Buscar

QUESTIONÁRIO 18

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Quais são os métodos de pesquisa utilizados em estudos longitudinais em educação?
· Métodos incluem coleta de dados repetida ao longo do tempo, observação longitudinal, testes padronizados repetidos, análise de mudanças e tendências educacionais, visando compreender desenvolvimento, aprendizagem e impactos de intervenções educativas em longo prazo.
2. O que é a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson e quais são seus estágios?
· A teoria de Erikson descreve oito estágios do desenvolvimento psicossocial, cada um com uma crise a ser resolvida (confiança versus desconfiança, autonomia versus vergonha, iniciativa versus culpa, etc.), influenciando a formação da identidade ao longo da vida.
3. Quais são os métodos utilizados em pesquisas experimentais em biologia molecular?
· Métodos incluem manipulação genética, cultura celular, técnicas de biologia molecular (PCR, sequenciamento de DNA, eletroforese), análise de expressão gênica, bioinformática e revisão por pares, visando investigar processos moleculares e genéticos em organismos vivos.
4. O que é a teoria da seleção natural de Darwin e quais são seus princípios básicos?
· A teoria de Darwin postula que características adaptativas são selecionadas pela pressão ambiental, levando a mudanças evolutivas nas populações ao longo do tempo. Princípios incluem variabilidade genética, seleção diferencial e hereditariedade.
5. Quais são os métodos de pesquisa utilizados em estudos longitudinais em saúde pública?
· Métodos incluem coleta de dados repetida ao longo do tempo, acompanhamento de populações, análise de tendências de saúde, intervenções longitudinais, análise estatística e revisão por pares, visando compreender determinantes de saúde, evolução de doenças e impactos de políticas de saúde em longo prazo.

Outros materiais