Buscar

trabIFMA

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO
CAMPUS SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
IVALDO MONTEIRO DA COSTA
O PAPEL DO PROFESSOR NO USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO
SÃO BENEDITO DO RIO PRETO-MA
2023
IVALDO MONTEIRO DA COSTA
O PAPEL DO PROFESSOR NO USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado ao curso de Especialização em Informática na Educação do Instituto Federal do Maranhão, Campus São Raimundo das Mangabeiras, como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Recursos Audiovisuais.
Profº: Sigfran da Silva Santana
SÃO BENEDITO DO RIO PRETO-MA
2023
O PAPEL DO PROFESSOR NO USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO
O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) em sala de aula vem trazendo mudanças e impactando na rotina das instituições de ensino por todo o mundo. Desde a estrutura física das escolas, os materiais e os recursos didáticos utilizados, até o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. A partir do uso da tecnologia em sala de aula, o ensino tem se tornado cada vez mais personalizado, adaptando-se às particularidades e necessidades reais de cada estudante. Essa possibilidade faz com que o papel do professor seja também o de orientar o aluno ao longo da sua trajetória pela educação básica. A partir da geração e da interpretação de dados educacionais, o professor pode traçar, junto ao estudante, estratégias personalizadas para o desenvolvimento pleno do seu potencial.
Portanto o uso das TICs como uma ferramenta didática pode contribuir para auxiliar professores na sua tarefa de transmitir o conhecimento e adquirir uma nova maneira de ensinar cada vez mais criativa, dinâmica, auxiliando novas descobertas, investigações e levando sempre em conta o diálogo. E, para o aluno, pode contribuir para motivar a sua aprendizagem e aprender, passando, assim, a ser mais um instrumento de apoio no processo ensino-aprendizagem. Ou seja, com a utilização das metodologias tecnológicas em sala de aula leva o aluno a aprimorar a sua capacidade de aprender e de trabalhar de forma colaborativa, solidária, centrada na rapidez e na diversidade qualitativa das conexões e das trocas, aspectos essenciais para a boa convivência na atual sociedade modernizada. Deste modo, para o educador conseguir permanecer inserido nesta nova realidade escolar, marcada pelo uso e evidente destaque das tecnologias, o passo inicial é a busca de capacitação e preparo para utilizar tais ferramentas em sala de aula.
Contudo, o papel do professor envolve cada vez mais uma preocupação com a continuidade de sua formação teórica e com a atualização constante de suas práticas pedagógicas. E não apenas em sua área de especialidade, mas também em relação aos novos recursos, linguagens e formas de comunicação utilizadas pelos estudantes nas suas interações cotidianas. Sendo que, o uso da tecnologia nas escolas requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os profissionais no processo educacional (educadores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de informações para transmitir conhecimentos e aprendizagem para a sociedade.
No entanto, a educação deve superar alguns desafios que ainda persistem no uso das TICs. Como: falta de capacitação para todo o corpo da escola; manter o aluno envolvido nos trabalhos desenvolvidos, evitando distrações e elaborando tarefas que contribuam para a aprendizagem e além de investir em equipamentos de qualidade e em capacitação, as instituições deve oferecer uma infraestrutura nos ambientes físico e virtual, compatível com as necessidades de todo corpo escolar.
Portanto, educar com TICs não se restringe a investimentos em infraestrutura física e tecnológica. Implantar essa nova arquitetura pedagógica exige, ainda, um conjunto amplo e articulado de ações que contemplam investimentos, primeiramente em profissionais das escolas e dos sistemas de ensino para domínio de linguagens e tecnologias; em oficinas e discussões organizadas para estabelecer princípios e políticas de trabalho, adequação dos projetos pedagógicos e avaliação; em revisão de currículo, desenho e estratégias tecnológicas dos cursos e, por fim, em sistemas de gestão e logística informatizada, entre outros.
REFERÊNCIA
C 569 Cadernos Cb Virtual 7 / Rafael Angel Torquemada Guerra ... [Org.].-João Pessoa: Ed. Universitária, 2011. 262 p. : II. ISBN: 978-85-7745-822-6 Educação a Distância. 2. Biologia I. Guerra, Rafael Angel Torquemada Guerra. UFPB/BC CDU: 37.018.43

Continue navegando