Buscar

QUESTIONÁRIO 15

Prévia do material em texto

1. O que é a teoria da aprendizagem social na psicologia?
· A teoria da aprendizagem social sugere que as pessoas aprendem por meio da observação e imitação de modelos, sendo influenciadas por recompensas, punições e consequências observadas.
2. Quais são os princípios da teoria da seleção natural de Darwin?
· Os princípios incluem variabilidade genética, competição por recursos limitados, adaptação ao ambiente e sobrevivência diferencial de características favoráveis, resultando em mudanças evolutivas ao longo do tempo.
3. O que é a teoria da equidade de gênero na sociologia?
· A teoria da equidade de gênero argumenta que homens e mulheres devem ter acesso igualitário a oportunidades, recursos e direitos, buscando eliminar desigualdades e discriminações baseadas no gênero.
4. Quais são os métodos utilizados em pesquisas experimentais na psicologia?
· Métodos incluem design experimental, manipulação de variáveis independentes, controle de variáveis extrínsecas, randomização, medidas de resultado e análise estatística, visando estabelecer relações causais entre variáveis.
5. O que é a teoria da seleção de grupo na biologia evolutiva?
· A teoria da seleção de grupo sugere que a seleção natural pode favorecer características que beneficiam grupos de organismos em detrimento de indivíduos, influenciando a evolução de comportamentos cooperativos e altruístas.

Continue navegando