soma dos comportamentos individuais em uma organização pode ser
compreendida como comportamento organizacional.

Continue navegando