Buscar

Questionário Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 8,34 de 8,34
Marcar questão
Texto da questão
Leia a afirmação a seguir:
 
O homem ou a mulher que sofrem de anorexia nervosa normalmente tem um medo obsessivo de ganhar peso, recusa em manter um peso corporal saudável e uma percepção irreal da imagem corporal. Por sua vez,  ________________ é a compulsão alimentar repetida, seguida por comportamentos que compensam os excessos, como vômitos forçados, exercícios excessivos ou uso frequente de laxantes ou diuréticos. Portanto,  ____________________ podem afetar ___________ e adultos, podendo levar tanto a prejuízos psicológicos quanto sociais.
 
A opção que preenche corretamente as lacunas do texto é: 
Escolha uma opção:
a. o transtorno alimentar – a bulimia nervosa – adolescentes
b. a bulimia nervosa – a bulimia e anorexia – adolescentes
c. a bulimia nervosa – os transtornos alimentares – adolescentes 
A questão expõe a diferenciação entre Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa como sendo transtornos alimentares que podem estar presentes em adolescentes.
d. a bulimia nervosa – os transtornos de ansiedade – adolescentes
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: a bulimia nervosa – os transtornos alimentares – adolescentes
Questão 2
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
Alice é uma jovem que gosta de ajudar suas amigas da escola, principalmente quando elas estão tristes.
Alice convida as amigas para conversar no pátio durante o recreio e tenta ajudá-las com conselhos e histórias motivadoras.
Com esse perfil, a jovem Alice poderia ser considerada uma “agente de cuidado”.
Nesse caso, podemos afirmar que as atribuições importantes para ela ser uma “agente de cuidado” são: 
Escolha uma opção:
a. Escutar de forma acolhedora, utilizar discurso religioso, impor a suas crenças aos jovens.
b. Escolher temas pessoais para conversar com os jovens e não realizar encaminhamento para CAPS.
c. Autoconhecer-se, promover a saúde mental, realizar os primeiros socorros emocionais. 
Essas são algumas das atribuições dos agentes de cuidado.
d. Escolher uma sala ampla e mobiliada para conversar com suas amigas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Autoconhecer-se, promover a saúde mental, realizar os primeiros socorros emocionais.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 8,34
Marcar questão
Texto da questão
Após o manejo da crise, é importante auxiliar o adolescente a refletir sobre projetos de vida, identificar e reconhecer qualidades, habilidades e forças pessoais para que desenvolva uma visão de futuro positiva e otimista.
Analise a afirmação e a tirinha a seguir e relacione-as com as assertivas abaixo:
“O projeto de vida se organiza em torno de objetivos que são significativos – tanto para as pessoas quanto para o que elas percebem como necessário para o mundo em que vivem. Com isso planejam e motivam ações, levando aquele que está desenvolvendo o projeto de vida a tomar decisões, formular objetivos de curto prazo e se engajar nas atividades necessárias para sua concretização” (Pinheiro; Arantes; Araújo, 2019).
 
1. A afirmação explica o conteúdo da tirinha, visto que a pessoa que trabalha o projeto de vida sabe o que é melhor para o futuro do jovem e define os componentes do Projeto de modo a facilitar a condução do processo de implantação.
2. A tirinha demonstra uma crítica à maneira como as pessoas lidam com crianças e adolescentes, “empurrando goela abaixo” aquilo que consideram importante, desconsiderando os desejos e conhecimentos de vida que já possuem.
3. Ao estimular os jovens a refletirem sobre os próprios projetos de vida, é necessário focar apenas na história de vida e aptidões que eles possuem, pois com tantas guerras e segregações, pensar em necessidades coletivas pode fazer o jovem voltar a um quadro de crise.
4. A afirmação revela que um projeto de vida que considera o jovem, o entorno onde ele vive, e o faz pensar no papel dele no mundo, pode ser mais significativo, motivando-o a buscar aquilo que ele identificou como sendo relevante.
 
