Buscar

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA FUTUROS PROFESSORES Introdução A história da Matemática oferece uma rica tapeçaria de conhecimento que não apenas informa sobre a evolução dos conceitos matemáticos, mas ta

Prévia do material em texto

MAPA - MAT - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA FUTUROS PROFESSORES Introdução: A história da Matemática oferece uma rica tapeçaria de conhecimento que não apenas informa sobre a evolução dos conceitos matemáticos, mas também sobre como ensiná-los de maneira eficaz. Esta atividade desafia você a mergulhar na história da Matemática, identificar inovações significativas e desenvolver materiais didáticos que possam ser utilizados em sala de aula.
Objetivos:
- Explorar a evolução de um conceito matemático específico através da história.
- Desenvolver uma compreensão profunda de como os conceitos matemáticos evoluíram e como isso pode ser usado para enriquecer o ensino.
- Criar materiais didáticos que incorporem a história da Matemática para facilitar o aprendizado.
Atividade MAPA:
Etapa 1 – Pesquisa e Seleção de Tema Escolha um conceito matemático que tenha uma história rica de desenvolvimento, como: - A evolução do conceito de número. - O desenvolvimento da álgebra. - História da geometria euclidiana e não euclidiana. - Origens e aplicações do cálculo.
- Pesquise a evolução histórica do conceito, destacando momentos-chave, figuras influentes e como o entendimento do conceito mudou ao longo do tempo.
Etapa 2 – Preenchimento do Template da Atividade MAPA
Com base na pesquisa realizada, você deverá preencher um template da atividade MAPA fornecido, desenvolvendo um recurso didático para ensinar o conceito matemático escolhido. O template pedirá as seguintes informações:
- Segmento de Ensino: defina se o material é destinado ao Ensino Fundamental II, Ensino Médio, ou outro.
- Ano/Série: especifique o ano ou série escolar para o qual o recurso é direcionado.
- Área do Conhecimento: indique a área do conhecimento dentro da Matemática que o recurso abordará.
- Objetivo de Aprendizagem: descreva o que se espera que os alunos aprendam com o recurso didático.
- Evidência de Aprendizagem: explique como você verificará se os alunos alcançaram o objetivo de aprendizagem.
- Práticas Desenvolvidas: liste quais práticas pedagógicas serão utilizadas para atingir o objetivo proposto.
Etapa 3 – Reflexão e Proposta Pedagógica Além de preencher o template da atividade MAPA, escreva um texto reflexivo de 20 a 30 linhas, abordando os seguintes pontos (não em formato de tópicos): - Revisão da evolução histórica do conceito matemático escolhido. - Descrição dos materiais didáticos desenvolvidos e como incorporam elementos históricos.
- Reflexão sobre o valor de integrar a história da Matemática no ensino e aprendizagem.
- Proposta pedagógica para utilização dos materiais em sala de aula, incluindo estratégias de avaliação.
Submissão:
Compile o template preenchido e o texto reflexivo em um único documento. As referências devem seguir as normas da ABNT. Submeta o documento completo no portal específico para a atividade MAPA, conforme as instruções.
​OBSERVAÇÃO: para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização:
a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem a sua atividade.
b) Você pode recorrer às ideias de autores ou pessoas consagradas para compor seu ponto de vista. Precisa, contudo, fazer as devidas citações. Atividades com cópias indevidas não atendem aos critérios de avaliação.
​c) No MATERIAL DA DISCIPLINA encontra-se disponível um TEMPLATE para elaboração da atividade.
d) Seu texto deve ser escrito na fonte Times New Roman ou Arial, com tamanho de letra 12, atividades a mão livre não serão aceitas!
e) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e a anexe no ambiente específico para a atividade MAPA, clicando sobre o botão "Selecionar Arquivo".
f) Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após finalizar o questionário, não será possível re-enviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
27
Bons estudos!
image0.wmf
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando