Buscar

Estímulo neutro

Prévia do material em texto

O estímulo neutro (EN) é um conceito-chave no condicionamento clássico, também conhecido como condicionamento pavloviano. Ele é um tipo de estímulo que, inicialmente, não provoca a resposta específica que estamos interessados em estudar ou modificar. No início do processo de condicionamento, o estímulo neutro não tem nenhuma associação com a resposta que queremos condicionar.
Principais características do estímulo neutro:
1. Ausência de resposta condicionada: O estímulo neutro não desencadeia a resposta incondicionada (RI) que queremos condicionar. Ele não tem nenhum efeito específico sobre o comportamento ou a fisiologia do indivíduo em relação à resposta que estamos interessados em estudar.
2. Potencial de ser condicionado: O estímulo neutro tem o potencial de se tornar um estímulo condicionado (EC) através da associação com o estímulo incondicionado (EI). Quando o EN é apresentado repetidamente junto com o EI, ocorre a associação entre os dois estímulos.
3. Importância no processo de condicionamento: O estímulo neutro é fundamental para o processo de condicionamento clássico. É através da associação entre o EN e o EI que o comportamento condicionado é desenvolvido.
4. Exemplo prático: Na clássica experiência de Pavlov, o som de uma campainha era inicialmente um estímulo neutro. Antes do condicionamento, a campainha não tinha nenhum efeito sobre a salivação do cão. No entanto, Pavlov associou a campainha à apresentação de comida (estímulo incondicionado) repetidas vezes, e assim a campainha se tornou um estímulo condicionado que passou a eliciar a resposta condicionada de salivação (RC) mesmo na ausência da comida.
Exemplo prático:
Imagine que um pesquisador está estudando a resposta de sobressalto em ratos. No início do experimento, um som de apito (estímulo neutro) é apresentado aos ratos, e eles não demonstram nenhuma resposta de sobressalto específica em relação ao som do apito. Nesse caso, o som do apito é o estímulo neutro, pois inicialmente não evoca a resposta de sobressalto desejada. No entanto, o pesquisador pode realizar o condicionamento clássico associando repetidamente o som do apito com um estímulo aversivo, como um leve choque elétrico (estímulo incondicionado), para que o som do apito se torne um estímulo condicionado que elicia a resposta condicionada de sobressalto.

Continue navegando