Buscar

EXERCÍCIO NEUROFISIOLOGIA

Prévia do material em texto

CASO 2
A
No meio extracelular possui uma concentração maior de sódio enquanto no meio intracelular possui maior concentração de potássio. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras descritas anteriormente que capturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. No meio extracelular, capturam os íons potássio (K+) e os bombeiam para o meio interno. Se não houvesse um transporte ativo eficiente, a concentração destes íons iria se igualar.
B
Quando um neurotransmissor se liga a um receptor em sua célula receptora, ele faz com que o canal iônico se abra ou feche. Isso produz uma mudança local no potencial de membrana (voltagem transmembrana) da unidade receptora. Em alguns casos, essa mudança torna a célula-alvo mais provável de acionar seu próprio potencial de ação. Nesse caso, a mudança no potencial de membrana é chamada de potencial de excitação pós-sináptica ou PEPS. Em outros casos, essa alteração torna a célula-alvo menos provável de desencadear um potencial de ação, conhecido como potencial inibitório pós-sináptico ou PIPS.
PEPS é despolarizante: corrige o interior da célula, aproximando o potencial de membrana do seu limite, o que desencadeia o potencial de ação. Às vezes, um único PEPS não é suficiente para levar os neurônios ao limite, mas pode ser adicionado a outros PEPS para acionar potenciais de ação. O PIPS tem o efeito oposto. Ou seja, eles tendem a manter o potencial de membrana dos neurônios pós-sinápticos abaixo do limiar de disparo do potencial de ação. Os PIPS são importantes porque podem compensar ou neutralizar os efeitos excitatórios da PEPS.
C
Noradrenalina. A norepinefrina (também chamada de noradrenalina) é um neurotransmissor nos sistemas nervosos periférico e central. A noradrenalina produz muitos efeitos no corpo, sendo os mais notáveis aqueles associados à resposta de "lutar ou fugir" ao perigo percebido. Os efeitos da norepinefrina e de uma catecolamina relacionada, a epinefrina (também chamada de adrenalina), são mediados pela família dos receptores adrenérgicos.
D
Em situações de estresse ou emergência, o sistema nervoso simpático é responsável pelas mudanças no corpo. Portanto, coloca o indivíduo em estado de alerta, pronto para a resposta de luta e fuga. O sistema nervoso parassimpático tem a função de restaurar o corpo ao estado de calma antes que o indivíduo estivesse sob estresse, tem função de relaxar o organismo. 
A origem dos neurônios pós ganglionares tanto do SNAS quanto do SNAP se dá nos gânglios. Sempre que você ouvir o nome gânglio, isso significa que há o acúmulo de corpos celulares de neurônios no sistema nervoso periférico. Os gânglios do SNAS ficam localizados próximos à coluna vertebral (longe do órgão efetor) e por este motivo são denominados gânglios paravertebrais. Os gânglios do SNAP ficam localizados próximos ou dentro dos órgãos efetores, portanto longe da medula espinhal, e por este motivo são chamados gânglios terminais.
E
O motivo dessa mudança é que a abertura do canal de Na + (sódio) da bateria permite sua entrada, deixando a membrana positiva em seu ambiente interno e a membrana negativa em seu ambiente externo. Para que a célula volte ao estado de repouso, é necessário que o excesso desses íons positivos saia de alguma forma da membrana. A hiperpolarização se refere ao potencial de membrana que se torna mais negativo em um determinado ponto da membrana do neurônio, enquanto a despolarização se refere ao potencial de membrana se tornar menos negativo (mais positivo). Quando os canais iônicos da membrana são abertos ou fechados, ocorre a despolarização e a hiperpolarização, alterando assim a capacidade de íons específicos de entrar ou sair da célula. Por exemplo:
A abertura e o fechamento desses canais podem depender da combinação de moléculas de sinal, como neurotransmissores (canais de íons dependentes de ligante) ou dependentes de voltagem de membrana (canais de íons dependentes de voltagem).

Continue navegando