Buscar

UNIFACVEST - PROVA(PRESENCIAL) - ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO 1Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de metodologia.
a) A metodologia consiste na opção de teorias efetivas de sala para que a aprendizagem aconteça.
b) A metodologia consiste na opção de práticas efetivas de sala voltadas aos alunos comdificuldades.
c) A metodologia consiste na opção de atividades efetivas de sala para que a aprendizagemaconteça por meio de exercícios.
d) A metodologia consiste na opção de práticas efetivas de sala para que a aprendizagem aconteça.
e) A metodologia consiste na opção de práticas efetivas fora de sala de aula para que aaprendizagem aconteça.
QUESTÃO 2Dentre as metodologias, uma boa sugestão é o ______________________, que possibilita a trocae o gerenciamento de informações, a argumentação, o trabalho em equipe e o desenvolvimento deideias, ou seja, habilidades em evidência nos alunos de ensino fundamental - anos finais.
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho.
a) Jogo da memóriab) StoryKitc) Scribble Pressd) Debate Inteligentee) Motion Math
QUESTÃO 3Assinale a alternativa que corresponde às características dos alunos nos anos finais do ensinofundamental.
a) Do 6º ano ao 9º ano. Nessa fase, a criança está, aproximadamente, entre os 11 e 14 anos, ouseja, no período da puberdade.
b) Do 1º ao 9º ano. Nessa fase, a criança está, aproximadamente, entre os 6 e 14 anos, ou seja,no período da puberdade.
c) Do 6º ao 9º ano. Nessa fase, a criança está, aproximadamente, entre os 5 e 10 anos, ou seja, noperíodo da puberdade.
d) Do 6º ao 9º ano. Nessa fase, a criança está, aproximadamente, entre os 11 e 14 anos, ou seja,no período da idade adulta.
e) Do 1º ao 5º ano. Nessa fase, a criança está, aproximadamente, entre os 11 e 14 anos, ou seja,no período da puberdade.
QUESTÃO 4Assinale a alternativa que denomina corretamente a avaliação que permite ao professor verificar,inicialmente, em que momento se encontra o desenvolvimento do aluno e seu processo deevolução, além de detectar dificuldades para que sejam trabalhadas, repensando seu planejamentoquando necessário.
a) Avaliação anual.b) Avaliação classificatória.c) Avaliação formativa.d) Avaliação semanal.e) Avaliação diagnóstica.
QUESTÃO 5Avaliar o desempenho da aprendizagem requer instrumentos capazes de identificar, por meio dediferentes perspectivas e observaçõ­­­es, ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ _____________________.
Assinale a alternativa que completa a afirmativa.
a) se o aluno alcançou a nota máximab) se o aluno alcançou os objetivos preestabelecidos inicialmentec) se o aluno alcançou os objetivos disciplinaresd) se o aluno alcançou os objetivos na atividade finale) se os alunos produziram todos, ao mesmo tempo, as atividades
QUESTÃO 6De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2010), é frequente, nessa etapa,observar forte adesão aos padrões de comportamento dos jovens da mesma idade, o que éevidenciado pela forma de se vestir e pela linguagem utilizada por eles.
Assinale a alternativa que corresponde a essa etapa.
a) Infância.b) Adolescência.c) Segunda infância.d) Idade adulta.e) Pré-adolescência.
QUESTÃO 7Com relação à transição da educação infantil para o ensino fundamental, assinale a alternativa queressalta as considerações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), aprovadas em 2010.
a) As DCN se preocupam em estabelecer a relação professor e aluno, na educação infantil e noensino fundamental, como uma nova fase.
b) Elas se preocupam em estabelecer a relação entre estes dois períodos - a educação infantil eo ensino fundamental - como uma continuidade.
c) Elas não se preocupam em estabelecer a relação entre estes dois períodos - a educação infantile o ensino fundamental - como uma continuidade.
d) Estabelece a relação entre esses dois períodos, considerando não mais a participação da famíliacomo um elemento importante.
e) Elas estabelecem que a relação entre a educação infantil e o ensino fundamental é uma quebra.
QUESTÃO 8Com relação ao processo de alfabetização e letramento, é correto afirmar que:
a) a alfabetização é um processo rápido e ocorre somente no primeiro e no segundo ano. Letrar éinserir o aluno em um mundo de criticidade e interpretação da realidade; é um processo definidonos dois anos iniciais.
b) a alfabetização é um processo isolado do letramento, que é inserir o aluno em um mundo decriticidade e interpretação da realidade; é um processo que se estende por todo o ensinofundamental.
c) a alfabetização é um processo complexo e que não ocorre somente nos anos iniciais. Letrar éinserir o aluno em um mundo de criticidade e interpretação da realidade; deve ser o ponto principaljá nos primeiros anos da educação infantil.
d) a alfabetização é um processo complexo e que não ocorre somente nos anos iniciais. Letrar éinserir o aluno em um mundo de criticidade e interpretação da realidade; é um processo que seestende por todo o ensino fundamental.
e) a alfabetização é um processo que ocorre somente nos anos iniciais. Letrar é inserir o aluno emum mundo de criticidade e interpretação da realidade; é um processo imediato no início do ensinofundamental.
QUESTÃO 9Assinale a alternativa em que Moran (2017) define o conceito de metodologias ativas.
a) São estratégias de ensino centradas na individualização dos estudantes na construção doprocesso de aprendizagem, de forma flexível.
b) São estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção deavaliação, de forma centralizada.
c) São estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos professores na construção doprocesso de aprendizagem, de forma única.
d) São estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção doprocesso de aprendizagem, de forma flexível e interligada.
e) São estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção deatividades teóricas.
QUESTÃO 10Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de método.
a) O método de ensino se refere a uma postura geralmente adotada pela escola e que reflete naforma como são encaminhados os acompanhamentos com as famílias.
b) O método de ensino se refere a uma postura geralmente adotada pela escola com relação àformação do professor e às orientações que devem seguir.
c) O método de ensino se refere a um procedimento geralmente adotado pela escola e que refletena aprovação ou reprovação do aluno.
d) O método de ensino se refere a uma postura geralmente adotada pela escola e que reflete aforma de ensinar e conduzir os processos em sala de aula daquela instituição.
e) O método de ensino se refere a uma postura geralmente adotada pelo professor e que reflete aforma de avaliar os alunos.
QUESTÃO 11Com relação às metodologias adotadas no ensino fundamental - anos finais, assinale a alternativacorreta.
a) As metodologias devem envolver apenas jogos e brincadeiras.b) As metodologias devem ser com trabalhos individuais.c) Metodologias favorecem apenas os estudos para as provas.d) As metodologias mudam semanalmente.e) É preciso manter a linha de continuidade com o ensino fundamental - anos iniciais.
QUESTÃO 12A partir do momento que o professor planeja diferentes formas de avaliar, ele estará contemplandotambém­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ _____________________________.
Assinale a alternativa que complementa corretamente a afirmativa.
a) as diversas formas de se expressar, que não demonstram o conhecimento utilizado por cadaaluno
b) as diversas formas de se expressar e de reconhecer os erros de cada aluno
c) uma única forma de se expressar e de demonstrar o conhecimento utilizada por cada aluno
d) as diversas formas de se expressar e de demonstrar o conhecimento utilizadas apenas na teoriapor cada aluno
e) as diversas formas de se expressar e de demonstrar o conhecimento utilizadas por cada aluno

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando