Buscar

ANOTAÇÕES QS QUESOL ENERGIA LIMPA X QSOL ENERGIA SOLAR

Prévia do material em texto

QS QUESOL ENERGIA LIMPA X QSOL ENERGIA SOLAR
QS QUESOL							QSOL
DISTÂNCIA DAS EMPRESAS:
Para argumentar que as marcas QS QUESOL ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL e QSOL ENERGIA SOLAR não são idênticas e/ou colidentes, é preciso considerar os critérios estabelecidos pela Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96), que regula o direito marcário no Brasil. Segundo essa lei, uma marca é considerada idêntica a outra quando reproduz, integralmente, um sinal anteriormente registrado para distinguir produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim (art. 124, XIX). Já uma marca é considerada colidente com outra quando reproduz ou imita, no todo ou em parte, um sinal distintivo anteriormente registrado para distinguir produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim, de modo a causar confusão ou associação com a marca alheia (art. 124, XIX e XXIII).
No caso em questão, as marcas QS QUESOL ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL e QSOL ENERGIA SOLAR não são idênticas, pois possuem elementos gráficos e nominativos distintos. A primeira marca apresenta as letras QS em destaque, seguidas do termo QUESOL, que é uma combinação de QUE + SOL, sugerindo uma ideia de qualidade e sol. Além disso, a marca possui o complemento ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL, que indica o tipo de serviço prestado pela empresa. 
Já a marca apresentada como sinal impeditivo - QSOL ENERGIA SOLAR -, indica apenas uma abreviação da fusão da leta “Q”, a qual possui apresentação principal da marca, que a fonética quando desacompanhada da vogal “U”, com o mesmo som da letra “K”, ou seja a QSOL pode ser lida como “QUESOL” ou “KSOL”, sendo indistinguível.
Para além a palavra “SOL”, é expressão de uso comum para assinalar o complemento “ENERGIA SOLAR”, não dando à QSOL ENERGIA SOLAR termos de apresentação de indistinguíveis à título marcário, pois se utiliza apenas de sinais genéricos para assinalar a marca.
 Portanto, as marcas não reproduzem integralmente um sinal anteriormente registrado para distinguir produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim.
As marcas também não são colidentes, pois não reproduzem ou imitam, no todo ou em parte, um sinal distintivo anteriormente registrado para distinguir produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim, de modo a causar confusão ou associação com a marca alheia. Embora ambas as marcas se refiram ao serviço de energia solar, elas possuem elementos distintivos suficientes para evitar qualquer dúvida ou equívoco por parte dos consumidores. Além disso, as marcas atuam em áreas geográficas diferentes, sendo a QS localizada no Rio Grande do Sul e a QSOL em São Paulo. Isso reduz ainda mais o risco de confusão ou associação entre as marcas, pois os consumidores tendem a levar em conta o local de origem das empresas na hora de contratar seus serviços. Portanto, as marcas não violam o princípio da novidade nem o princípio da exclusividade previstos na lei marcária brasileira.
APRESENTAÇÃO QS QUESOL ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL
A empresa QS Quesol é especializada em geração de energia solar fotovoltaica, oferecendo soluções para todas as etapas do processo, desde o projeto até a manutenção e limpeza dos painéis. Desenvolvemos soluções personalizadas de sistemas fotovoltaicos para clientes de diversos segmentos, atendendo em Ijuí/RS, Palmeira das Missões/RS e região.
Como diferencial, temos a preocupação em acompanhar cada cliente, atendendo suas necessidades próprias e oferecendo também serviços de pós-venda. Além disso, disponibilizamos um aplicativo próprio para monitoramento da produção de energia, com relatórios detalhados e atualizados (diferencial no mercado).
A empresa QS Quesol é comprometida com a sustentabilidade e a inovação, buscando sempre oferecer aos seus clientes uma fonte de energia limpa, renovável e econômica.
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png

Continue navegando