Buscar

QUESTIONÁRIO 17

Prévia do material em texto

1. O que é a teoria da evolução por seleção natural e como ela se aplica às espécies?
· A teoria da evolução por seleção natural propõe que características adaptativas conferem vantagens de sobrevivência e reprodução, sendo selecionadas ao longo do tempo e resultando em mudanças evolutivas nas populações.
2. Quais são os métodos de pesquisa utilizados em estudos longitudinais em psicologia?
· Métodos incluem coleta de dados repetida ao longo do tempo, entrevistas longitudinais, testes psicométricos repetidos, análise de mudanças e estabilidade, visando compreender desenvolvimento, mudanças e continuidade em longo prazo.
3. O que é a teoria do desenvolvimento moral de Piaget e quais são seus estágios?
· A teoria de Piaget descreve quatro estágios do desenvolvimento moral (heterônomo, individualismo instrumental, mutualidade e respeito pelas regras), baseados na compreensão da moralidade e do julgamento moral em crianças.
4. Quais são os métodos utilizados em pesquisas experimentais em química?
· Métodos incluem design experimental, manipulação de variáveis independentes, uso de controles, análise de reações químicas, medidas precisas, análise estatística e revisão por pares, visando investigar processos químicos e estabelecer relações causais.
5. O que é a teoria da aprendizagem construtivista na educação?
· A teoria construtivista sugere que os alunos constroem ativamente o conhecimento por meio da interação com o ambiente, da reflexão sobre experiências e da construção de significados pessoais, valorizando a autonomia e a construção coletiva do conhecimento.

Continue navegando