Buscar

Do mesmo modo que Fairclough (2005, [2012]), van Dijk (2010) destaca a possibilidade de existir conexão entre métodos e abordagens, para se desenvo...

Do mesmo modo que Fairclough (2005, [2012]), van Dijk (2010) destaca a possibilidade de existir conexão entre métodos e abordagens, para se desenvolver um estudo. Ele não defende um método específico, mas sugere maneiras de estudar as estruturas e estratégias da escrita e da fala.O autor pontua como importantes as seguintes análises: Análise gramatical (fonológica, sintática, lexical, semântica); Análise pragmática dos atos de fala e dos atos comunicativos; Análise retórica; Análise estilística; Análise de estruturas específicas (gênero, etc.): narrativa, argumentativa, notícias jornalísticas, livros didáticos, etc; Análise conversacional da fala em interação; Análise semiótica de sons, imagens e outras propriedades multimodais do discurso e da interação. (Dijk, 2010, p. 11)”



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Jovania Maria Perin. Rota de aprendizagem da aula 4. Análise do Discurso, Curitiba, Intersaberes, 2021. p.14.

Considerando o trecho lido e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 4 de Análise do Discurso sobre os conceitos de Análise do Discurso adotados por Van Dijk, identifique o conceito de análise de discurso de Van Dijk e sua relação com a situação em que o discurso acontece, em seguida,  assinale a alternativa correta:

APara van Dijk, o discurso deve ser analisado apenas como um objeto verbal autônomo, não sendo necessário considerar a situação social em que o discurso está inserido.BPara van Dijk, o discurso não deve ser analisado apenas como um objeto verbal autônomo, sendo necessário considerar a situação textual em que o texto está inserido.CPara van Dijk, o discurso não deve ser analisado apenas como um objeto verbal autônomo, sendo necessário considerar a situação social em que o discurso está inserido.DPara van Dijk, o discurso deve ser analisado apenas como um objeto verbal autônomo, sendo necessário desconsiderar a situação social em que o discurso está inserido.EPara van Dijk, o discurso deve ser analisado apenas como um objeto verbal autônomo, sendo necessário considerar as relações de poder em que o discurso está inserido.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: C) Para van Dijk, o discurso não deve ser analisado apenas como um objeto verbal autônomo, sendo necessário considerar a situação social em que o discurso está inserido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais