Buscar

exercicio 2

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quarta, 30 Out 2019, 09:35
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 30 Out 2019, 09:48
	Tempo empregado
	12 minutos 23 segundos
	Avaliar
	18,00 de um máximo de 20,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a única alternativa incorreta a respeito de projeto básico para obras de saneamento.
Escolha uma:
a. A realização de sondagens é totalmente desnecessária em obras de implantação de rede coletora de esgoto e/ou rede de abastecimento de água. 
A assertiva está incorreta. É necessária a realização de sondagens em projeto básico de obras de implantação de rede coletora de esgoto e/ou rede de abastecimento de água.
b. Em projeto básico de rede coletora de esgoto e/ou den rede de abastecimento de água é obrigatória a apresentação do projeto geral de concepção do sistema.
c. Para a elaboração de um projeto básico de rede coletora de esgoto e/ou de rede de abastecimento de água é obrigatória a realização de levantamento topográfico.
d. O projeto básico deve conter o memorial de cálculo de dimensionamento do diâmetro das tubulações.
Feedback
Sua resposta está correta.
Dentre os elementos que um projeto básico de saneamento deve conter destacam-se os relatórios de sondagens, levantamento topográfico, memorial de cálculo de dimensionamento do diâmetro das tubulações e projeto geral de concepção do sistema.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma prefeitura municipal pretende captar recursos federais para executar um complexo educacional com vistas a atender demanda da população. Diante disso, o prefeito verificou que o município não possui, em seu quadro de servidores, pessoal qualificado para elaborar o projeto da obra. Dessa forma, o prefeito decidiu lançar uma licitação para contratação de empresa para confeccionar o projeto básico da obra. Dada essa situação hipotética, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Caso ainda não tenha sido decidido o terreno e a localização do empreendimento, o termo de referência deve ser genérico e não especificar esses requisitos;Caso ainda não tenha sido decidido o terreno e a localização do empreendimento, o termo de referência deve ser genérico e não especificar esses requisitos;
b. Não é necessário registrar ART de projetos que forem contratados junto a terceiros;
c. Se o programa de necessidades apontar uma demanda consolidada de 1.000 alunos para esse empreendimento num horizonte temporal razoável, o termo de referência da licitação deve mencionar que a obra deverá ser projetada para 2.000 alunos visto que a demanda pode aumentar ainda mais no futuro.
d. O termo de referência, o qual necessariamente acompanhará o edital, deverá ser minucioso e trazer informações completas que caracterizem com precisão quais são os parâmetros a serem respeitados na
elaboração do projeto, entre os quais, número de alunos atendidos, número de salas de aula, padrão de acabamento, métodos construtivos etc. 
Essa alternativa está correta. De fato, o termo de referência deverá mostrar exatamente o que se espera que seja desenvolvido no projeto como os aspectos de demanda a ser atendida, tamanho do empreendimento,
padrão de acabamento, métodos construtivos, considerações sobre conforto térmico e acústico etc.
e. Como o objeto da licitação é exatamente contratar a elaboração do projeto básico da obra, não é necessário incluir no edital nenhum documento que caracterize quais são os parâmetros a serem seguidos e desenvolvidos no projeto.
Feedback
Sua resposta está correta.
O termo de referência serve como o projeto básico para a contratação do projeto da obra. Ou seja, é o termo de referência quem vai dar a noção aos licitantes do escopo dos projetos que estão sendo licitados.
Por essa razão, o termo de referência deve ser preciso, completo e bem redigido, a fim de que todos os parâmetros que nortearão a elaboração do projeto sejam bem definidos.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
O projeto básico de uma obra de construção de escola deve conter os seguintes elementos:
	Projetos das instalações hidráulicas e elétricas.
	Resposta 1 
	Especificações dos acabamentos de piso e paredes.
	Resposta 2 
	Relatório de sondagens.
	Resposta 3 
	Critérios de medição dos serviços.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
O projeto básico de uma obra é composto por desenhos, memorial descritivo, especificações técnicas, planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro. Dentre os desenhos, destacam-se os relatórios de sondagens, projetos das instalações (hidráulicas, elétricas e, se houver, ainda ar condicionado, elevadores, etc.), projetos estruturais (fundações, forma e armação), projeto de arquitetura, dentre outros. O caderno de especificações deve conter a descrição dos serviços bem como os respectivos critérios de medição. 
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa incorreta acerca do momento em que devem ser obtidas cada uma das licenças ambientais:
Escolha uma:
a. A licença de instalação deve ser obtida antes do início da obra.
b. A licença de instalação pode ser obtida antes da licitação.
c. A licença prévia deve ser obtida antes da conclusão do projeto básico. 
A licença prévia deve ser obtida antes da conclusão do projeto básico.
d. A licença prévia deve ser obtida após a licitação, mas antes do início da execução da obra.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
O processo de licenciamento ambiental é composto pela licença prévia, licença de instalação e licença de operação. A licença prévia deve ser obtida antes da conclusão do projeto básico. A licença de instalação deve ser obtida antes do início da obra. A licença de operação deve ser obtida antes do início do funcionamento da obra.
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A prefeitura de um pequeno município brasileiro contratou uma empresa especializada para desenvolver o projeto de uma escola. Durante a elaboração dos projetos, a empresa apresentou algumas opções para a avaliação do gestor em relação à inclusão de quesitos de sustentabilidade ambiental. Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Os quesitos de sustentabilidade considerados no projeto referem-se apenas aos materiais que farão parte da edificação após a sua conclusão, como telhas, tijolos, torneiras etc. O tratamento do entulho ou o reaproveitamento de materiais durante a execução da obra (como tábuas ou tijolos quebrados) são itens que não dizem respeito ao projeto.
b. Não é viável incluir itens que contemplem a preocupação com a sustentabilidade ambiental no projeto de uma escola pequena, pois esses itens custam mais caro do que os convencionais e são mais difíceis de serem executados.
c. Foi identificado no mercado um revestimento composto de material reciclado, que custa metade do revestimento convencional equivalente. No entanto, a durabilidade desse material reciclado é de apenas 10 anos, correspondentes também à metade do tempo que dura o revestimento comum. Considerando-se exclusivamente essas informações, pode-se dizer que a adoção do revestimento composto de material reciclado é a alternativa mais adequada.
d. A melhor alternativa para a realização da obra é desconsiderar toda a vegetação existente no terreno original, prevendo sua retirada logo no início da obra, independentemente do projeto. Dessa forma o projetista e o gestor público terão maior liberdade para definir a posição do prédio e, consequentemente, maiores chances de desenvolver um bom projeto.
e. Na escolha de soluções que agreguem quesitos de sustentabilidade ambiental é necessário ter cautela, pois há produtos que, embora sejam oferecidos como se fossem ambientalmente mais adequados, utilizam esse fator apenas como uma “propaganda enganosa” e geram impactos ambientais iguais ou até piores do que outros produtos convencionais. 
Este item está correto! Essa alternativa descreve a chamada “maquiagem verde”, que é
uma estratégia utilizadana promoção de produtos, aproveitando-se indevidamente da imagem positiva trazida pela ideia de sustentabilidade ambiental.
Feedback
Sua resposta está correta.
A inclusão de critérios relacionados à sustentabilidade ambiental nos projetos de edificações públicas é um dever do gestor e pode ser feita em qualquer projeto, seja de pequeno, médio ou grande porte. No entanto, essa inclusão deve levar em conta diversos critérios como a durabilidade, custo de implantação e manutenção, disponibilidade no mercado de peças de reposição e de profissionais qualificados para executar serviços necessários dentre outros fatores.
Questão 6
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao projeto executivo de uma obra, julgue os itens a seguir:
	O projeto executivo deve complementar as informações do projeto básico, mas sem acarretar impacto no orçamento.
	Resposta 1 
	O projeto executivo deve ser sempre elaborado pela contratada.
	Resposta 2 
	O projeto executivo é elaborado no final da obra.
	Resposta 3 
	Na elaboração do projeto executivo, a contratada não possui liberdade para alterar o método construtivo dos principais serviços da obra.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
Nos termos do art. 7º da Lei de Licitações, as licitações para a execução de obras obedecerão à seguinte seqüência:
I - projeto básico;
II - projeto executivo;
III - execução das obras e serviços.
O projeto executivo deve complementar as informações do projeto básico, mas sem acarretar impacto no orçamento ou esse impacto deve ser mínimo e insignificante e nunca transfigurar o objeto originalmente contratado.
 
Questão 7
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere que uma prefeitura municipal deseja executar um novo conjunto habitacional para população de baixa renda no ano de 2014. A obra ainda está em fase de projeto e ainda não foi iniciada. Nessas condições, considerando a NBR 15.575/2013, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Como a obra terá padrão de acabamento mais baixo, não há necessidade de prever nenhum tipo de segurança contra incêndio no projeto;
b. O projeto do conjunto habitacional não necessita constar a vida útil de projeto estimada pelo projetista, nos termos da NBR 15.575/2013;
c. Em virtude da obra destinar-se a população de baixa renda, e visando ainda economizar na obra, o pé-direito das unidades habitacionais pode ser 2,20 m para todos os ambientes;
d. O projeto não necessita considerar as condições climáticas de temperatura, pluviosidade, entre outros aspectos para assegurar o correto desempenho térmico da edificação.
e. O projeto deve se preocupar com aspectos de estanqueidade à água da edificação, a fim de evitar patologias relacionadas a infiltrações; 
Essa alternativa está correta. De acordo com a NBR 15.575/2013, a estanqueidade à água é um dos requisitos de desempenho que devem ser considerados no projeto da obra.
Feedback
Sua resposta está correta.
A norma de desempenho de edificações – NBR 15.575/2013 – é uma inovação importante no mercado da construção civil brasileira. Ela traz diversos aspectos que devem contemplados no projeto de obras residenciais. Entre as disposições da norma, pode-se mencionar os seguintes requisitos mínimos:
a)       Desempenho estrutural;
b)       Segurança contra incêndio;
c)       Segurança no uso e operação da edificação;
d)       Funcionalidade e acessibilidade;
e)       Conforto tátil e antropodinâmico;
f)        Desempenho térmico e lumínico;
g)       Desempenho acústico;
h)       Estanqueidade à água;
i)         Durabilidade;
j)         Manutenibilidade.
 
Outros conceitos importantes da norma são os de: (i) Vida útil de projeto – VUP – a qual deve ser explicitada no projeto; (ii) pé-direito mínimo de 2,50 m e de 2,30 m dependendo do ambiente; (iii) disponibilidade mínima de área para uso e operação da unidade habitacional.
Questão 8
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
O projeto básico de uma obra deve conter as seguintes peças técnicas:
	Caderno de especificações técnicas.
	Resposta 1 
	Memorial descritivo.
	Resposta 2 
	Cronograma físico-financeiro.
	Resposta 3 
	Planilha orçamentária.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
O projeto básico de uma obra é composto por desenhos, memorial descritivo, especificações técnicas, planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro.
 
Questão 9
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma prefeitura municipal recebeu como doação um projeto de saneamento de um determinado bairro carente elaborado pela empresa concessionária de água e esgoto da região. No termo de doação do projeto, a referida concessionária garantiu que o projeto é viável. No entanto, ao analisar o projeto, o setor técnico da prefeitura verificou que o projeto foi concebido considerando a população e o uso do solo de 10 anos atrás. Nesse ínterim, a dinâmica urbana do bairro sofreu mudanças consideráveis. Nessa situação, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A Prefeitura está proibida de receber doações de projetos de outras entidades.
b. A Prefeitura deve desconsiderar a análise de seu setor técnico e deixar para que o órgão federal responsável analise o projeto num eventual pedido de recursos federais para a obra. Caso o órgão federal considere o projeto adequado, a obra deverá ser licitada com o projeto desatualizado.
c. A Prefeitura deve pleitear recursos federais para a obra apesar do projeto desatualizado, haja vista ter sido elaborado pela concessionária e ser de responsabilidade dela.
d. A Prefeitura deve rejeitar o projeto desatualizado da concessionária e elaborar um novo projeto completo e atualizado antes de licitar as obras. 
Essa alternativa está correta. De fato, um projeto básico que contenha falhas não tem serventia para a licitação ou a execução das obras. Assim, a atitude correta é desconsiderar o projeto da concessionária e elaborar um novo projeto.
e. A Prefeitura deve aprovar o projeto desatualizado da concessionária e, em seguida, licitar as obras com esse projeto, uma vez que, ao doar o projeto, a concessionária garantiu que o projeto é viável.
Feedback
Sua resposta está correta.
De fato, o art. 6º, inciso IX, da Lei 8.666/1993 exige que o projeto básico de uma obra deve ser completo e atualizado, de forma a permitir a caracterização da obra com nível de precisão adequado. Dessa forma, embora o projeto tenha sido elaborado por terceiros, a Prefeitura Municipal continua obrigada a observar o comando legal.
Cabe ressaltar que a doação de projetos é uma prática desaconselhável, excetuados os casos de projetos padrões provenientes de entidades do governo federal, a exemplo dos projetos de creches e escolas do FNDE.
Questão 10
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
A peça técnica que define claramente a concepção do objeto e as diretrizes a serem seguidas no empreendimento, com a representação de seus elementos, instalações e componentes de modo a possibilitar a avaliação do custo global da obra é o:
Escolha uma:
a. Estudo de viabilidade técnica e econômica.
b. Anteprojeto. 
A assertiva está correta. A descrição refere-se à definição de anteprojeto.
c. Projeto básico.
d. Projeto executivo.
Feedback
Sua resposta está correta.
O anteprojeto é a peça técnica que define claramente a concepção do objeto e as diretrizes a serem seguidas no empreendimento, com a representação de seus elementos, instalações e componentes de modo a possibilitar a avaliação do custo global da obra.
image4.wmf
Verdadeiro
image5.wmf
Falso
image1.wmf
image6.wmf
Verdadeira
image2.wmf
image3.wmf

Continue navegando