Buscar

A pandemia pode ser considerada uma grande mola propulsora para a digitalização de diversos setores da economia, principalmente, o varejo. É o que mostra a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa MAPA? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
MAPA – LOG – EMPREENDEDORISMO - 51/2024
Caro(a) estudante,
Chegou o momento de realizarmos a nossa atividade MAPA, Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. Essa atividade lhe proporcionará uma aplicação prática sobre o conteúdo aprendido na disciplina de  Empreendedorismo.
A pandemia pode ser considerada uma grande mola propulsora para a digitalização de diversos setores da economia, principalmente, o varejo. É o que mostra a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC), onde no ano de 2021, o crescimento de varejistas que apostaram na transformação digital dentro das companhias foi de 21%, sendo que 57% dos entrevistados apontaram que a transformação digital é prioridade nas empresas, fazendo parte do desenvolvimento de planos estratégicos, com investimentos e ações definidas.
 
Disponível em: https://www.proxxima.com.br/home/prox.... Acesso em: 16 fev. 2022.
 
Bom, e que tal assistir um vídeo explicando o Modelo Business Model Canvas, e experimentar um exemplo prático da realização dessa ferramenta para a Netflix? Sendo assim, lhe convido a assistir os vídeos dos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=mSJAR...
https://www.youtube.com/watch?v=dPDrK...
Imagine que você é líder do setor logístico de uma empresa varejista no segmento supermercadista que está prestes à migrar suas vendas para o digital, acompanhando a tendência de outros supermercados, motivados principalmente pelas novas necessidades dos consumidores potencializadas durante a pandemia da COVID-19. Além disso, o plano reflete um objetivo já programado pela empresa, que, além de satisfazer melhor as necessidades dos seus clientes, entregando produtos de qualidade com rapidez e comodidade também contemplava a expansão da marca e de espaço no mercado.
 
Neste processo, um ponto importante à ser considerado, é a noção de modelo de negócio, ou seja, a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor, cujo conceito de valor refere-se às qualidades específicas de um produto ou serviço percebido pelos clientes em relação às suas necessidades. Dado sua importância, o modelo de negócio pode ser elaborado por meio de uma ferramenta de grande utilidade para o empreendedor, denominada Modelo Business Canvas, pelo qual se tem um meio visual e dinâmico e que considera elementos centrais para dar sustentação ao empreendedor quanto a converter o conhecimento sobre o negócio em informações claras e visuais, seja para os demais participantes do empreendimento ou para potenciais investidores.
 
Neste sentido, considerando o caso hipotético exposto e a ferramenta Modelo Business Canvas, sua tarefa nesta nova fase da empresa será:
 
a) Delinear como deve se estruturar o modelo de negócio da empresa em sua versão digital empregando a ferramenta Modelo Business Canvas. Para isso, você deve considerar, a partir das informações dadas sobre a empresa, como o e-commerce deverá se preparar quanto ao:
 
- Segmento de Clientes;
- Relacionamento com Clientes;
- Proposta de Valor;
- Canais de Distribuição;
- Atividades Chave;
- Recursos Chave.
- Parcerias
-  Estrutura de Custos
- Fontes de Receitas
b) Após estruturar o modelo de negócio digital, considere especificamente o componente Canais de Distribuição e faça uma análise sobre os pontos levantados, comentando sobre como a estrutura proposta pode representar um diferencial competitivo para a organização e influenciar o relacionamento com os clientes?
Orientações:
 
- Para a realização da análise pelo modelo Business Canvas, utilize o modelo proposto a seguir, se orientando pelos pontos em cada quadrante. Este modelo encontra-se disponível e editável no Material Extra.
- Evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada.
- As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
 
 
Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu Professor Mediador.
 
Bons estudos!

Continue navegando