Buscar

ENADE -INFORMATICA APLICADA-3PERIODO PEDAGOGIA

Prévia do material em texto

ENADE – INFORMÁTICA APLICADA – PEDAGOGIA – 3° PERÍODO
· HABILIDADE: VII – GERENCIAR, MANTER E GARANTIR A SEGURANÇA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E DA INFRAESTRUTURA DE TIC DAS ORGANIZAÇÕES
HABILIDADES SECUNDÁRIAS: IX. GERENCIAR, ESTABELECER E MANTER A SEGURANÇA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, H) AVALIAR CRITICAMENTE A OPERAÇÃO E A MANUTENÇÃO DE SISTEMAS
TENDO EM VISTA QUE A INFORMAÇÃO ESTÁ ENTRE OS BENS MAIS IMPORTANTES PARA UMA ORGANIZAÇÃO, UM DOS FATORES DECISIVOS NA DEFINIÇÃO DE UMA REDE DE COMPUTADORES É A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. PARA GARANTIR TAL SEGURANÇA E EVITAR QUALQUER DESVIO OU AÇÃO QUE POSSA MODIFICAR ESSAS INFORMAÇÕES SEM AUTORIZAÇÃO OU, AINDA, PARA PROTEGÊ-IAS DE ATAQUES CIBERNÉTICOS, SÃO NECESSÁRIOS PLANEJAMENTOS E ESTRUTURAÇÃO DA REDE E DE SEUS ACESSOS.
FONTES, E. PRATICANDO A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. 1. ED. SÃO PAULO: BRASPORT, 2008 (ADAPTADO).
CONSIDERANDO O TEXTO, AVALIE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.
 I – A proteção da informação em uma organização e competência restrita à área de tecnologia, que assume total responsabilidade sobre sua segurança.
II – A proteção da informação exige postura e comprometimento dos envolvidos na sua execução, portanto, deve ser tratada de forma profissional.
III – A PRESENÇA DE FUNCIONÁRIOS ÉTICOS NA EMPRESA ELIMINA A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS NA ÁREA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.
IV – Os ataques cibernéticos são cada dia mais frequentes, por isso, a segurança da informação deve ser considerada essencial.
É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
Resposta Marcada :
II e IV, apenas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· HABILIDADES:VIII – BUSCAR SOLUÇÕES VIÁVEIS E INOVADORAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
LEIA OS TEXTOS A SEGUIR.
TEXTO I
VINTE ANOS ATRÁS, A MAIORIA DOS EXECUTIVOS MENOSPREZAVA O COMPUTADOR, ERA RARO O EXECUTIVO QUE DEIXAVA SEUS DEDOS TOCAREM UM TECLADO, E, MAIS RARO AINDA, O QUE INCORPORAVA A TI A SEU PENSAMENTO ESTRATÉGICO. HOJE, ISSO MUDOU COMPLETAMENTE. PRESIDENTES DE EMPRESAS AGORA FALAM ROTINEIRAMENTE SOBRE O VALOR ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOBRE MANEIRAS DE USAR A TI PARA GANHAR VANTAGENS COMPETITIVAS, SOBRE A “DIGITALIZAÇÃO” DOS MODELOS DE NEGÓCIOS. A MAIORIA INCLUIU DIRETORES DE INFORMÁTICA NA ALTA CÚPULA E MUITOS CONTRATARAM FIRMAS DE CONSULTORIA ESTRATÉGICA PARA TRAZER NOVAS IDÉIAS SOBRE A ALAVANCAGEM DO INVESTIMENTO EM TI PARA A DIFERENCIAÇÃO E A GERAÇÃO DE VANTAGENS. A TI SUSTENTA OPERAÇÕES DE EMPRESAS, UNE ELOS DISTANTES DE CADEIAS DE FORNECIMENTO E, CADA VEZ MAIS, LIGA EMPRESAS A CLIENTES.
FONTE: DISPONÍVEL EM: <HTTP://WWW.FRANCOSAMPAIO.COM/URCAMP/ADM/TINAOIMPORTA.PDF>. ACESSO EM: 28 MAR. 2018.
TEXTO II
O AVANÇO DA TECNOLOGIA VAI MUDAR A DINÂMICA DO MERCADO DE TRABALHO E ATÉ 45% DAS ATIVIDADES FEITAS POR PROFISSIONAIS PODEM SER AUTOMATIZADAS NOS PRÓXIMOS DOIS OU TRÊS ANOS, FAZENDO COM QUE A TECNOLOGIA SUBSTITUA AS TAREFAS COGNITIVAS E AS MANUAIS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM ASSUMIR TAREFAS NÃO ROTINEIRAS E FUNÇÕES MAIS SATISFATÓRIAS.AS INFORMAÇÕES SÃO DO ESTUDO “A REVOLUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS” DO MANPOWERGOURP, QUE FOI APRESENTADO NO FÓRUM ECONÔMICO DE DAVOS NA SEMANA PASSADA.
APESAR DO PROVÁVEL AUMENTO DAS MÁQUINAS NO AMBIENTE DE TRABALHO, 64% DAS EMPRESAS AFIRMARAM QUE O NÚMERO DE EMPREGADOS NÃO DEVE MUDAR, 19% PRETENDEM AUMENTAR A FORÇA DE TRABALHO, 12% PRETENDEM DIMINUIR E 5% NÃO SABEM. COM A AUTOMAÇÃO, TRÊS ENTRE QUATRO LÍDERES EMPRESARIAIS ACREDITAM QUE A AUTOMAÇÃO EXIGIRÁ NOVAS COMPETÊNCIAS NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS. 
FONTE: G1. ECONOMIA. TECNOLOGIA VAI MUDAR A DINÂMICA NO MERCADO DE TRABALHO, DIZ PESQUISA. JAN, 2017. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://G1.GLOBO.COM/ECONOMIA/CONCURSOS-E-EMPREGO/NOTICIA/TECNOLOGIA-VAI-MUDAR-DINAMICA-NO-MERCADO-DE-TRABALHO-DIZ-PESQUISA.GHTML>. ACESSO EM: 01 ABR. 2018.
A PARTIR DA ANÁLISE DOS TEXTOS, O QUE SE PODE AFIRMAR SOBRE AS MUDANÇAS PROVOCADAS PELA TECNOLOGIA NO MERCADO DE TRABALHO?
Resposta Marcada :
Os mais jovens tiveram menos dificuldade para se adequar à nova realidade, pois cresceram junto às evoluções tecnológicas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· HABILIDADES:I – FAZER ESCOLHAS ÉTICAS, RESPONSABILIZANDO-SE POR SUAS CONSEQUÊNCIAS
AS ATIVIDADES HUMANAS PRODUZEM IMPACTOS AMBIENTAIS SOBRE O AR, A ÁGUA DE SUPERFÍCIE OU SUBTERRÂNEA, O SOLO, O SUBSOLO, A PAISAGEM NATURAL, O AMBIENTE CONSTRUÍDO, O AMBIENTE SOCIOECONÔMICO E CULTURAL. OS IMPACTOS NO AMBIENTE E A AÇÃO PRODUTIVA SÃO CAUSADOS PELA INDÚSTRIA, DA MINERAÇÃO OU DA AGRICULTURA; A AÇÃO INDIVIDUAL OU COLETIVA, PÚBLICA E PRIVADA E TAMBÉM A AÇÃO MILITAR. PARA MUITAS DAS ATIVIDADES HUMANAS, A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA AJUDOU A CRIAR PRÁTICAS DE REDUÇÃO OU DE MINIMIZAÇÃO DESSES IMPACTOS NEGATIVOS. LEIS FORAM APROVADAS E INSTITUIÇÕES, ESTRUTURADAS. CRIARAM-SE PROCEDIMENTOS E FERRAMENTAS COMO A AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL, QUE CONTRIBUEM PARA PREVENIR, REDUZIR OU MITIGAR TAIS EFEITOS AMBIENTAIS NEGATIVOS. ENTRETANTO, ESSES CUIDADOS AINDA NÃO FORAM ESTENDIDOS À ATIVIDADE HUMANA POTENCIALMENTE MAIS DEGRADANTE E DEVASTADORA DO AMBIENTE: A ATIVIDADE DA GUERRA. DENTRE TODAS, ESSA É A QUE TEM O MAIOR POSSIBILIDADE DE GERAR CONSEQÜÊNCIAS NEGATIVAS E SOFRIMENTO PARA AS PESSOAS E PARA O MEIO AMBIENTE.
FONTE: ÉTICA E MEIO AMBIENTE. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://FILOSOFIAETICA.JIMDO.COM/%C3%A9TICA-E-MEIO-AMBIENTE/>. ACESSO EM: 30 MAR. 2017.
CONSIDERANDO O TEXTO ACIMA, AVALIE AS SEGUINTES ASSERÇÕES E A RELAÇÃO PROPOSTA ENTRE ELAS.
I – A ética do Homem para com o meio ambiente começa pelo reconhecimento do valor que a natureza tem para a preservação da espécie humana.
PORQUE
II – É de conhecimento mundial que as ações humanas causam impactos ambientais em diversos âmbitos e ferramentas de prevenção e redução de danos vêm sendo desenvolvidas.
A RESPEITO DESSAS ASSERÇÕES, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
Resposta Marcada :
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
· A ERA DA INFORMAÇÃO, DE MANEIRA GERAL, CONSTITUI O NOVO MOMENTO HISTÓRICO EM QUE A BASE DE TODAS AS RELAÇÕES SE ESTABELECE ATRAVÉS DA INFORMAÇÃO E DA SUA CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO E DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTOS. A ESTE FENÔMENO CASTELLS (1999) DENOMINA “SOCIEDADE EM REDE”, QUE TEM COMO LASTRO REVOLUCIONÁRIO A APROPRIAÇÃO DA INTERNET COM SEUS USOS E ASPECTOS INCORPORADOS PELO SISTEMA CAPITALISTA. A SOCIEDADE EM REDE TAMBÉM É ANALISADA POR LÉVY (1999) SOB O CODINOME DE “CIBERCULTURA”, SENDO, POIS, ESTE NOVO ESPAÇO DE INTERAÇÕES PROPICIADO PELA REALIDADE VIRTUAL (CRIADA A PARTIR DE UMA CULTURA INFORMÁTICA). AO EXPLICAR O VIRTUAL, A CULTURA CIBERNÉTICA, EM QUE AS PESSOAS EXPERIENCIAM UMA NOVA RELAÇÃO ESPAÇO-TEMPO, LÉVY (1998) UTILIZA A MESMA ANALOGIA DA “REDE” PARA INDICAR A FORMAÇÃO DE UMA “INTELIGÊNCIA COLETIVA”.
FONTE: SIMÕES, ISABELLA DE ARAÚJO GARCIA. A SOCIEDADE EM REDE E A CIBERCULTURA: DIALOGANDO COM O PENSAMENTO DE MANUEL CASTELLS E DE PIERRE LÉVY  NA ERA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO. REVISTA TEMÁTICA. ANO V, N. 05 – MAIO/2009, P. 167.
A CHAMADA “CIBERCULTURA” FUNDOU UMA NOVA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. DE QUE MANEIRA PODEMOS DIZER QUE  A CIBERCULTURA AFETA A VIDA ATUAL DOS INDIVÍDUOS CONECTADOS?
Resposta Marcada :
Valorizando o poder de geração de conhecimentos em detrimento da capacidade de reprodução.
PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA  5
Total20 / 20

Continue navegando