Sobre essas assertivas, é correto afirmar que: 
Escolha uma opção:
a. Apenas as assertivas 2 e 4 são corretas.
b. Apenas a assertiva 1 é correta.
c. As assertivas 1e 4 são corretas. 
A assertiva 1 não é correta porque ao trabalhar o projeto de vida deve-se considerar o território do adolescente, bem como o que ele quer para si, não trazer algo que o adulto ou o profissional considerem que o jovem deva fazer da própria vida.
A assertivao 4 está correta. É muito comum que, ainda hoje, os adultos tenham uma ideia de decidir os projetos de vida dos jovens, a partir de suas experiências. Apesar de importante essa troca de saberes, é essencial garantir o protagonismo dos jovens nesse processo. Além disso, é preciso que os projetos incluam os aspectos sociais e comunitários desses sujeitos.
d. Apenas a assertiva 3 é correta.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Apenas as assertivas 2 e 4 são corretas.
Questão 4
Correto
Atingiu 8,34 de 8,34
Marcar questão
Texto da questão
“Especialistas concordam que o acesso à rede mundial é um caminho sem volta, e a proibição do uso não é a melhor opção para os pais. O presidente da organização não governamental Safernet, Thiago Tavares, diz que a melhor estratégia continua sendo o diálogo, a conversa franca e a relação de confiança que deve existir entre pais e filhos.”
“Da mesma forma que você conversa com seus filhos sobre os riscos que existem ao sair na rua, na escola, no cinema, você diz para ele não aceitar bala de estranhos, você também deve orientá-lo em relação ao uso seguro da internet”, diz. Ele recomenda também o uso de versões customizadas de sites e aplicativos, que selecionam o conteúdo apropriado para crianças.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-07/pais-devem-acompanhar-o-acesso-de-criancas-internet-alertam-especialistas. Acesso em 19 de fev. de 2022.
Considerando o comentário do Thiago Tavares, presidente da Safernet, é preciso monitorar o uso das redes sociais.
Sobre o uso das redes sociais pelos adolescentes, é correto afirmar que: 
Escolha uma opção:
a. As redes sociais servem aos interesses das grandes corporações e não têm qualquer relação com a educação dos jovens ou com seu desenvolvimento.
b. As redes sociais estão cheias de armadilhas para os jovens que precisam ser monitorados e punidos para não fazerem algo errado na internet.
c. As redes sociais são ambientes perigosos e cheios de riscos, por isso devem ser evitadas para que os jovens não se envolvam em problemas.
d. As redes sociais podem ser importantes para a socialização dos adolescentes, mas precisam ser monitoradas, porque também oferecem riscos. 
As redes sociais são muito importantes para as interações sociais entre os jovens e o monitoramento dos adultos contribui para a redução dos riscos e favorece o uso saudável dessa tecnologia.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As redes sociais podem ser importantes para a socialização dos adolescentes, mas precisam ser monitoradas, porque também oferecem riscos.
Questão 5
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as peculiaridades da atenção psicossocial infantojuvenil, indique a opção que não reflete o que está pautado na política de saúde mental infantojuvenil brasileira, ou seja, ação que não é esperada no processo de escuta e acolhimento de adolescentes e jovens que apresentam sofrimento psíquico:
Escolha uma opção:
a. Parte do sofrimento psíquico das crianças e jovens são analisadores do mundo que vivemos hoje.
b. Com a adolescência, devemos pensar a atenção interdisciplinar e intersetorial.
c. A entrada de crianças e adolescentes no campo específico da assistência pública em saúde mental.
d. No trabalho com adolescentes e jovens em sofrimento psíquico devemos apassivá-los. 
Não necessitamos apassivar o que adolescentes e jovens vivem, a partir de normas, mas sim devemos acolhê-los, para que possam compartilhar a experiência de sofrimento que estão vivendo.
Feedback
Sua respostaestá correta.
A resposta correta é: No trabalho com adolescentes e jovens em sofrimento psíquico devemos apassivá-los.
Questão 6
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
O comportamento autolesivo é praticado pelo (a)  adolescente na tentativa de trazer alívio e diminuir a angústia. É uma forma de lidar com o sofrimento emocional.
Diante de comportamento autolesivo, é correto afirmar que a escola pode:
Escolha uma opção:
a. Capacitar e sensibilizar a comunidade educativa para agirem de forma adequada diante desse comportamento. 
Os profissionais da educação não recebem formação para lidar com tais situações, é importante que estejam preparados para identificar e fazer os encaminhamentos devidos. Formação é também ação de promoção e prevenção em saúde mental.
b. Promover a educação socioemocional por meio de palestras coletivas apenas uma vez por ano.
c. Chamar periodicamente para conversar e ver as cicatrizes, como forma de monitorar os estudantes vulneráveis.
d. Falar sobre sofrimento emocional de forma sigilosa e em pequenos grupos para evitar comentários coletivos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Capacitar e sensibilizar a comunidade educativa para agirem de forma adequada diante desse comportamento.
Questão 7
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
"As consequências do bullying podem ser devastadoras e irreversíveis para a vítima. Os primeiros sintomas são o isolamento social da vítima, que não se vê como alguém que pertence àquele grupo.” A partir daí, cabe aos educadores e profissionais de saúde estarem atentos às consequências para o estudante vítima.
Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm. Acesso em 19 de fev. de 2022.
Existem algumas consequências mais comuns a quem sofre bullying ou cyberbullying. Dentre essas consequências, pode ser citada: 
Escolha uma opção:
a. Fortalecimento da autoestima da percepção de si mesmo.
b. Aumento do rendimento acadêmico. 
c. Melhora da autodeterminação e autoestima. 
d. Manifestação de sintomas depressivos e de ansiedade.  
Sintomas depressivos e de ansiedade são frequentemente presentes entre adolescentes vitimas de bullying e cyberbullying.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Manifestação de sintomas depressivos e de ansiedade. 
Questão 8
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
Acerca das políticas públicas de saúde mental voltadas para o público de crianças e adolescentes se exige dos profissionais que trabalham nesse campo uma atuação que:
Escolha uma opção:
a. Rompa com a desinformação e promova a intersetorialidade. 
As iniciativas na assistência a crianças e adolescentes que sofrem com transtorno mental ainda demanda um trabalho dos profissionais na lógica de romper com a desinformação técnico-política, promover a intersetorialidade.
b. Valorize a figura do médico e promova a intersetorialidade.
c. Fortaleça o papel do médico e responsabilize a família.
d. Responsabilize a família e denuncie e uso de drogas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Rompa com a desinformação e promova a intersetorialidade.
Questão 9
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que crianças e adolescentes que convivem com mais proximidade e relação afetiva de cumplicidade e segurança com seus familiares e amigos têm menos chance de automutilação e tentativas de suicídio.
Dessa forma, existem programas e ações que auxiliam na construção e fortalecimento desses vínculos. Analise as afirmações abaixo:
 
1. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que está vinculado ao CRAS é um serviço ofertado de forma complementar ao trabalho social que o território propõe para as famílias.
2. Os termos “fortalecer”, “prevenir” e “promover” estão presentes nos objetivos e na própria descrição desses serviços de saúde, destacando o caráter preventivo e antecipatório a situações de riscos e vulnerabilidades, tentando oferecer às famílias uma forma de atendimento que engloba todos os seus membros.
3. Existem atividades coletivas que envolvem toda a comunidade como: Oficinas com famílias e ações comunitárias. A Oficinas vão além das intervenções individuais e constroem ações de fortalecimento das famílias, potencializando o cuidado dos jovens.
4. O objetivo das ações deve ser o de fortalecer os cuidados em torno das necessidades psicossociais dos jovens, compreendendo a adolescência enquanto fenômeno apenas biológico, ou seja, relacionado às mudanças hormonais que devem ser controladas com medicação.
 
Sobre essas afirmações, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Apenas a afirmação 1 está correta.
b. Apenas as afirmações 1, 2 e 3 são corretas. 
Correto! As afirmações 1, 2 e 3 são corretas. É muito importante que aqueles que atuem com os jovens vão além das intervenções individuais e que construam ações de fortalecimento das famílias, potencializando o cuidado dos jovens.
c. Apenas as afirmações 2 e 3 estão corretas.
d. Apenas as afirmações 1 e 2 são corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Apenas as afirmações 1, 2 e 3 são corretas.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
Os contextos juvenis populares incluem a experiência de trabalho. O trabalho constitui um importante ponto de inflexão em trajetórias infanto-juvenis em nosso país.
A opção que melhor representa a situação do cotidiano dos adolescentes trabalhadores em nosso país é:
Escolha uma opção:
a. A ocorrência de acidentes de trabalho.
b. O respeito ao momento peculiar do desenvolvimento.
c. A garantia de direitos trabalhistas e previdenciários. 
Os números alarmantes de adolescentes trabalhando sem direitos trabalhistas e previdenciários no Brasil mostram o tamanho desta problemática nacional. Embora tenhamos no país uma legislação bastante avançada, do ponto de vista da defesa dos direitos da criança e do adolescente, sabemos que há muito por fazer para que estes sejam respeitados
d. A regulamentação da carga horária laboral.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A ocorrência de acidentes de trabalho.
Questão 11
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) buscou estruturar sua rede de proteção social em níveis de complexidades, organizando os equipamentos públicos em proteção social básica e especial, tendo como eixos estruturantes as necessidades sociais das famílias em seus territórios. A partir dessa afirmação leia com atenção o relato abaixo:
“O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) se responsabilizou em fazer contato com a casa de passagem que o adolescente ficou, dizer de seus relatos sobre violência e a situação de risco que se apresentou. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) iria chamar a mãe do adolescente, atualizar o CadÚnico e pensar em quais programas sociais ela poderia ser inserida, assim como, auxiliar na regularização da inserção da família no programa de transferência de renda.”
Sendo assim, dentre os dispositivos do SUAS, o que atua no eixo da prevenção às vulnerabilidades e risco social é o:
Escolha uma opção:
a. Dispositivo República de Jovens.
b. Serviço de Acolhimento Institucional
c. Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS
d. Centro de Referência da Assistência Social- CRAS. 
Como preconiza o SUAS, o CRAS  atua na prevenção de situações de vulnerabilidade e  risco,  focada  no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.  É por meio desse equipamento que a Proteção Social Básica se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Centro de Referência da Assistência Social- CRAS.
Questão 12
Correto
Atingiu 8,34 de 8,34
Marcar questão
Texto da questão
É na adolescência e na juventude que muitos jovens começam a identificar-se em termos afetivos, sexuais, identitários. Descompassosentre essas descobertas e padrões socialmente impostos e/ou esperados pela família e instituições, podem gerar sofrimento permeado por culpa, medo e vergonha.
No cotidiano das instituições que atendem adolescentes e jovens, quando tais disparidades aparecem, é indicado: 
Escolha uma opção:
a. Discutir sobre as diversas expressões de gênero e de orientação sexual com jovens e famílias, como um fator protetivo.  
A incompreensão das instituições dos processos vividos pelos jovens pode gerar ainda mais angústia e impactar negativamente em sua qualidade de vida e saúde. 
b. Propiciar ao jovem a adequação relacionada aos padrões impostos pela sua comunidade, familiares e contextos sociais.
c. Em situações de sofrimento, não há medidas cabíveis a serem realizadas por serviços como escolas e unidades de saúde.
d. Priorizar o entendimento do núcleo familiar diante de diferentes concepções entre certo e errado, moral e imoral, na atenção a adolescentes. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Discutir sobre as diversas expressões de gênero e de orientação sexual com jovens e famílias, como um fator protetivo. 
image3.wmf
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando