Buscar

Ferramentas da gestão do cuidado à saúde da Pessoa com Deficiência nos serviços de reabilitação

Prévia do material em texto

O movimento dos profissionais em busca de uma solução para o problema vivenciado por André e a ampliação do cuidado fazem parte de um processo de gestão do cuidado. Marque a alternativa que melhor define o processo de gestão do cuidado, que consiste na:
Escolha uma opção:
a. Oferta de apoio e estrutura para atender as necessidades de saúde, sendo realizada nas dimensões familiar e profissional, buscando resolver problemas coletivos.
b. Disponibilização das tecnologias de saúde, considerando as necessidades singulares de pessoas, na fase adulta, com vistas a promover o bem-estar, a segurança e a autonomia.
c. Forma como o cuidar se revela, organizando-se por meio de uma interação entre os profissionais de saúde, podendo subsidiar mudanças nas práticas desses profissionais visando a tecnificação do cuidado.
d. Capacidade técnica, política e operacional que uma equipe de saúde possui para planejar a assistência aos usuários, no plano individual ou coletivo, promovendo a saúde no âmbito biopsicossocial. 
Parabéns! Você acertou! A gestão do cuidado consiste na capacidade técnica, política e operacional que uma equipe de saúde possui para planejar a assistência aos usuários, no plano individual ou coletivo, promovendo a saúde no âmbito biopsicossocial. Envolve os profissionais de saúde e de outros setores, bem como os usuários.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Capacidade técnica, política e operacional que uma equipe de saúde possui para planejar a assistência aos usuários, no plano individual ou coletivo, promovendo a saúde no âmbito biopsicossocial.
Questão 2
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
A equipe de Saúde da Família é a referência do cuidado à saúde da família de André no território onde residem e os profissionais do Centro de Reabilitação podem oferecer apoio para ampliar e qualificar o cuidado ofertado à criança. Essa oferta de suporte pode se dar mediante o uso de uma ferramenta de cuidado chamada apoio matricial. Sobre esta ferramenta, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Baseia-se na proposta de construir e ativar espaços de diálogo, com compartilhamento de conhecimento entre profissionais de referência e especialistas, em uma relação não mais pautada na autoridade, mas com base em procedimentos dialógicos.
b. Permite criar novas formas de comunicação na rede assistencial, sendo uma metodologia de trabalho que substitui os sistemas hierarquizados, ou seja, os mecanismos de referência e contrarreferência, protocolos e centros de regulação.
c. Tem como um dos desafios para sua execução, a dificuldade de reconhecer que os profissionais envolvidos são independentes, assim como os serviços, e que o apoio deve se constituir dentro dos limites do saber e competência de cada profissional.
d. Tem como perspectiva, a oferta de suporte técnico pedagógico por parte das equipes especializadas às equipes de referência, com base em diretrizes clínicas e sanitárias, orientando intervenções que aumentem a capacidade das equipes de referência de resolver problemas de saúde.  
O apoio matricial tem duas perspectivas de ação: oferecer retaguarda assistencial e suporte técnico pedagógico às equipes de referência. Constitui-se com base na construção compartilhada de diretrizes clínicas e sanitárias entre os componentes de uma equipe de referência e os especialistas que oferecem apoio matricial e não na oferta de saberes de uma equipe a outra. Tem potencial para contribuir com intervenções que aumentem a capacidade de resolver problemas de saúde da equipe primariamente responsável pelo caso.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é a opção A.
Feedback: 
O apoio matricial procura construir e ativar espaço para comunicação ativa e para o compartilhamento de conhecimento entre profissionais de referência e apoiadores. É uma metodologia para ordenar essa relação entre referência e especialista não mais com base na autoridade, mas com base em procedimentos dialógicos.
A resposta correta é: Baseia-se na proposta de construir e ativar espaços de diálogo, com compartilhamento de conhecimento entre profissionais de referência e especialistas, em uma relação não mais pautada na autoridade, mas com base em procedimentos dialógicos.
Questão 3
Completo
Não avaliada
Marcar questão
Texto da questão
Cristina propôs reunir profissionais envolvidos no cuidado de André, tanto do Centro de Reabilitação quanto da Atenção Primária com a finalidade de traçar uma estratégia para compreender melhor a situação vivenciada por aquela criança, identificar o problema que o afligia e construir soluções para um cuidado resolutivo e continuado. Essa estratégia pode ser bastante potencializada com a utilização de uma ferramenta de gestão do cuidado, o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que pode ser:
Escolha uma opção:
a. Uma tecnologia que contribui para a integralidade do cuidado, construída a partir da reflexão de uma equipe interdisciplinar, elaborando um conjunto de propostas de condutas terapêuticas integradas, direcionadas a um indivíduo ou coletivo. 
Parabéns! Você acertou! O Projeto Terapêutico Singular é um dispositivo que contribui para a integralidade do cuidado, na medida em que articula os saberes e as práticas dos diversos profissionais, de forma a ofertar uma atenção integral. É um “conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial se necessário”.
b. Realizado em quatro momentos: diagnóstico, definição de metas, execução do tratamento e reavaliação. É importante que participem do encontro para a realização do PTS membros da equipe que tenham vínculos com o usuário e a família.
c. Um dispositivo de integração e organização de equipes de profissionais da saúde da Atenção Primária, sendo uma variação da discussão de caso clínico. A dimensão singular é a essência do projeto terapêutico e sua construção tem como foco o adoecimento.
d. Um planejamento que reúne profissionais da saúde de distintas especialidades, visando a busca de soluções para problemas de saúde complexos, mas sem abordar questões das condições de sobrevivência das pessoas, pois extrapola a governabilidade dos profissionais envolvidos na construção do PTS.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Uma tecnologia que contribui para a integralidade do cuidado, construída a partir da reflexão de uma equipe interdisciplinar, elaborando um conjunto de propostas de condutas terapêuticas integradas, direcionadas a um indivíduo ou coletivo.
image3.wmf
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando