Buscar

Documento (5)

Prévia do material em texto

Faculdade Universo 
Aluna:Adriana Ferreira Gonzaga
Matrícula:600829645
Disciplina:Aprendizagem motora e psicomotricidade
Professora: Alice Vieira 
Resumo:Teoria da aprendizagem:
É a teoria da aprendizagem que tem como foco a ideia de que, para uma pessoa ganhar novos conhecimentos, ela precisa partir de experiências e conhecimentos que já possui. Essa teoria deriva de outra, a teoria cognitiva.Existem três tipos de aprendizagem significativa que são aprendizagem representacional, conceitual e proposicional. De signos ou símbolos formado culturalmente.Ausubel entende a aprendizagem como a ampliação ou reorganização da estrutura cognitiva por meio de novas ideias. Ele compreende a mente humana como uma 9estrutura extremamente organizada e hierarquizada, onde as ideias mais específicas são relacionadas a conceitos mais Ausubel (2003) identifica três tipos de conhecimento significativo: Representacional, Conceitual e Proposicional. O tipo mais elementar de aprendizagem significativa e ao qual todas as outras são subordinadas é o tipo representacional.
Uma teoria da aprendizagem é uma tentativa de descrever o que acontece quando se aprende e como se aprende. Em psicologia e em educação, são os diversos modelos ou padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos.conteúdos devem ser significativos, isto é, interessantes, expressivos, incluir elementos da vida dos alunos para serem assimilados de forma ativa e consciente. As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-exIstente e o novo conhecimento.As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.
Aprendizagem Motora consiste em uma alteração na capacidade do indivíduo em desempenhar uma habilidade motora, que pode ser inferida por uma melhoria relativamente permanente no desempenho, devido à prática ou à experiência (MAGILL, 1998).

Continue navegando

Outros materiais