Buscar

ANATOMORFOFISIOLOGIA AVALIAÇÃO 1

Prévia do material em texto

1) O sistema digestório humano compreende uma diversidade de órgãos tubulares, os quais possuem como funções principais a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes, necessários para a manutenção dos processos vitais.Com base nos órgãos que constituem o trato gastrointestinal, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência percorrida pelo alimento ao ingressar no organismo:
A) Boca, esôfago, faringe, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, ânus.
B) Esôfago, faringe, estômago, intestino grosso, intestino delgado, ânus.
C) Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, ânus.
D) Faringe, fígado, intestino delgado, estômago, intestino grosso, ânus.
2) O estômago é a ampliação do trato gastrointestinal e se localiza na parte superior da cavidade abdominal, abaixo do diafragma. Quando não há alimento no estômago, a mucosa reveste as grandes pregas chamadas rugas, que são visíveis a olho nu. Conforme o alimento chega ao estômago, as rugas ficam mais suaves e desaparecem. Acerca do estômago, analise as sentenças a seguir:
I- As células da mucosa gástrica produzem um muco que protege a parede estomacal dos efeitos do ácido clorídrico. 
II- É somente no estômago que ocorre a digestão do amido pela ação da enzima amilase.
III- A enzima pepsina, produzida na forma inativa de pepsinogênio, torna-se ativa pela ação do HCl, dando início à digestão de proteínas.
IV- Ao chegar ao estômago, o bolo alimentar sofre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico (HCl).
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.
3) Uma vez que o alimento se move ao longo do canal alimentar em direção única, o tubo pode ser organizado em compartimentos especializados que realizam a digestão e a absorção de nutrientes em etapas. No gráfico anexo, as curvas 1, 2 e 3 representam a digestão do alimento ao longo do aparelho digestório. É correto afirmar que a digestão das proteínas, dos lipídios e dos carboidratos está representada, respectivamente, pelas curvas:
A) 1, 2 e 3.
B) 2, 3 e 1.
C) 3, 2 e 1.
D) 2, 1 e 3.
4) Todos os componentes do trato digestivo apresentam características estruturais em comum. O canal alimentar, desde a região inferior do esôfago até o canal anal, é formado por um tubo oco, composto por um lúmen com diâmetro variável, circundado por uma parede formada por um arranjo básico de quatro camadas de tecido distintas. Sobre essas camadas, analise as sentenças a seguir:
I- A túnica mucosa representa o revestimento interno do trato digestório, ela consiste em uma camada de tecido conectivo frouxo, recoberta por um epitélio que é lubrificado por secreções glandulares.
II- A tela ou camada submucosa é uma camada de tecido esquelético que envolve a túnica adventícia. São encontradas nesta camada grandes vasos sanguíneos e também glândulas endócrinas.
III- A túnica muscular envolve a tela submucosa, é uma camada formada por fibras musculares lisas que desempenham uma importante função no processamento mecânico e na propulsão de materiais ao longo do trato digestório.
IV- A túnica serosa é a única membrana que reveste a túnica muscular da boca, da faringe, da maior parte do esôfago e do reto. Esôfago não possui túnica serosa
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.
5) Da boca ao fim do tubo digestivo, a comida que ingerimos passa por várias etapas até ser absorvida e, finalmente, transformada em energia. Carboidratos, gorduras e proteínas são quebrados em órgãos diferentes do aparelho digestivo, com a secreção de algumas substâncias e enzimas. O problema é que, na digestão, tudo acontece em meio líquido, e a gordura da comida não se dissolve em água. Daí a importância de um último suco: a bile. Com relação à bile, analise as sentenças a seguir:
I- A bile é produzida pelo fígado e armazenada e concentrada na vesícula biliar.
II- A bile contém sais, que atuam como emulsificantes (detergentes) que ajudam na digestão e absorção de lipídeos.
III- A digestão de gorduras e de outros lipídeos começa no estômago e depende da produção de bile. No duodeno
IV- A bile é responsável pela hidrólise de gorduras no intestino delgado gerando ácidos graxos e monoglicerídeos.
FONTE: https://super.abril.com.br/saude/a-dura-jornada-de-um-sanduiche-boca-adentro/. Acesso em: 6 maio 2020.
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças II e IV estão corretas.
6) [Laboratório Virtual – Sistema Digestório] O fígado é a maior glândula do nosso corpo e o segundo maior órgão. Na vida fetal, apresenta atividade hematopoiética, enquanto na vida adulta volta-se para o armazenamento de glicogênio, produção da bile e ainda realiza uma série de funções metabólicas. Sobre a anatomia do fígado, analise as sentenças a seguir:
I- Possui 2 faces: diafragmática e visceral, as quais ajudam a estabelecer a posição anatômica desse órgão.
II- Possui formato de pêra e está localizado abaixo do estômago, alojado na cavidade abdominal.
III- Existem quatro lobos anatômicos no fígado: lobo direito, lobo esquerdo, lobo caudado e lobo quadrado.
IV- É o único órgão da cavidade abdominal que não é protegido pela membrana do peritônio.
 Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I, II e IV estão corretas.
7) São movimentos extremamente importantes no caminho do alimento por todo o tubo alimentar, esses movimentos não estão relacionados somente ao tubo digestório, mas também ocorrem nos ductos biliares, ductos glandulares, ureteres e uma série de ductos tubulares revestidos por musculatura lisa em nosso organismo. Qual o nome desses movimentos?
A) Peristálticos.
B) Anômalos.
C) Ciliares.
D) Intestinais.
8) [Laboratório Virtual – Sistema Digestório] Analise o texto a seguir:
Corresponde à porção inicial do intestino delgado, sendo o trecho mais curto, mais largo e mais fixo de todo esse órgão. Encontra-se entre os níveis de L1 a L3, estendendo-se desde a extremidade distal do canal pilórico até a flexura duodenojejunal, apresentando, dessa maneira, um formato de “C” ao redor da cabeça do pâncreas.A partir da definição dada, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome desta região do intestino delgado:
A) Colo Ascendente.
B) Jejuno.
C) Duodeno.
D) Íleo.
9) Comer rápido pode ser prejudicial a sua saúde e causar indevidamente a sensação de estômago cheio. Se a pessoa comer muito rápido e não mastigar bem os alimentos, pode sobrecarregar a atividade do estômago. Assim, pode dificultar a digestão e a absorção dos alimentos. A mastigação deve acontecer de forma diferente para cada alimento, por exemplo, quanto mais duro, maior deve ser o processo de mastigação. De acordo com pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, não mastigar bem os alimentos, também tem impactos nas atividades cerebrais, como a memória, e pode levar até a deficiência da musculatura da face. Sobre o processo de digestão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Na boca estão os dentes e a saliva, que trituram e umedecem os alimentos, respectivamente.
( V ) No duodeno ocorre a inserção da bile e do suco pancreático, digerindo nutrientes.
( F ) No estômago, o bolo alimentar entra em contato com o suco entérico, responsável por digerir as proteínas.
( F ) No intestino grosso, a pepsina atua sobre as moléculas de amido, liberando glicose.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/comer-rapido-ou-mastigar-pouco-pode-ser-prejudicial/. Acesso em: 4 out. 2019.
A) F - F - V - V.
B)V - V - F - F.
C) F - V - V - F.
D) V - F - F - V.
10) A deglutição resulta de um mecanismo neuromotor que tem por finalidade transportar o bolo alimentar da boca até o estômago de forma efetiva. É um procedimento complexo e dinâmico, fundamental para a nutrição e hidratação do organismo. Didaticamente, pode ser dividido nas seguintes fases: antecipatória, preparatória-oral e oral; faríngea e esofágica. Com relação ao processo de deglutição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A fase oral é uma fase voluntária, onde a língua, principal estrutura, é responsável por empurrar o alimento do seu ápice para trás, levando o bolo alimentar em direção a faringe.
( F ) A fase faríngea é uma fase voluntária, nela, o bolo alimentar, através da pressão exercida pelo esôfago, culmina com a inibição da respiração.
( V ) Fase esofagiana é uma fase involuntária, onde o bolo alimentar é transportado do esôfago até o estômago através de movimentos peristálticos.
( V ) A fase preparatória é uma fase voluntária onde o alimento chega à boca, é triturado pelos dentes e misturado à saliva, passando a ser chamado bolo alimentar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, R. C. A.; HAQUETTE, R. C. B.; ANDRADE, I. S. N. de. Deglutição com e sem comando verbal: achados videofluoroscópicos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 3, p. 291-297, 2011.
A) F - V - F - F.
B) F - F - V - V.
C) V - F - V - V.
D) V - V - F - V.
image1.png
image2.png
image3.png

Continue navegando